Como é a noite na Lua?

Perguntado por: abarros . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

Ao contrário do que muitos pensam, não existe um lado permanentemente escuro na Lua, mas sim um que nunca vemos da Terra. Ela é iluminada pelo Sol durante os seus movimentos de rotação e translação, com a luminosidade atingindo todos os lados durante o processo.

29,5 dias

Um dia na Lua dura até 29,5 dias terrestres. No entanto, como acontece com todos os corpos do Sistema Solar, é necessário distinguir entre diferentes tipos de dias considerando períodos também diversos.

Seu período de rotação é igual ao seu período sideral de translação: um dia na Lua dura cerca de 27 dias solares da Terra.

A Lua pode ser vista de dia, porém não é sempre que isso acontece.

Primeiramente, é importante esclarecer uma questão: a lua está sempre presente no céu, tanto durante o dia quanto durante a noite. O que ocorre é que, por ela não apresentar luz própria, só é possível vê-la quando ela é, de algum modo, refletida pela luz do sol.

A Lua viaja ao redor da Terra em uma órbita oval à 36.800 quilômetros por hora. A Lua não possui atmosfera, então as temperaturas variam de -184 graus Celsius durante à noite a 214 graus Celsius durante o dia, com exceção dos pólos onde a temperatura é constantemente -96 graus Celsius.

“A Lua não emite luz, não tem luz própria. Quando olhamos para o céu e a vemos brilhante e imponente, olhamos na verdade o Sol na Lua. O Sol é fonte de luz primária, um corpo luminoso. A Lua é fonte secundária, um corpo iluminado”, comentou o professor Diego Mendonça.

Os astronautas da Apollo levaram três dias e quatro horas para chegar à lua. Um curto tempo de voo é um critério decisivo para missões tripuladas porque significa menos exposição à radiação para os astronautas.

1 -LUNÁTICOS E SELENITAS: Na Lua, não existem seres vivos (pelo menos, jamais foi detectada qualquer espécie). Mas, ao longo de milênios, muitos acreditaram que poderia haver pessoas ali. Se tivessem existido, eles seriam denominados “selenitas”, já que é o gentilício dos fictícios habitantes da Lua.

A Lua tem rotações em seu eixo, realizando uma volta inteira a cada 27 dias terrestres. Por isso, um dia em um lado da lua dura cerca de 13 dias e meio na Terra, seguido por um período igual de noite.

Com o passar dos anos, a Lua sincronizou o seu movimento de rotação e de translação com a Terra, ou seja: enquanto completa uma volta em torno da Terra (translação), a Lua também completa uma volta em torno de si mesma (rotação). Isso faz com que ela tenha sempre a mesma face voltada para o nosso belo planeta azul.

Ademais, a Lua serve como uma proteção extra ao planeta Terra, já que funciona como um escudo protetivo contra a queda de asteroides e cometas. Ela também tem influência na inclinação do eixo terrestre, assim como no movimento de rotação, que permite a sucessão entre os dias e as noites terrestres.

Os astronautas trouxeram 22,2 quilos de material da lua. Uma amostra foi enviada a um laboratório para testar a radiação gama e para ver se havia algum microrganismo presente. A sala que foi usada para abrir e estudar as amostras era mais limpa do que uma sala cirúrgica esterilizada, disse a Nasa.

Quantos países já pisaram na Lua? No total, apenas três países conseguiram aterrissar naves espaciais na Lua e realizar missões tripuladas lá.

Fevereiro é o único mês no qual não pode ocorrer uma lua azul pois mesmo nos anos bissextos o mês é mais curto que a duração de um ciclo lunar.

Diz uma lenda que o Sol e a Lua sempre foram apaixonados um pelo outro, mas nunca podiam ficar juntos, pois a Lua só nascia após o por do Sol. Sendo assim , Deus na sua bondade infinita criou o eclipse como prova que não existe no mundo um amor impossível...

Se o nosso planeta não tivesse atmosfera, mesmo durante o dia, com o Sol na nossa frente mandando a luz, veríamos o céu escuro como a noite, independentemente se a superfície terrestre estivesse sendo iluminada!

Sem ele, a Terra provavelmente teria sua rota desequilibrada para um trajeto mais elíptico. Esse deslocamento causaria, rapidamente, grandes mudanças climáticas e tornaria o planeta inabitável por conta de temperaturas extremas.

Embora o brilho de raios gama da Lua seja surpreendente e impressionante, o Sol brilha mais em raios gama com energias superiores a 1 bilhão de elétron-volts. Raios cósmicos com energias mais baixas não alcançam o Sol porque o seu poderoso campo magnético funciona como um escudo para eles.

Na fase da Lua cheia, a Terra está entre o Sol e a Lua, e conseguimos observar a totalidade do satélite iluminado integralmente pelo Sol. Nesta fase, a Lua nasce aproximadamente às 18 horas e se põe aproximadamente às 6 horas do dia seguinte.

O professor Li explica que "as partículas de poeira interplanetária que tendem a chegar à Lua podem liberar essas moléculas de água na superfície e misturá-las com o ferro lunar". "O calor desses impactos pode aumentar a taxa de oxidação", diz Li.