Como é a planta milagrosa?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.7 / 5 19 votos

A árvore em si não é muito robusta, mas desenvolve ramos que crescem até cerca de 10 metros de comprimento, repletos de pequenas e saborosas folhas que são muito nutritivas, podendo ser consumidas refogadas ou cozidas no vapor, bem como as vagens verdes.

Artemísia: a erva mais poderosa da terra.

É indicada para contusões, dores musculares ou na coluna, artrite, reumatismo, gota e inflamações em geral. Além de ser um excelente antisséptico, a planta é analgésica e cicatrizante, podendo ser aplicada em feridas e machucados, pois alivia a dor, limpa o local e promove a cicatrização de forma rápida.

A milagrosa
Conhecida popularmente como Fruta do Milagre ou Milagrosa, cujo o nome científico é Sideroxylon dulcificum é uma frutinha extraordinária. Parecida com uma grão de café ela possui uma polpa rica de uma glicoproteína chamada de Miraculina.

A garrafada é uma mistura de várias ervas medicinais que é preparada de forma popular para ajudar a mulher a equilibrar seu ciclo hormonal e aumentar as chances de engravidar.

A caladium (Caladium bicolor), popularmente conhecida como coração-de-jesus, taiá ou tinhorão, pertence à família Araceae, que também inclui o antúrio e a comigo-ninguém-pode. A planta é conhecida pelo destaque que traz às composições em jardins devido às belas folhagens, que se apresentam em diferentes colorações.

Quais são as Plantas Sagradas?

  • Cacto Sagrado Wachuma-Matucana;
  • Jurema Preta (Mimosa tenuiflora/hostilis) em pó - Casca da Raiz;
  • Psychotria alba;
  • Chaliponga - (Diplopterys cabrerana);
  • Banisteriopsis inebrians - Desidratado.

A planta 'espirradeira' lidera o ranking das venenosas junto com a 'comigo-ninguém-pode'. Comer qualquer parte dela pode levar à parada cardíaca e à morte.

1) Jiboia e filodendro
Vale lembrar que estas espécies preferem ambientes de luz difusa ou meia sombra, ou seja, evite que elas recebam iluminação solar direta e forte. Além disso, a jiboia, o filodendro e a columeia são plantas que gostam de calor e não se adaptam bem em locais com ar condicionado.

Ricinus Communis
Conhecida como Mamona aqui no Brasil, a espécie produz a ricina, considerada uma das mais potentes toxinas do mundo. A forma mais comum de envenenamento é por ingestão acidental das sementes.

Também conhecida como Maria Milagrosa, a Erva Baleeira é uma planta arbustiva nativa da Mata Atlântica litorânea do Brasil, utilizada a muito tempo pela população nativa dessas regiões, principalmente pelos caiçaras.

Também conhecida como epazote e mastruz, a erva-de-santa-maria possui propriedades terapêuticas e faz parte do grupo seleto de plantas medicinais. Ela tem um aroma agradável, folhas longas e verde-escuras, florzinhas amarelas e é bem fácil de cultivar. Aliás, ela cresce espontaneamente em diversos locais com vegetação.

Segundo Lucas Amado, que atua no Jardim de Casa, um espaço que realiza atividades voltadas à educação ecológica, a maria-pretinha é uma planta alimentícia não convencional (PANC) e suas flores, folhas e frutos podem ser consumidos, desde que haja um certo cuidado.

Características: É um arbusto lactescente (que exsuda látex branco) com 40 cm a 1 metro de altura com diversos ramos partindo da base, formando copa pequena, globosa vindo desde o chão. O caule velho é de cor cinza pardascento e com fissuras (cortada na vertical) delicadas.

A romã permanece nas nossas tradições populares com os seus valores simbólicos de fertilidade, porque a quantidade de sementes da fruta atesta um sentido de multiplicidade. E, comer as suas sementes, ou portá-las junto ao corpo, são maneiras de trazer proteção e experimentar um encontro com o sagrado.

Isso é possível com a Fruta-do-milagre (Synsepalum dulcificum). Ela contém em sua polpa uma proteína chamada miraculina, que quando entra em contato com as papilas gustativas da língua inibe a nossa capacidade de saborear a acidez e o amargo dos alimentos.