Como é a morte por glioblastoma?

Perguntado por: rpaiva . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Normalmente, os pacientes com esse tipo de tumor cerebral morrem em apenas alguns meses. O tumor origina-se do cérebro ou da medula espinhal, e os sintomas incluem fraqueza, fadiga, falta de coordenação, vômitos, náuseas, visão turva, dores de cabeça e convulsões.

Em pacientes com o tratamento pleno (cirurgia com ressecção tumoral maior ou igual a 98%, radioterapia e quimioterapia) a média de sobrevida é entre 1 e 2 anos. Infelizmente ainda não há cura para este tipo de tumor. 4.

O GBM é o tipo mais comum e agressivo de tumor maligno do cérebro, correspondendo a 15% de todos os tumores cerebrais. Mais comum em pessoas acima de 60 anos e apresentam prognóstico desfavorável, com sobrevida média após o diagnóstico de 12-18 meses com tratamento, e 3 meses sem tratamento.

Por não ser originado por fatores controláveis, o glioblastoma não é uma doença que possa ser prevenida.

Nos últimos 60 anos, houve aumento significativo da sobrevida mediana dos pacientes portadores de gliomas de alto grau, de 8 para 15 meses.

Os tipos de glioma incluem astrocitomas, glioma do tronco encefálico, ependimomas, gliomas misturados, oligodendrogliomas e gliomas do nervo óptico. Astrocitomas são tumores nas células gliais desenvolvidas no tecido celular conectivo chamado astrícitos.

O glioblastoma não tem cura, mas, com o tratamento adequado, o paciente pode ter qualidade de vida. E a ciência pode oferecer alternativas, como a vacina, para aumentar a expectativa de vida.

Tumores não cancerosos crescem lentamente e podem crescer excessivamente antes de causar sintomas. Os tumores cancerosos geralmente crescem rapidamente. Um tumor cerebral pode causar muitos sintomas diferentes, que podem aparecer de forma súbita ou podem evoluir gradualmente.

Na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se torna prioritário para garantir qualidade de vida, conforto e dignidade. A transição do cuidado com objetivo de cura para o cuidado com intenção paliativa é um processo contínuo, e sua dinâmica difere para cada paciente.

Esse é o estágio mais grave e com mínimas chances de cura. No estágio IV, o câncer já se espalhou para outros órgãos, afetou os linfonodos e atingiu profundamente os tecidos adjacentes. É conhecido como o grau avançado ou metastático da doença.

O tempo de vida de uma pessoa com tumor cerebral depende de vários fatores, sendo o tipo de tumor o fator mais importante. Existem tumores, como o glioblastoma multiforme, em que o tempo médio de vida, mesmo com todos os tratamentos disponíveis, não costuma ser maior que dois anos.

Causas de tumores cerebrais
As causas dos tumores cerebrais ainda são desconhecidas. Assim, eles não podem ser evitados. No entanto, pesquisas indicam que os tumores cerebrais aparecem quando genes específicos nos cromossomos de uma célula estão danificados e não funcionam mais corretamente.

O sono excessivo pode ser causado por alguns tipos de quimioterapia, alguns tipos de tumores (como os cerebrais) e pela irradiação (radioterapia) do crânio.

As células cancerosas soltam-se do tumor original, vão para outras partes do corpo e formam novos tumores. Esse processo, conhecido como metástase, causa problemas sérios e, por isso, é muito importante que seja detectado e tratado o mais cedo possível.