Como é a reza de benzedeira?

Perguntado por: omoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Quem for benzer a pessoa doente deve rezar: "Eu te benzo dor reumática, nevralgias e ciática. Dores de toda a sorte. Fugi deste corpo mortal. Deixai que Deus o conforte.

Rezadeiras e benzedeiras são denominações distintas para designar quase o mesmo ofício. Porém, segundo o livro Rezas, benzeduras e simpatias, a diferença é que benzedeiras são em geral mulheres, sendo mais solicitadas para prestação de serviços e muitas vezes são as únicas parteiras do lugar.

A benzedura
O benzimento atua diretamente no campo energético da pessoa. O ato de benzer inclui palavras que são os rezos, pensamento seguro e focado no objetivo, fé de quem benze e de quem recebe.

À hora do dia também interfere, pois segundo eles, devem benzer “enquanto os raios do sol estão de fora. De noite não pode benzer”.

Os sintomas e características apresentadas pela vítima são: olhos lacrimejantes, bocejos constantes, moleza no corpo, ausência de apetite e tristeza. O indivíduo com quebrante pode adoecer, definhar e até morrer. Segundo a cultura, a referida “síndrome” pode inclusive se manifestar em animais e plantas.

O benzimento não pode ser cobrado. Para as rezadeiras, trata-se de uma missão a cumprir na terra.

Geralmente, a benzeção é feita mais de uma vez, dependendo do mal que se acomete. No caso de cobreiro, por exemplo, é preciso benzer até três vezes para que ele seque.

O ritual de benzeção realizado tanto na Umbanda, quanto pelas benzedeiras e benzedores, traz a cura como o realinhamento entre o espírito e o corpo físico, desse modo, como se fundamenta o conceito de saúde-doença, para os rituais do benzimento?

O ato de benzer
Tudo começa pelas costas, depois pela frente e alto da cabeça, sempre com as mãos estendidas ou fazendo o sinal da cruz. É muito comum o benzimento ser acompanhado de uma oração.

São os benzedores e as benzedeiras, pessoas portadoras de um poder especial, capazes de controlar as forças desencadeadoras de desequilíbrios físicos, emocionais e espirituais. Por meio de benzimentos, garantem o funcionamento da normalidade desejada, rompendo-se com o desequilíbrio ameaçador da existência.

Benzo (nome da pessoa) de quebrante, mal olhado e vento virado. Com dois eu lhe pus, com três eu lhe tiro, quando Deus pai, Deus Filho, Deus espírito Santo. Amém.

Inseridas numa lógica «mágico-religiosa», juntamente com os preceitos do catolicismo, as benzedeiras são procuradas muitas vezes para solucionar problemas de saúde, concorrendo muitas vezes com a própria medicina, e oferecendo uma alternativa aos mais necessitados.

assim é afastado de seu poder religioso e político no intramuros dos terreiros, pois “uma mulher menstruada não pode entrar na casa de santo, não pode tocar em instrumentos ou objetos sagrados e nem em seus pais de santo”2.

Ritual tem o poder de livrar todo o mal
Pedra nos rins, quebranto, mau-olhado, proteção, cura de chagas, nervo torcido, abertura de caminhos e toda sorte de mazelas e desejos podem ser contemplados pelo benzimento. E o arsenal das benzedeiras é tão vasto quanto sua capacidade de se doar.

Só não benze aos sábados e domingos, e nem à noite. “Se aparecer alguém, até benzo. Não se pode recusar.

Quebrante (ou mau olhado): é um mal de ordem espiritual. Em criança, é aquela que não dorme direito ou dorme com os olhos abertos. Em bebês, é aquele que só chora. O quebrante funciona assim: quando as pessoas ficam admirando a criança - 'Ai, que bonitinha!

“Os indicadores de que você está sendo atacado por energias ruins são dores no corpo, sono excessivo, falta de apetite e tristeza. Se perceber que essas dores não melhoram com remédios e descanso, muito provavelmente você está sendo vítima de obsessores”, afirma.

Os ataques invejosos podem ser internalizados e destruir a autoestima, corroer o amor próprio, causar insegurança, medo, agressividade contra si mesmo e até depressão. A psicoterapia é uma ferramenta que pode ajudar a lidar com esses sentimentos gerados pela inveja.

O paciente não pode agradecer nem pagar. Isso pode acarretar na extinção da mediunidade. Caso alguém agradeça, ela não pode aceitar, tampouco tocar em dinheiro que lhe seja ofertado por benzer. No entanto, os presentes são bem-vindos, esses depois de um tempo fecham o ciclo da cura.

Manjericão, sálvia, alecrim, manjerona, hortelã, calêndula, pitanga, camomila, alfavaca, anis estrelado, boldo, canela pau, louro, entre outras.

Uma sugestão simples e eficiente é o banho de sal grosso, que deve ser feito mensalmente utilizando-se duas colheres (sopa) de sal grosso em um litro de água; derramando esta solução sobre si, da cabeça aos pés, você terá um auxílio e tanto na manutenção do equilíbrio espiritual.