Como é a rainha dos cupins?

Perguntado por: dreis . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A rainha dos cupins é uma fêmea fértil que pode viver de 25 a 50 anos, e têm a capacidade de colocar até três milhões de ovos por ano, sendo que, quando grávida, seu abdome aumenta atingindo um tamanho enorme.

Ovos. O ciclo de vida dos cupins começa com a cópula entre o rei e a rainha, que são os responsáveis pela reprodução. Após a fertilização, a fêmea põe os primeiros ovos em locais escondidos e protegidos da luz do sol. Os ovos são brancos, ovais e bem pequenos e, geralmente, são postos dentro do solo ou alvenarias.

Estas espécies normalmente nidificam no solo nas imediações de construções, e constroem canais subterrâneos (ou mesmo túneis superficiais) até alcançar a estrutura em questão. Os túneis superficiais são facilmente identificáveis, pois são construídos sobre as paredes e peças de madeira da construção.

Rachaduras, buracos e barulhos
Assim, é possível identificar quando isso acontece. Basta dar batidinhas na tábua para ouvir a diferença no som da área atingida. Aliás, alguns ouvidos mais sensíveis conseguem escutar até o barulho dos cupins mastigando, que é bem parecido com o de papel sendo amassado.

Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.

Cupins são criaturas bastante sensíveis.
Longe da colônia, eles podem morrer afogados num jato d'água ou com a exposição à luz do sol. Já as ninfas – as “aleluias” que voam em torno da lâmpada – ficam tontas com inseticidas comuns.

Entre os seus predadores naturais, destacam-se outros insetos (formigas, libélulas, louva-a-deus, besouros, percevejos, vespas, etc.) e vertebrados (tatus, tamanduás, aves, sapos, lagartos, cobras, morcegos e peixes). No entanto, as formigas são destacadamente as principais predadoras dos cupins.

Na verdade, “cupim” é epiceno, ou seja, o mesmo nome pode se referir a ambos os sexos. Assim, o feminino de “cupim” é “cupim fêmea”.

Nos cupins “peça única”, como o caso de Zootermopsis, por exemplo, tanto reis e rainhas, quanto os próprios (falso)operários vivem em torno de 6 a 7 anos (o que é muito para um inseto também, mas nada tão excepcional como aquelas que discutimos acima! =).

Reprodução. A reprodução externa dos cupins acontece com a revoada dos machos alados, que saem da colônia para encontrar ambientes favoráveis à criação de uma nova sociedade. Após a formação de um casal entre um macho alado e uma fêmea, os cupins pousam e perdem suas asas, sendo denominados dealados.

Durante o inverno amazônico ou dias de chuvas fortes e prolongadas, como as que caíram nos últimos dias, os cupins de asas (Nasutitermes) saem em, revoada para visitar algumas casas. São os "bicinhos de chuva". Esses insetos saem para o acasalamento e para criar uma nova colônia.

Riscos que os cupins apresentam
Incêndios: Devido a sua ação localizada também em fiações elétricas, pode causar um curto circuito que tende a evoluir para um incêndio. Riscos estruturais: Por conta da corrosão de materiais, principalmente os fabricados à madeira, representam perigo de desmoronamento destas estruturas.

Ácido Bórico
O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

Porque os cupins reprodutores, machos e fêmeas, deixam a colônia para acasalamento. Eles criam asas e voam na busca de parceiros. Os casais, já no solo, procuram um local para formar a nova colônia. Aleluia, siriri e cupim são a mesma coisa?

O cupins são praga urbana que se alimentam de celulose, portanto todos os tipos de madeira e derivados de madeira são fontes de alimento, árvores, móveis, madeiramento de telhado, papelão, papel e até alguns tipos de tecido contém celulose.

Os cupins ganham asas nessa época e saem para encontrar um parceiro. Após a reprodução, o cupim perde as suas asas e parte para encontrar um lugar seguro e com alimento em abundância para começar a sua colônia.

Lavanda. Os cheirinhos são belos aliados para deixar essas pragas longe da sua casa, né? Misture algumas gotas de óleo essencial de lavanda na água que você usa para borrifar a roupa antes de passar. Se preferir, também pode montar sachês com o aroma e espalhar pela casa.