Como é a regra dos 5 segundos no basquete?

Perguntado por: avelasques . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Regra dos 5 segundos - Cada jogador dispõe de 5 segundos para repor a bola em jogo. Regra dos 3 segundos - Um jogador não pode permanecer mais de 3 segundos dentro da área restritiva do adversário (garrafão), enquanto a sua equipa esteja de posse de bola.

SE UMA FALTA TÉCNICA FOR SANCIONADA EM UMA EQUIPE OFENSIVA, a equipe ofensiva terá o tempo que restava no relógio de 24 segundos, se a reposição for administrada na quadra de defesa, ou quadra de ataque.

Você provavelmente já ouviu falar na regra dos cinco segundos. As pessoas normalmente usam ela como justificativa para comer algo que caiu no chão - em até cinco segundos. A ideia de que a comida não estaria contaminada até o final deste período é um mito sem embasamento científico e altamente questionável.

Uma das crenças populares mais famosas do mundo é a “regra dos cinco segundos”. Ou seja, se a comida caiu no chão, você tem até cinco segundos para pegar o alimento e comê-lo, antes que ele seja contaminado.

No entanto, este é um mito compartilhado por inúmeras crianças e adultos, mas totalmente sem embasamento cientifico. No intervalo de cinco segundos, inúmeras bactérias e, em alguns casos, vírus do chão podem se fixar na comida, principalmente quando o alimento caí em uma superfície lisa, como um piso de cozinha.

Mel Robbins

Ela foi criada pela escritora americana Mel Robbins e está exposta em seu livro O Poder dos 5 segundos. Em sua palestra no TEDx, em 2019, Robbins explicou as mudanças que ocorreram em sua vida após se ver em um momento de caos.

No futsal existe uma regra chamada regra dos quatro segundos para evitar perdas desnecessárias de tempo. Na reposição de bola em jogo, marcação de livres e nos cantos, o jogador na posse da bola tem apenas quatro segundos para reiniciar o jogo, uma contagem feita pelo árbitro com os dedos no ar.

Regra dos 3 segundos: Enquanto estiver falando com um grupo, tente não olhar para baixo ou simplesmente para o nada – ou, pior, ficar encarando uma pessoa só. Ao invés disso, mantenha o contato visual com uma pessoa por três segundos. Então, olhe para outra pessoa.

Regra dos 3 segundos
Um jogador não pode permanecer mais do que 3 segundos dentro da área do garrafão sem a bola.

As faltas podem ser de dois tipos: pessoais - faltas que são cometidas quando existe contacto físico com o adversário; técnicas - infrações que envolvem atitudes antidesportivas.

4.1.3 Durante o tempo de jogo, um membro de equipe é: • Um jogador quando ele está na quadra de jogo e tem o direito de jogar. Um substituto quando ele não está na quadra de jogo, mas tem o direito de jogar. Um jogador excluído quando ele cometeu 5 faltas e não tem mais o direito de jogar.

No jogo de Basquetebol não é permitido: Correr com a bola. Chutar a bola. Bater na bola com o punho.

Regra dos 5 por 5 : se algo não for importante daqui a cinco anos, não gaste nem 5 min se preocupando com isso!

Em resumo, a regra das 5 horas consiste em destinar uma hora por dia ao aprendizado livre, assim, totalizando cinco horas semanais. Dessa forma, você dedica um tempo do seu dia inteiramente para o estudo, com o intuito de crescer e progredir como um indivíduo, sem que haja distrações durante esse período.

Existe uma regra simples – a regra dos dois segundos – que pode ajudar você a manter a distância segura do veículo à frente: 1. Escolha um ponto fixo à margem da via; 2. Quando o veículo que vai à sua frente passar pelo ponto fixo, comece a contar; 3. Conte dois segundos pausadamente.

Regra dos dois segundos
– Conte dois segundos pausadamente. – A distância entre o seu veículo e o que vai à frente vai ser segura se o seu veículo passar pelo ponto fixo após a contagem dos dois segundos. – Caso contrário, reduza a velocidade e faça nova contagem.

Como funciona a regra dos dois minutos
O enunciado da regra dos 2 minutos é bem simples: se chegar a você uma tarefa que demora menos de 2 minutos para ser concluída, faça-a imediatamente.

Se você perceber que vai demorar mais de 20 segundos para iniciar uma atividade, isso significa que ela demanda uma energia de ativação mais alta, o que poderá levá-lo a desistir de realizá-la dentro desses 20 segundos — daí o nome da regra que intitula o 6º capítulo do livro de Achor.

regra dos oito segundos: o time que estiver com a posse de bola na defesa tem até oito segundos para avançar com a bola para o ataque; regra dos vinte e quatro segundos: o time tem até vinte e quatro segundos para arremessar a bola na cesta.