Como é a saudação do povo cigano?

Perguntado por: umaciel . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Esse é tipo um Viva!, uma celebração ou. saudação, na língua cigana. Que tal aprender essa dança, tão importante na cultura.

No Brasil, muitos se identificam como ciganos, termo largamente difundido, mas também há aqueles que consideram o termo ofensivo e preferem ser chamados de Roma ou romani, nomenclaturas próprias.

O Romani é uma língua indo-europeia do ramo indo-ariana (ao qual pertencem, o Sânscrito, o Pali, e outras línguas indianas modernas, como Hindi, Punjabi, Bengali, Nepali...) e é falada na Europa desde o século XII. Desde o século XVIII os linguistas descobriram uma estreita relação entre o Romani e as línguas da Índia.

O lema dos povos ciganos é "O céu é meu teto; a terra é minha pátria e a liberdade é minha religião", o que pode ser evidenciado pelos símbolos de sua bandeira.

Estrela de seis pontas
Também conhecida como estrela cigana e estrela de Davi, é o símbolo dos grandes chefes ciganos. Possui seis pontas, formando dois triângulos iguais, que indicam a igualdade entre o que está acima e o que está abaixo.

A saudação usada para o Povo Cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”. Suas oferendas são vinho, pães e frutas frescas e secas, flores e incensos de mirra, jasmim, alecrim e cravo e canela.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

Usadas em rituais ciganos, as frutas são capazes de atrair energias positivas

  • Banana: A banana faz o espírito se sentir mais alegre e amigável. ...
  • Maçã: Eleva os sentidos de sensualidade, uma vez que é a fruta do amor de. ...
  • Pêssego: Responsável pelo amadurecimento do espírito. ...
  • Uva: ...
  • Abacaxi: ...
  • Laranja: ...
  • Mamão:

Segundo o Houaiss, cigano é usado como “aquele que trapaceia; velhaco, burlador” e “aquele que faz barganha, que é apegado ao dinheiro; agiota, sovina”. Para a procuradoria, trata-se de uma visão depreciativa que influencia o conceito que a sociedade possui dessa etnia.

Rom- Cigano; homem.

Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.

Esse é tipo um Viva!, uma celebração ou. saudação, na língua cigana.

Os significados dessas duas expressões do dialeto calon (respectivamente "amigo" e "casamento") podem ser conhecidos agora graças aos estudos de Fábio José Dantas Melo, aluno de doutorado do Instituto de Letras da Universidade de Brasília (UnB).

dia 24 de maio

O Dia Nacional do Cigano foi instituído em 2006, por meio de decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em reconhecimento à contribuição da etnia cigana na formação da identidade cultural brasileira. A escolha da data deve-se ao fato de o dia 24 de maio ser dedicado à Santa Sara Kali, padroeira dos povos ciganos.

Para os Ciganos, a morte ou luto pelo desaparecimento de uma pessoa da família, dura em geral muito tempo. Os ciganos acreditam na vida após a morte e seguem todos os rituais para aliviar a dor dos seus antepassados que partiram.

Cores dos Ciganos
Azul – Para purificação, paz e tranquilidade. Verde- Saúde, cura, esperança e força. Amarelo- Estudos, prosperidade financeira e alegria. Vermelho – Força, proteção, trabalho, alegria, paixão e transformação.

Para ciganos, usar dentes de ouro é um sinal de riqueza. Uma jovem cigana exibiu dentes de ouro ao ser fotografada no domingo (8) na aldeia de Pidvynogradiv, perto da cidade de Vynogradiv, na Ucrânia. Para o grupo, usar dentes de ouro é considerado um sinal de riqueza e de status na comunidade.

É uma questão de honra, para qualquer família cigana, casar os filhos de acordo com a tradição do seu povo. É por isso que o tradicional casamento cigano começa anos antes, quando ocorre o costume de prometer a noiva à família do noivo logo à entrada da idade na adolescência.