Como é a roupa usada na quadrilha?

Perguntado por: lmachado5 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Os homens costumam vestir camisas xadrez, usar chapéus de palha e, por vezes, desenhar bigodes ou cavanhaques no rosto. As mulheres, por sua vez, usam vestidos coloridos, maquiagem e costumam fazer tranças ou maria-chiquinha no cabelo.

Em geral, tinham um significado social forte, já que eram usados pelos clãs locais como uma forma de evocar distinção e lealdade nacional. "Pouco a pouco, o xadrez vai se popularizando, sobretudo no final da Segunda Guerra Mundial, na Europa como um todo.

Os homens e as mulheres podem ir de camisa xadrez, com remendos nas calças, chapéu de palha, lenço colorido no pescoço e botas de cano. Os tradicionais vestidos de chita ou chitão com estampas de flores muito coloridas com babados e rendas, mangas bufantes, laços e chapéu de palha também são uma opção para as mulheres.

Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.

Por isso nas festas juninas é comum encontrarmos pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuscuz, pipoca e bolo de milho. Mas, além disso, existem outros pratos que também viraram tradição nos arraiás, como pé-de-moleque, amendoim, arroz doce, broa de fubá e cocada.

Trajes típicos
O traje de festa junina não tem segredo: um belo vestido colorido e tranças nos cabelos para as mulheres e, para os homens, uma camisa xadrez e chapéu de palha compõem o look.

Características da Festa Junina

  • Bandeirinhas e balões. A decoração das festas juninas são feitas com bandeirinhas coloridas, balões e tecidos quadriculados. ...
  • Comidas de festa junina. ...
  • Quadrilha. ...
  • Trajes caipiras. ...
  • Mastro de São João. ...
  • Fogueira. ...
  • Brincadeiras típicas de festa junina. ...
  • Música de festa junina.

Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música. Cavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte. O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado para a sua parceira.

BALANCÊ (balancer) – Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar. É usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros, as damas permanecem no BALANCÊ.

As quadrilhas estão relacionadas com a realização de um casamento, uma homenagem a Santo Antônio, popularmente conhecido como "santo casamenteiro". No Nordeste, as apresentações mobilizam grupos, concursos e inúmeros ensaios ao longo do ano.

Nas regiões urbanas, o vestuário caipira ou sertanejo é interpretado. A base é o hábito de confeccionar roupas femininas com tecido de chita florido. Enquanto as dos homens, com tecidos de algodão listrados e xadrezes.

Os homens, tanto na Europa quanto no Brasil, usam calça, camisa quadriculada, chapéu de palha e colete. Mas esses apetrechos todos não são à toa, cada adereço tem um significado.

Por ser um vestuário do campo, o xadrez, ele foi rapidamente assimilado às festas juninas. e usado pra representar a. imagem do homem do interior do campo.

Os principais elementos da festa de São João
Os festejos da festa contam com pratos típicos da festa junina, brincadeiras e a quadrilha de São João, como dança tradicional. Porém, vale lembrar que isso pode mudar de região para região.

As bandeirolas representam as bandeiras dos santos, levando purificação a todo o local da festa. O pau de sebo é uma brincadeira com o objetivo de se ganhar uma quantia em dinheiro, que está afixada em seu topo. Com essa diversão a festa fica mais animada, pois as pessoas têm que subir no mastro, lambuzado de gordura.

1. Relativo ao mês de Junho . 2. Que se realiza no mês de Junho (ex.: festas juninas).

Alguns estudiosos apontam a origem da quadrilha ainda no período medieval. Porém, ela foi amplamente utilizada e difundida como um estilo de dança de salão na virada dos séculos XVIII para o XIX, na França.