Como é a muda do cacto parafuso?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

O cacto parafuso é uma planta desértica, isso significa que ele, diferentemente de outras espécies de plantas, pode crescer em regiões áridas e secas sem maiores divergências. Possui esse nome devido ao formato exótico com que cresce em espiral. Tamanho da muda com aproximadamente 4cm, formadas por semente.

O cacto parafuso se desenvolve naturalmente na forma de espiral e pode ser no sentido horário ou anti-horário. Seu tronco pode conter de 5 a 9 hastes e a coloração é verde-acinzentado. A sua flor que geralmente surge no final da primavera e começo do verão é grande, solitária, branca com lilás e só abre a noite.

Uma dica é cortar uma tira larga e comprida de papel e envolver o broto nela para conseguir manipulá-lo sem terminar com as mãos cheias de espinhos. Nas primeiras semanas após o replante, procure deixar o vaso à meia sombra até que o broto tenha emitido as primeiras raízes novas.

Resolvendo o que fazer com as partes podadas
Ambos os tipos de cacto podem ser replantados. Os ramos podem ser plantados diretamente em um vaso ou colocados sobre um solo fresco para criar raízes. Ramos em colunas precisarão repousar por alguns dias antes de serem plantados. Use partes mortas ou indesejadas como adubo.

No geral, sim. “Alguns cactos toleram meia-sombra com boa luminosidade. Se perceber que a superfície que costuma ser dura e tensionada começa a amolecer, é sinal não está se adaptando a pouca luminosidade”, comenta Luciana Pitombo, da Plantar Ideias.

Cacto macarrão
O cacto macarrão também pertence ao grupo das suculentas de sombra. Formado por caules finos e roliços bastante ramificados, o cacto macarrão exige poucas regas e deve ser cultivado em solo bem drenável.

Para ser bem óbvia, a primeira dica para ter certeza que seu cacto vai florescer é certamente comprar uma planta que já está em flor. Então, você saberá que esse cacto já está na fase que tem a capacidade de gerar aquelas flores lindas.

Continue a leitura!

  • 1 – Bola-de-Ouro. Pinterest. Popularmente conhecido como bola-de-ouro, o Echinocactus grusonii é uma espécie nativa do México e ameaçada de extinção. ...
  • 2 – Lithops. Pinterest. ...
  • 3 – Titanopsis. Pinterest. ...
  • 4 – Argyroderma. Pinterest. ...
  • 5 – Pleiospilos. Pinterest.

Tem sim! Os espinhos e as flores vão ajudar bastante nesse enigma. Os espinhos do cacto nascem das aréolas, enquanto os da eufórbia crescem diretamente do caule. Analise também a quantidade de espinhos e como eles se formam: se em pares ou de forma geométrica.

As flores do cacto bola nascem e se apresentam solitárias e de tamanho grande. As flores do cacto bola ficam localizadas na parte de cima que envolve a planta. Vale comentar, que o nascimento das flores dos cactos tem o significado de perseverança.

Cactos. Os cactos são grandes purificadores de ar e verdadeiros guardiões. Estas plantas são responsáveis por afastar pessoas mal intencionadas, intrusos, inveja e ajudam a absorver energias eletromagnéticas dos eletrodomésticos.

O cacto deve ser podado em duas circunstâncias: para remover os ramos secos, que impedem o crescimento de novos brotos, ou para controle da altura. Neste segundo caso, é importante um olhar profissional para uma poda proporcional ao desenho, evitando que a espécie dobre ou quebre.

Se o cacto apresentar partes encolhidas, enrugadas ou murchas (de aspecto pendente, flácido), ele provavelmente precisa de mais água. Caso o solo esteja totalmente seco, irrigue-o minuciosamente, deixando o excesso de água escorrer pelo fundo do vaso.

Como os cactos são de regiões desérticas, preferem um ambiente mais seco. O ideal é que o solo seja preparado com quantidades iguais de terra e areia. Assim, podemos criar um ambiente mais próximo ao original e, consequentemente, a planta irá crescer mais bonita.

A resposta é sim: assim como qualquer planta, o cacto gosta de água. No entanto, algumas espécies gostam mais que outras, o que vai depender da quantidade de regas. Por serem de regiões secas e com muito sol, o mandacaru e a palma podem não precisar de regas constantes, já que são constituídos por 90% de água.

Primeiro, coloque a barreira de drenagem, com o cascalho ou a telha, seguidos pela manta bidim. Tenha bastante cuidado, pois essa parte garante a sobrevivência do cacto. Depois, é hora de colocar o substrato junto ao adubo, sempre lembrando de deixá-lo mais poroso, pois isso ajuda a drenar a água que ele vai receber.

Cactos precisam de sol
Você deve saber, mas é bom relembrar: o cacto é uma espécie natural do deserto, ou seja, um ambiente seco, mas com uma iluminação bem forte. Por isso, é importante que ele tome sol em média 5 horas por dia direto.

Sob o sol. A primeira coisa a levar em consideração é que os cactos, do grupo das suculentas, gostam de lugares ensolarados. "Como são plantas de deserto, apenas a claridade intensa não é suficiente. O ideal são pelo menos 2 a 3 dias de sol por semana", aconselha Roger.

6. Quanto tempo leva para o cacto enraizar? O tempo necessário para enraizamento varia entre espécies e indivíduos, mas em geral leva algumas semanas até meses.

Quando no chão essas plantas podem pegar chuva à vontade e nos vasos se estiver bem drenado (vou falar disso em outro tópico) sem problemas. Se for uma suculenta mais chatinha, você logo vai perceber que ela começa a "derreter" na chuva. Geralmente as suculentas mais "duras" gostam de muita água e as mais moles não.

O significado espiritual de um cacto é de resistência, além disso, simboliza a capacidade de ver além do que é visível diretamente pelos olhos. Os cactos representam a necessidade de acreditar que você está protegido contra perigos e ameaças, e que a maior ameaça vem da armadura que você usa todos os dias.