Como é a Polícia de Cuba?

Perguntado por: npereira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A corporação dispõe de vários tipos de viaturas policiais, interligadas por aparelhos de rádio comunicação a uma central computadorizada, entretanto, nas maiores cidades o policiamento é realizado a pé. O armamento básico inclui uma pistola semi-automática e o cassetete.

Administrativamente, Cuba é dividida em 15 províncias e um município especial.

Escassez e falta de oportunidades
"Decidi vir porque em Cuba não se pode fazer nada: comprar comida, produtos de limpeza, sair para tomar um café, viver do trabalho... As pessoas lá não vivem mais, apenas sobrevivem", explicou à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC).

Seis décadas após a revolução comunista, Cuba tem hoje taxa de pobreza de 90%, salário mínimo de US $ 9 e economia semelhante à da Coréia do Norte. Fidel Castro chegou ao poder em Cuba em 1 de janeiro de 1959 e manteve-o por quase cinco décadas, até que uma doença o afastou do governo.

O balanço mais recente considera 9.222 mortes de 1º de janeiro de 1959 a 31 de dezembro de 2020, sendo 3.051 delas de execuções por fuzilamento. “Atualmente, o número que mais me preocupa é o de pessoas que estão morrendo nas prisões.

Ranking mundial de IDH aponta Brasil em posição vexatória. Na América Latina, País está atrás de diversas nações, incluindo Cuba e Venezuela. Noruega lidera lista A queda no rendimento bruto nacional em 2015 fez que...

O aumento das importações brasileiras de produtos cubanos decorreu principalmente do acréscimo de 12,5% da compra de charutos e cigarros, e de 89% de rum.

O salário-mínimo foi estabelecido em janeiro em 2.100 pesos cubanos (87 dólares) por mês, e, até o fim deste ano, a média salarial do país ficará em 3.934 pesos (163 dólares) mensais.

Igreja Católica

Estima-se que 60% da população cubana é batizada na Igreja Católica.

Espanhol

Cuba

Único país socialista das Américas, Cuba enfrentou por anos o bloqueio econômico dos Estados Unidos.

O Brasil tem se firmado como alternativa para emigrar. Primeiro por ser um destino mais barato que os EUA, onde restrições na fronteira dificultam o ingresso de cubanos. Segundo porque é comum que cubanos tenham familiares ou amigos que ficaram no Brasil após desertarem do programa Mais Médicos.

Governo Eisenhower
Os Estados Unidos impuseram um embargo de armas a Cuba em 14 de março de 1958, durante o conflito armado entre rebeldes liderados por Fidel Castro e o regime de Fulgencio Batista.

A crise dos mísseis de Cuba se iniciou em outubro de 1962 e ficou marcada por ser um período de grande tensão diplomática entre Estados Unidos e União Soviética. O estresse se deu por conta da descoberta de uma base de mísseis soviéticos que estava em construção em Cuba.

Ao analisar o valor pago pelos dez principais países importadores da carne bovina do Mato Grosso, Cuba destacou-se por desembolsar o preço médio mais alto, de US$ 6,94/kg, em 2021.

O preço da carne de porco em Cuba
Em vários territórios do país, um quilo de carne está perto de 250 pesos o quilo, um número realmente escandaloso quando comparado ao de 2 anos atrás.

Burundi

Atualmente, o país mais pobre do mundo é o o Burundi, com uma renda anual ajustada pelo poder de compra de apenas $ 842. É encorajador o fato de que o número de pessoas que vivem em extrema pobreza, com uma renda inferior a US$ 1,90 por dia, diminuiu significativamente nos últimos anos. Congo (dem. rep.)

Ainda assim, a vida em Cuba se desenvolve a passos lentos. Os salários são insuficientes, produtos necessários para a vida cotidiana são controlados, a maioria das instituições é comandada pelo governo e a corrupção continua sendo varrida para debaixo do tapete.

Cuba ocupa o 23° lugar no ranking de desigualdade de gênero, o que é um marco para um país da América Latina, nessa mesma escala o Brasil ocupa a posição 95°. Isso se deve muito ao fato de que mais metade dos cargos políticos são ocupados por mulheres no país da América Central.

Miguel Díaz-Canel

Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez é um professor universitário, engenheiro eletrónico e político cubano que serve como Presidente da República de Cuba desde 19 de abril de 2018, e como Primeiro Secretário do Partido Comunista de Cuba desde 2021. Em 1987, entrou na União de Jovens Comunistas, e em 1993 aderiu ao PCC.