Como é a realidade para Heráclito e como é para Parmênides?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Heráclito entende a partir da mudança, do não-ser, da experiência sensível e transformação, enquanto que Parmênides defende a permanência, o ser, o teórico e a identidade, perspectivas distintas que ainda persistem em nosso tempo.

Para Parmênides, era dotado de existência somente aquilo que existe infinitamente e de maneira imóvel, ou seja, somente por meio das essências. A essência é o que aponta o ser existente em algo ou alguém.

Esses dois pensadores operam no plano da inteligibilidade do princípio enquanto tal, para além da compreensão imediata do homem comum. Ainda que variem as perspectivas desde as quais cada um nomeia a dimensão que permanece invisível ao homem que não filosofa, ambos afirmam a unidade e 'mesmidade' no e do princípio.

Segundo Heráclito, a realidade do Ser é a imobilidade, uma vez que a luta entre os opostos neutraliza qualquer possibilidade de movimento. Heráclito concebe o mundo como um eterno devir, isto é, em estado de perene movimento. Nesse sentido, a imobilidade apresenta-se como uma ilusão.

Heráclito defende que não há unidade natural no mundo, mas duelos e dualidade constante. “O mundo é um eterno devir”, afirma o filósofo, querendo dizer que há uma constante mudança, imprevisível, que caracteriza a natureza.

A crítica que Parmênides dirige a Heráclito é que o seu modelo filosófico é incapaz de conceber nas coisas o que elas tem de essencial, focando-se na superficialidade e na transitoriedade.

Pensamento de Parmênides
Sua lógica compreende uma origem única, eterna, indivisível e imutável para os seres, se diferenciando das demais teorias apresentadas até então. Ele acreditava que uma essência não pode mudar e, por essa ideia, foi considerado o fundador do imobilismo ontológico.

O conflito se encontra nas concepções de cada um acerca das coisas, enquanto Heráclito acredita nas constantes mudanças existe no mundo, Parmênides dizia que o ser era imóvel e completo, ele não acreditava nas mutações.

Segundo Heráclito, a realidade é um movimento: “Tudo flui, nada permanece”. Logo, o autor compara o mundo com um rio – pois não é possível entrar duas vezes no mesmo rio, já que a água que corre agora sempre será diferente daquela que passou.

Parmênides postula os dois únicos caminhos possíveis para o conhecimento, o caminho do “ser” e o caminho do “não ser”, sendo que ambos os caminhos conduzem o pensamento ao conhecimento da verdade.

Heráclito acreditava na mudança do ser, para ele tudo era móvel, tudo estava em constante mudança, nada permanecia igual. Já Parmênides acreditava na imobilidade do ser, ou seja, se uma coisa é assim hoje, ela permaneceria assim, não mudaria.

Em suma, enquanto o 1º crê na mutabilidade das coisas, o segundo acredita na imutabilidade. O pensamento de Parmênides rejeita pluralidade e o movimento pois promoveu grande polêmica entre os filósofos.

Assim, Parmênides conclui que o mundo que percebemos pelos sentidos é aparência e ilusão (não-ser), sendo o Ser, uno e eterno, a essência da existência. Dessa forma, “o Ser é, o não-ser não é”. Essa maneira de entender o Ser será, futuramente, uma das bases do pensamento de Platão.

Defendiam a existência de uma realidade única, por isso ficaram conhecidos também como monistas, em oposição ao mobilismo. A realidade para eles é única, imóvel, eterna, imutável, sem princípio ou fim, contínua e indivisível. Parmênides escreveu em forma de poema suas principais ideias filosóficas.

Segundo Aristóteles, o erro inicial dos eleatas foi supor que o conceito de ser se diz em um único sentido em todos os seus usos. Com isso, Aristóteles aponta para sua própria solução do problema, a saber: que o conceito de ser possui vários sentidos distintos e não redutíveis uns aos outros.

Resposta. DiscordamHeráclito de Éfeso considerava a natureza um fluxo perpétuo, o escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua. Dizia ele: “Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque a água nunca é a mesma e nós nunca somos os mesmos”. Parmênides de Eleia colocava-se na posição contrária à de Heráclito ...

Sua frase mais célebre é: “O ser é e o não ser não é.”

Resposta: Platão defendia que as coisas da realidade visível se transformavam, elas nascem, crescem, envelhecem e morre. Elas estão em constante mudança como afirmava Heráclito. E as formas de realidade inteligível, se mantém sempre da mesma maneira, elas são eternas e imutáveis, como defendia Parmênides.