Como é a pena de morte na China?

Perguntado por: vcosta . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 19 votos

A pena de morte é uma pena legal na República Popular da China. É aplicada principalmente por assassinato e tráfico de drogas, e as execuções são realizadas por injeção letal ou fuzilamento. Tani Hisao é executado por seus crimes de guerra.

Vale ressaltar que a China é um dos países com a menor taxa de homicídio do mundo, 0,5 caso para cada 100 mil pessoas. Os crimes graves, como homicídio, estupro, roubo, incêndio criminoso e sequestro, entre outros, estão em uma tendência de queda há muito tempo.

A pena de morte é uma pena legal na República Popular da China. É aplicada principalmente por assassinato e tráfico de drogas, e as execuções são realizadas por injeção letal ou fuzilamento.

O método de execução é por enforcamento, geralmente aplicado aos que se envolvem em assassinatos coletivos ou crimes hediondos, nos quais se enquadra o que ocorreu esta manhã em Nara e vitimou o ex-primeiro-ministro.

O Brasil aboliu essa forma de punição há mais de um século. A regra em território brasileiro é a de que a pena de morte é proibida. A Constituição Federal estabelece expressamente a proibição da pena de morte em seu artigo 5º, inciso XLVII.

A pena de morte para todos crimes civis foi abolida no Brasil pela Constituição de 1988. Atualmente, a pena de morte pode ser aplicável no Brasil apenas para crimes militares como traição, assassinato, genocídio, crimes contra a humanidade, crimes de guerra e terrorismo durante guerra.

Dentre os quatro, a China é o país com a menor taxa de homicídios, com 1 morte violenta para cada 100 mil pessoas, a Rússia 9,7 e a Índia 3,5 para cada 100 mil.

Islândia
Com 1.107 pontos de insegurança, a Islândia é o local mais seguro do mundo. A situação no país melhorou entre 2021 e 2022, quando apresentou uma redução de 55% nas demonstrações de violência, o que melhorou a nota em 3,4%. Ainda assim, esse país está na primeira colocação do ranking desde 2008.

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul declarou que a pena de morte é constitucional no país, onde existe uma suspensão extra-oficial ... Segundo o Ministério da Justiça sul-coreano, atualmente há 59 pessoas condenadas à pena capital nas prisões do país.

A China registou em 2022 a menor taxa de crimes violentos nas últimas duas décadas, anunciou hoje o Supremo Tribunal Popular (STP) chinês, apontando que o país é “um dos mais seguros do mundo”.

A pena de morte é proibida no Brasil, mas foi prevista durante a Ditadura Militar (1964-1985) para casos de crimes de guerra. É preciso lembrar que, segundo os militares, o Brasil estava travando uma luta interna contra o comunismo e por isso, aqueles que fossem acusados de traição estavam sujeitos à pena capital.

A China é um dos países mais seguros do mundo pra viajar. Pequenos furtos podem acontecer, mas ali você pode circular sossegado, inclusive de madrugada.

Muitos professores e acadêmicos estimam que o número de "mortes anormais" esteja entre 15 milhões a 55 milhões. Alguns analistas ocidentais como Patricia Buckley Ebrey estimam que de 20 a 40 milhões de pessoas morreram de fome causado por políticas inadequadas do governo e desastres naturais.

Dos 66 estados soberanos classificados como 'muito altos' na edição de 2020 do Índice de Desenvolvimento Humano (referindo-se a 2019), 12 aplicam a pena de morte: Singapura, Estados Unidos, Japão, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Bahrein, Omã, Bielorrússia, Kuwait, Catar, Malásia e Taiwan.

Como explica a pesquisadora Louise Cilliers em entrevista à BBC News, a morte por cruz era considerada a forma mais brutal de executar alguém na antiguidade, na frente de cremação e decapitação. O crucificado podia morrer dias após ser preso à cruz, virando um espetáculo que todo transeunte poderia observar.

E ele pode ficar fora do quarto entre 7h e 23h. A espera pela injeção letal pode demorar anos, mesmo depois da condenação final. Por isso, o preso tem à disposição uma série de atividades. Ele pode trabalhar na cantina ou na lavanderia da prisão, fazer exercícios físicos e participar de cultos religiosos.

De acordo com a legislação do país, a pena de morte se aplica somente quando todas as opções de apelação são aplicadas e a última instância é o perdão do presidente, algo que raramente acontece. A sentença determina que o condenado deve ser morto a tiros, tanto em pé quanto sentados, com olhos vendados ou com um capuz.

A pena de morte, também chamada pena capital, é um processo pelo qual uma pessoa é morta como punição por um crime cometido. Mas não é qualquer tipo de morte. Ela precisa ser realizada pelo Estado após decisão judicial, que condena uma pessoa à sentença de morte.

Destaca ainda que apenas sete estados dos EUA — Texas, Oklahoma, Alabama, Mississippi e Missouri (todos republicanos) — e o governo federal realizaram execuções. As três execuções do governo federal em 2021 ocorreram antes de o ex-presidente Donald Trump deixar o governo (como, obviamente, as dez em 2020).

Crimes no Japão que abalaram o mundo

  1. Ataque no metrô de Tóquio termina com 12 mortos. Conhecido como Chikatetsu Sarin Jiken, ou ataque com gás sarin no metrô de Tóquio, esse incidente atingiu a capital do país em 20 de março de 1995. ...
  2. Incêndio na Kyoto Animation. ...
  3. Assassinato de crianças em Kobe.