Como é a picada de piolho de pombo?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A médica dermatologista Izayra Queiroz explica os sintomas e o tratamento de uma doença de pele provocada pelos pombos. A doença é causada pelo piolho do pombo que, em contato com a pele, pode provocar vermelhidão, coceira e pequenos inchaços, semelhantes a picadas de mosquitos.

Cremefenergan é um medicamento com propriedades antialérgicas e é destinado ao tratamento dos sintomas locais de alergia (especialmente picadas de inseto) e nas irritações da pele de diversas origens, por exemplo, prurido (coceira).

Dermanyssus gallinae
É conhecido como piolhinho, piolho-vermelho ou piolho de pombo. Tem coloração cinza e fica vermelho após ingerir o sangue do hospedeiro.

Não há transmissão de doenças infecciosas ou grave, mas a picada causa bastante incômodo, principalmente nas crianças. Em alguns casos o piolho de pombo pode ficar na pele, mas é mais comum ele picar a pessoa e sair. A coloração deste ácaro varia de acinzentado para vermelho após a ingestão de sangue.

– intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na parte de trás da cabeça, podendo chegar ao pescoço e tronco; também podem surgir pontos avermelhados como picadas de mosquito; – presença do parasita (piolho) e de seus ovos (lêndeas), que aparecem como pequenos pontos esbranquiçados grudados aos fios de cabelo.

O vinagre aqui tem o papel de amolecer os ovos (ou lêndeas). Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se colocar essas escovas de cabelos (e outros objetos contaminados) dentro da água por 10 minutos para matar o piolho.

Ivermectina oral (200 a 400 mcg/kg/dia) em dose única e repetir após 7 dias. Pode ser utilizada por crianças com peso acima de 15 kg. Associar sulfametoxazol-trimetoprim (10 mg/kg/dia de trimetoprim, 2 vezes ao dia, por 10 dias) ao uso da permetrina 1%, aumentando a eficácia de 72% para 95%.

A única coisa que realmente mata os piolhos de forma efetiva é o uso dos shampoos específicos para piolho e a retirada das lêndeas com pente fino. Caso você esteja sofrendo e não consiga eliminar a infestação de piolhos, você deve procurar um médico o mais rápido possível antes que o problema fique fora de controle.

Os sintomas da doença variam de acordo com o estado imunológico de cada pessoa, podendo ocorrer de dois dias a mais de 18 meses, sendo eles: dores de cabeça, febre, vômito, rigidez na nuca, alterações da visão, fraqueza, dor no peito, confusão mental, náusea, falta de ar, formigamento nos braços e nas pernas.

O petróleo no Vick VapoRub pode ajudar a curar pequenos cortes e arranhões quando aplicado uma ou duas vezes ao dia, pois a fórmula espessa cria uma barreira entre os cortes. Mas uma palavra de cautela: alguns dos ingredientes podem ser irritantes em uma ferida aberta.

Gelo pode aliviar a coceira e a dor. Evite coçar e use um creme hidratante ou vaselina para melhorar essa sensação. O repelente pode prevenir picadas de pernilongos e borrachudos, mas não tem ação contra abelha, vespa e formiga, por exemplo.

Os piolhos são acinzentados, rastejam e escondem-se na cabeça (não voam ou saltam), habitualmente em zonas mais protegidas e quentes, como a nuca e atrás das orelhas. Normalmente não é fácil observar piolhos vivos, exceto nas infestações muito importantes. As lêndeas são os ovos a partir dos quais nascem os piolhos.

Recomendo o gel repelente Byebird, repelente para pombos e aves em geral, deve ser aplicado no local de pouso numa faixa de 3 a 4cm de largura por 3 a 4mm de espessura, tem durabilidade de 06 meses a 1 ano e não sai com água e não derrete com o calor e o melhor de tudo isso o abandono e imediato.

Quando adultas as fêmeas depositam de 50 a 100 ovos antes de morrer, o ciclo completo de um piolho dura, aproximadamente 1 mês.

Uma maneira muito eficaz para aprender como espantar pombos é a utilização de objetos com reflexo. Esse procedimento dificulta o pouso das aves, pois atrapalha a visão do local desejado. Isso funciona melhor durante o dia, mas, na parte da noite, você pode utilizar lâmpadas.