Como é a realidade do esporte no Brasil?

Perguntado por: rsantana . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

São inúmeros os obstáculos encontrados pelos praticantes da modalidade no País, que vão desde a falta de apoio financeiro até a dificuldade de conciliar o esporte com as obrigações profissionais e familiares. "As dificuldades mais comuns são conciliar família, trabalho, estudo e o esporte.

Quais são as carências do esporte olímpico brasileiro?

  • Carência na formação de treinadores.
  • Educação e esporte no Brasil.
  • Falta de cultura do esporte no Brasil.
  • Desenvolvimento do esporte no Brasil.
  • Legado dos eventos esportivos.
  • Profissionais do Direito.
  • União de todos os setores.

Apesar da Constituição Federal de 1988 assegurar legalmente o direito ao esporte e ao lazer, vê-se que há muito tempo a valorização dos esportes no Brasil é vista como um problema. Isso acontece não só pela falta de incentivos nos espaços escolares, mas também a escassez de infraestrutura.

A seguir, confira quais são as 5 modalidades mais aderidas no país.

  1. Futebol. Se você respondeu “futebol” como o principal esporte no Brasil, acertou! ...
  2. Caminhada. ...
  3. Fitness. ...
  4. Ciclismo, ginástica rítmica e artística. ...
  5. Lutas e artes marciais.

As políticas públicas do esporte estão relacionadas com a saúde, combate ao sedentarismo, lazer e respaldo aos atletas profissionais. Além de incentivar hábitos mais saudáveis na população, e consequente aliviar o sistema público de saúde, as ações contribuem para a percepção de bom uso dos impostos.

O esporte como fenômeno social tem importante papel na sociedade visto que ele abrange vários setores, sendo bastante relevante na área da saúde, educação, turismo, entre outros. A prática deste envolve a aquisição de habilidades físicas e sociais, valores, conhecimentos, atitudes e normas.

Os dados mostram que disparidades em fatores sociais como gênero, classe social, etnia, nível de escolaridade e faixa etária são preponderantes na divisão entre praticantes e não praticantes das AFEs. Os homens tem 28% mais chances de praticar esportes do que as mulheres.

Importância do esporte na sociedade
Pois o esporte tem o poder da socialização, em que não se separa gênero, raça, religião ou classe social. A prática regular do esporte e de atividades físicas traz inúmeros privilégios ao corpo e à mente das pessoas em seu cotidiano.

As razões mais citadas pelos ex-atletas foram a falta de infra-estrutura, falta de assistência governamental, patrocínio e desvalorização da modalidade. Em seguida a situação financeira dos atletas.

A história do esporte no Brasil é repleta de casos de superação. E não poderia ser diferente. Em um país onde a desigualdade é a mais acentuada no mundo, o esporte se apresenta como um mecanismo de inclusão social que ameniza as mazelas que assolam a nossa sociedade atual.

São eles: Lei das Loterias, Bolsa Atleta e Lei de Incentivo ao Esporte. Anualmente, 750 milhões de reais são investidos no esporte olímpicos e paralímpico. Em 2020, a Lei das Loterias destinou, apenas ao Comitê Olímpico do Brasil 292,5 milhões de reais.

O Brasil é um excelente cenário para a prática de esportes radicais devido a sua vasta diversidade natural. Ao ar livre tudo parece mais desafiador e estimulante.

Futebol

Futebol é a modalidade com mais casos de preconceitos no Brasil, diz relatório. O Observatório da Discriminação racial no Futebol divulgou nesta quarta-feira (24) o relatório de 2021 com o levantamento dos casos de discriminações raciais e preconceitos no esporte.

A importância da prática esportiva em nossa sociedade vai além dos benefícios na saúde física do homem. “É possível perceber-se o desenvolvimento das relações socioafetivas, a comunicabilidade, a sociabilidade, ajustando socialmente esse homem ao meio que vive” (BURITI, 2001, p. 49).

beach tennis

Curiosidades sobre o beach tennis, o esporte que mais cresce no Brasil.