Como é a saudação a Baianos?

Perguntado por: aramos9 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 3 votos

“Salve o povo da Bahia, Salve o Senhor do Bonfim!” ou “É da Bahia!”.

Os baianos são considerados entidades em evolução que trabalham na Umbanda em giras próprias ou junto as falanges de boiadeiros, e não incomum em trabalhos da esquerda, junto a exus e pombagiras. São entidades alegres e que se movimentam no terreiro, ajudando em questões familiares e quebra de baixa magia.

O 'pai' ou 'papá' é como se fosse 'cara', 'meo'. Por exemplo: 'Vem cá, pai!

Utilizada para dizer que é outra pessoa que faz um ato de duplo sentido. Sinônimo de “eu não” e “sai fora”. Exemplo: "O sucesso dos brasileiros penetrou pessoas do mundo inteiro, lá ele".

O manjericão, a palma da rainha e arruda são algumas das ervas mais requisitadas para quem gosta da tradição.

QUE BANHO TOMAR NO DIA DA GIRA? É importante que o médium de umbanda tome um banho de ervas semanalmente, no dia em que terá gira no terreiro. Ele tem a função de descarregá-lo de energias densas, protegê-lo contra influências negativas e elevar as suas vibrações, para facilitar a aproximação de seus guias espirituais.

Todos que nascem na cidade de Salvador da Bahia são chamados de soteropolitanos. Agueles que nasceram no Estado da Bahia são chamados de baianos.

“O baiano é hospitaleiro e simpático”, diz. “Essa coisa da alegria, o jeito de tratar as pessoas com familiaridade, de ter um coração muito grande, são características do baiano e se destacam até internacionalmente.

Alcoólicas e não-alcoólicas, bebidas como a batida de coco, guaraná axé e o licor de jenipapo fazem da gastronomia baiana um verdadeiro estudo do que há de melhor no mundo.

Linha dos Baianos da Umbanda engloba espíritos de antigos Sacerdotes da Bahia e de outras regiões, tendo a Regência direta do Orixá Yansã.

Significa esfera. Guardiões astrais que trabalham na esquerda das religiões afro brasileiras, como a umbanda e candomblé. Costumam trabalhar com cargas mais densas policiando os planos astrais.

A pronúncia do sotaque baiano é uma das mais ricas do português de nosso país. A riqueza das vogais proporciona um ritmo único à fala. Por exemplo, os moradores das regiões nordestinas tendem a pronunciar vogais onde não existe, especialmente quando há duas consoantes junto.

O Nome da Pelada: Desgraça: s.f. “Perda das boas graças de que se desfruta junto a alguém; desfavor, desvalimento. Calamidade”. Mas, na Bahia a definição de desgraça está mais para algo do tipo: “a esposa do capeta”. Sim, é a “lá ela”, a “que diga”, a “assim, assim”.

Algo de extrema eficiência e/ou qualidade. Esse cara é boca de 09!

Significado de mainha: Forma carinhosa de baianos e nordestinos chamarem sua mãe assim como, ...

Jaé é uma gíria muito usada pelos jovens de hoje, e significa o mesmo que "sim, ok, tá bom." Ai Garoto! Jaé, Jaé!

Aí dento. Um clássico cearense que quer dizer, literalmente, "aí dentro". É uma outra maneira de dizer nosso já consagrado “teu **!” -- mas sem entrar em detalhes. Ex.: Ao escutar um grito de um eleitor de Bolsonaro, Ciro Gomes nem titubeou antes de mandar um “aí dento”.