Como e a regra de nomenclatura dos sais?

Perguntado por: omoura4 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

A nomenclatura dos sais é feita escrevendo-se o nome do ânion, o infixo “de” e o nome do cátion.

Dentre os tipos de sais mais conhecidos estão o cloreto de sódio (NaCl), o sal de cozinha, nitrato de sódio, conhecido como salitre, sulfato de cálcio, usado na construção civil, o gesso e o carbonato de cálcio.

O que é Nomenclatura:
Nomenclatura é o conjunto de nomes e designações usados no âmbito de uma area específica do conhecimento. Também pode se referir a lista de verbetes que formam um glossário, dicionário, vocabulário, etc.

Nome do ânion + de + nome do cátion
Exemplos: NaCl = ânion (Cl- - cloreto) + de + cátion (Na+ - sódio) = cloreto de sódio; Na2SO4= ânion (SO42- - sulfato) + de + cátion (Na+ - sódio) = sulfato de sódio; CaCO3 = ânion (CO32- - carbonato) + de + cátion (Ca+ - cálcio) = carbonato de cálcio.

O estudo da solubilidade dos sais determina se um sal se dissolverá ou não em água. Assim, um sal pode ser classificado em solúvel ou praticamente insolúvel. A solubilidade dos sais está relacionada com a capacidade de dissolução na água que esses compostos apresentam.

Os sais são compostos que se dissociam em água liberando íons, dos quais pelo menos um cátion é diferente do hidrônio e pelo menos um ânion é diferente da hidroxila.

Os sais são compostos químicos formados por ação de um ácido sobre um metal, sobre um óxido metálico, ou ainda por neutralização de um ácido com uma base, na qual o hidrogénio do ácido foi substituído por um metal ou por outros iões positivos.

Por exemplo, se o sal é formado por apenas dois tipos de elementos, então ele é classificado como um sal binário (NaCl, LiCl, KI); se tiver três elementos, é um sal ternário (KNO2, Ca3(PO4)2, CuSO4, Al2(SO4)3), e se for constituído por quatro elementos, será um sal quaternário (NaHCO3, Al(OH)2Cl, Na2HPO4).

Se o sal possui em sua estrutura cristalina moléculas de água em proporção definida, ele será classificado como um sal hidratado (exemplo: CuSO4 . 5 H2O). Agora, se não houver água em sua estrutura cristalina, ele é um sal anidro.

A nomenclatura dos óxidos oficial é feita escrevendo-se o prefixo que indica a quantidade de oxigênios, seguido de “óxido de” e o nome do outro elemento com o prefixo. Os óxidos são compostos formados por dois elementos diferentes, sendo que um deles é o oxigênio, que precisa ser o mais eletronegativo entre os dois.

As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais. A nomenclatura desses compostos baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro “hidróxido de” seguido do nome do cátion.

A melhor forma para tirar uma dúvida em relação a nomenclatura de um composto químico é verificando o seu número CAS, o registro da substância. Todo número CAS é composto de 3 dígitos: com um sequencial de até 6 números no primeiro dígito; no segundo dois números; e no último, um número.

As principais propriedades funcionais dos sais são: – Geralmente possuem sabor salgado; – Conduzem corrente elétrica, quando em solução aquosa; – Podem reagir com ácidos, com bases, com outros sais e com metais.

Os sais são formados por um cátion diferente do íon H+ e um ânion distinto do íon OH-. Os sais são formados na reação entre um ácido e uma base. Os óxidos são compostos binários formados por oxigênio e um outro cátion. Hidretos, carbetos e sulfetos são outras classificações para compostos inorgânicos.

Conforme apontamos, sais minerais são nutrientes importantes para a formação de estruturas e funcionamento do organismo em diversas áreas, auxiliando na manutenção geral de ossos e músculos, assim como da atividade adequada para o cérebro e coração.

De modo geral, a nomenclatura oficial é formada por 3 fragmentos, sendo elas: o prefixo, o infixo e o sufixo. Sendo assim, o prefixo indica o número de carbonos existentes na cadeia principal.

A nomenclatura assegura nome único e distinto para cada táxon, e promove a estabilidade e a universalidade dos nomes científicos.

Na indústria é utilizado na fabricação do cimento, vidro, da cal virgem, etc. Na agricultura é usado para correção da acidez do solo e nas siderúrgicas como fundente.

Cloreto de sódio (sal de cozinha)

Solubilidade pode ser conceituada como a capacidade de uma substância de se dissolver em outra. A regra geral de solubilidade determina que, “Semelhante dissolve semelhante”. Essa regra diz respeito à polaridade do solvente e do soluto e explica o fato de o óleo não se dissolver em água, mas ser solúvel em gasolina.