Como é a pele normal?

Perguntado por: irocha4 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A pele normal possui textura saudável e equilíbrio entre água e sebo, o ideal e saudável para a pele. Ou seja: produz gordura na quantidade certa, sem excesso de brilho ou de ressecamento. Com poros pequenos e pouco evidentes, sua aparência é aveludada e com viço, tendo poucas imperfeições.

Existem quatro tipos básicos de peles saudáveis: normal, seca, oleosa e mista.
...
Pele normal tem:

  • Poros finos.
  • Boa circulação sanguínea.
  • Textura aveludada, suave e lisa.
  • Transparência e frescor uniforme, cor rosada.
  • Sem manchas e sem propensão à sensibilidade.

Pele normal: ela é, geralmente, mais saudável, pouco brilhosa ou ressecada, e costuma produzir sebo em quantidade adequada. Pele seca: é mais sensível às irritações, coceiras e vermelhidão. Por ter pouca oleosidade natural, ela tem um aspecto mais ressecado, áspero e com pouca luminosidade.

Portanto, fique atento a nossa lista de sugestões!

  1. Mantenha a hidratação. ...
  2. Pratique a limpeza diária. ...
  3. Não exagere na esfoliação. ...
  4. Use proteção solar. ...
  5. Evite exposição solar em horários de alta radiação. ...
  6. Tenha uma alimentação saudável. ...
  7. Estabeleça uma rotina de cuidados. ...
  8. Escolha cosméticos adequados.

Como verificar que sua pele está saudável? De acordo com a médica, uma pele saudável é hidratada, tem textura uniforme, possui luminosidade e brilho, sem excesso de oleosidade ou poros dilatados. Ela também deve ter elasticidade e toque aveludado.

Para saber o tipo de pele é importante levar em consideração algumas características como sensibilidade, idade da pele, pigmentação, oleosidade e tendência para formar rugas, o que pode ser avaliado por meio de exames visuais, táteis ou por meio de aparelhos específicos utilizados por um dermatologista.

“Pegue um papel absorvente e o coloque por cima da face. Se o lenço ficar engordurado, sua pele é do tipo oleosa. Se apenas a Zona-T do rosto (testa, nariz e queixo) deixar o papel engordurado, sua pele é mista. E, se sua pele não apresentar gordura em lugar algum, ela é seca“, indica a especialista.

Existem basicamente 7 tipos de pele: normal, oleosa, seca, mista, com tendência a acne, sensível e madura.

Principais produtos de skincare para pele normal

  • Sabonete neutro, para a limpeza da pele.
  • Hidratantes com uma concentração comedida de ureia.
  • Protetor solar oil free.
  • Creme ou sabonete de base sílica para, eventualmente, realizar uma esfoliação.
  • Produtos em sérum podem ser utilizados, também, na limpeza da pele.

Com base na definição da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tipo de pele normal tem textura saudável e aveludada, produz gordura de forma adequada, sem excesso de brilho ou ressecamento.

Pele oleosa
É o tipo de pele mais comum entre as brasileiras.

Pele normal
Também chamada de pele saudável ou eudérmica, é o tipo de pele que apresenta equilíbrio entre a produção de sebo e retenção d'água. Dessa forma, não possui excesso de brilho, poros abertos e tampouco sofre com descamação. Além disso, possui aparência jovial, viçosa e com poucas imperfeições.

A pele seca é caracterizada por ser rugosa e descamativa, com textura áspera e baixa elasticidade, além de ser fina e opaca, com um aspecto desidratado. Este tipo de pele é muito susceptível às mudanças de temperatura e umidade, sendo facilmente irritável.

A pele seca é uma pele que possui características muito específicas, como descamação, coceira, aparência sem viço e luminosidade, aspecto esbranquiçado, sensação de repuxamento, ardor, sensibilidade, manchas vermelhas e textura escamosa, podendo, nos casos mais graves, ter até feridas.

Pele perfeita é a pele do dia a dia
Ou seja: lisinha e sem manchas. Mas por mais que a gente cuide dela, ninguém está completamente livre das imperfeições causadas pelas doenças dermatológicas, exposição solar e diversos outros fatores que influenciam a nossa pele no dia a dia.

Como saber se você tem uma doença de pele: fique atento a esses sinais

  1. Pele inflamada. ...
  2. Manchas vermelhas com escamas secas esbranquiçadas ou prateadas. ...
  3. Vermelhidão no nariz, queixo, bochechas e testa. ...
  4. Lesões vermelhas e inchadas na pele.

Os poros dilatados são características das peles mistas e oleosas, pois são causados pelo acúmulo de óleo e células mortas ao redor dos poros, fazendo-os aumentarem de tamanho. O problema é mais comum nas áreas que produzem mais sebo, como a chamada zona T, que abrange a testa, nariz e queixo.

Pessoas que não fazem limpeza de pele tem aumento na oleosidade, fechamento dos poros e aparecimento de cravos e espinhas. Junto a fatores como a poluição e radiação solar, isso pode levar ao envelhecimento precoce da pele. Por isso, a limpeza de pele é tão importante.

Textura irregular: como a zona T e o restante da face não se comportam da mesma forma, a textura da pele mista tende a ser irregular e menos uniforme que as peles oleosas ou secas - isso pode ser observado pelo toque.

Confira logo abaixo as doenças na pele mais comuns!

  • Rosácea. A rosácea é uma doença inflamatória vascular crônica, que afeta principalmente adultos e, mais frequentemente, mulheres. ...
  • Melasma. ...
  • Micose de praia ou pano branco. ...
  • Dermatite. ...
  • Escabiose (ou Sarna) ...
  • Psoríase. ...
  • Vitiligo.

A falta de viço ou flacidez facial acontece principalmente por questões genéticas, exposição solar desprotegida, alimentação desbalanceada, falta de hidratação e pelo uso de algumas medicações.