Como é a prova do CFC?

Perguntado por: uramires . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
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As provas do Exame CFC geralmente cobram entre 3 ou 4 questões sobre a Legislação e ética profissional. Sendo um aluno nível GCO de excelência, você sabe que essas questões PRECISAM ser conquistadas para facilitar o seu caminho durante a prova.

5 dicas imperdíveis para gabaritar a prova do Exame CFC

  1. Conheça bem o teu desafio. ...
  2. Um bom planejamento é a chave para a aprovação. ...
  3. Não erre questões sobre o código de ética. ...
  4. Entenda o que pede em cada questão. ...
  5. Estude com os melhores para ser o melhor.

São 12 questões de legislação (incluindo infrações e sinalização), dez de direção defensiva, três de primeiros socorros, três de cidadania e meio ambiente e duas de mecânica básica.
...

  • A - distância de reação.
  • B - distância de frenagem.
  • C - distância de seguimento.
  • D - distância de parada.

A taxa de inscrição para Exame de Suficiência do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) é R$ 70,00.

Para que você possa se aprovado na prova teórica, é necessário acertar 70% das questões. Ou seja, em uma prova de 30 questões, o aspirante a condutor deve acertar, ao menos, 21 das perguntas propostas.

A média brasileira de aprovação no exame de suficiência do CRC em 2021 ficou em 22,70%, com taxa de reprovação de 77,30%. Esses números mostram como o estudo e a preparação para essa prova são importantes e que alunos que não se preparam bem têm baixa chance de conseguir a aprovação.

40 pontos

No entanto, é necessário alcançar a pontuação mínima de 40 pontos — sendo que, destes, 20% (8 pontos) devem, obrigatoriamente, ser adquiridos por meio de cursos, palestras e demais atividades que agreguem conhecimento.

O Exame CFC ocorre duas vezes ao ano em todos os Estados do país. As provas realizadas pelo Conselho Federal de Contabilidade servem para comprovar que os formados nos cursos de Ciências Contábeis estão preparados para exercerem a profissão de contador.

Como é a prova do Exame de Suficiência
Sendo assim, já sobre a estrutura da prova, é importante destacar que o Exame de Suficiência CFC possui 50 perguntas, divididas entre 13 disciplinas.

Quantas vezes pode fazer o Exame de Suficiência do CRC? Não existe limite de quantas vezes um aluno pode fazer a prova do CRC, desde que esse aluno esteja pelo menos no sétimo semestre ou último ano de sua graduação ou seja bacharel em Ciências Contábeis.

O planejamento dos estudos para passar no exame do CRC consiste em 3 pontos: conhecer o que cai na prova (todas as disciplinas), conhecer a frequência com que cada assunto é cobrado e alocar o tempo de forma inteligente dentro desses assuntos.

CRONOGRAMA PREVISTO
Período de inscrição: das 16h de 13/2 às 16h de 23/3/2023. Prazo para o pagamento: Até 24/3/2023. Divulgação dos locais de prova: 28/4/2023. Aplicação da prova: 7/5/2023.

Dessa forma, a sigla CRC significa Conselho Regional de Contabilidade, ele é um órgão subordinado do CFC. Além disso, o CRC tem como função estipular o registro e expedição da carteira profissional, que garante que o profissional está apto para desempenhar suas atividades dentro da profissão em questão.

Veja abaixo algumas dicas para você fazer a Prova CFC com um excelente desempenho:

  1. Conheça bem o teu desafio. Sempre quando estamos diante de uma prova ou exame, precisamos estudar e entender bem como ela funciona. ...
  2. Um bom planejamento é a chave para a aprovação. ...
  3. Não erre questões sobre o código de ética.

Caso o candidato cometa uma falta eliminatória ou ultrapasse 3 pontos, ele será reprovado.

Desse modo, o candidato consegue concluí-las em 5 dias e no 6º dia após a aprovação na parte de clínica (médico e psicológico) já pode fazer a prova teórica junto ao Detran. Carga horária mínima exigida de 20 horas-aulas, permitindo-se que sejam realizadas no máximo 3 por dia (Contran, Res. 358/10, art. 27).

Márcia Pontes – De modo geral, o que mais reprova os candidatos no exame prático são: a baliza, avançar sinal de parada obrigatória (placa R1), não sinalizar com antecedência a manobra pretendida ou sinalizá-la incorretamente, perder o controle do veículo em movimento.