Como é a mordida de cupim?

Perguntado por: ugarcia . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Por fim, a picada do cupim pode causar leves irritações e alergias. Desta forma, existe uma busca constante da população por evitar a proliferação do cupim.

Os insetos não transmitem doenças diretamente, mas podem aumentar transtornos alérgicos e respiratórios em pessoas sensíveis. Estima-se que os cupins causam bilhões de prejuízos por ano no mundo todo.

O cupim se alimenta de celulose, um componente encontrado em grande quantidade na madeira. Dessa forma, o cupim de madeira, como o nome sugere, se alimenta de qualquer artigo de madeira presente no local, como móveis, prateleiras, portas e janelas, gerando assim prejuízos financeiros para as pessoas.

Espantando cupins
Outra dica é misturar detergente de lavar louça, água e casca de limão, podendo ser substituída por casca de laranja ou de tangerina, também deixa por algum tempo em fusão e depois borrifar a mistura pela casa. A terceira dica é com o capim santo cortado e misturado com álcool.

"Eles precisam de umidade para viver e poderão morrer se forem expostos à luz do sol ou ao ar livre", alerta. Segundo o especialista, os cupins se alimentam de celulose, não somente da madeira, mas de qualquer outra coisa que contenha o material, como livros, carpetes, papel de parede e móveis.

Sintomas de gravidade:
náuseas ou vômito; suor excessivo; agitação; tremores; salivação; aumento dos batimentos cardíacos e da pressão arterial. Nestes casos, procurar atendimento hospitalar o mais rápido possível, mantendo o paciente em repouso, para avaliação da necessidade de aplicação de soro anti-escorpiônico.

A combinação de vinagre com água, por exemplo, é uma delas. Além de matar os cupins, essa solução é capaz de prevenir a chegada de outros para recolonizar o local. O mesmo vale para o óleo de laranja.

Se identifica uma infestação por broca pelo pó que produzem, um pó de serragem. As brocas esfarelam a madeira. Os cupins de madeira seca produzem fezes que se assemelham a pequenos grãos de areia e possuem a cor da madeira que está sendo infestada.

Geralmente à noite, porque os insetos são atraídos pelas luzes das casas e invadem os imóveis em grupos.

O local picado fica inchado, a pele se torna avermelhada e há calor e desconforto na região. O número de picadas sofridas pode intensificar os sintomas. Pessoas mais sensíveis podem sentir coceiras em outras regiões do corpo ou até mesmo uma coceira generalizada.

Os primeiros sinais aparecem de quatro a dez dias depois da picada do mosquito infectado. A doença começa bruscamente e se assemelha a uma síndrome gripal grave.

Você que já levou uma ferroada de abelha, vespa ou formiga, descobriu da pior forma se tem alergia a picada de inseto. Apesar de serem comuns, muitas vezes essas picadas resultam em vermelhidão e inchaço na área lesada.

Cupins Subterrâneos/Solo
São mais agressivos e possuem uma sociedade muito bem organizada. Podem se alojar dentro de concreto, comprometendo toda a estrutura de alvenaria de uma casa e até grandes prédios.

O tempo de vida de uma colônia de cupins varia de acordo com cada espécie, para cupins subterrâneo o tempo de vida de uma colônia pode passar dos 10 anos.

Estes ninhos podem ser encontrados em sótãos, porões, ou mesmo no interior do solo das imediações das construções. É muito simples distinguir se uma determinada infestação é causada por cupins que nidificam dentro da madeira ou por aqueles que nidificam em ninhos independentes.

Querosene. Essa solução é muito eficiente para eliminar grandes colônias de cupim de madeira ou outros insetos de uma superfície. No entanto, para usar o produto, é preciso usar luvas e máscaras de proteção.

Além de uma boa dedetização, dependendo da situação, é possível ter pequenas atitudes que podem manter esses insetos indesejados longe do guarda-roupas. Uma boa solução para evitar traças e cupins é usar bolinhas de naftalina ou cânfora penduradas junto aos cabides e nos cantos do armário.

ácido bórico

O ácido bórico é considerado um dos remédios caseiros mais eficazes contra cupins, independente do tamanho da infestação. Porém, assim como ele é um grande veneno para os insetos, ele é também para o ser humano. Dessa forma, qualquer aplicação deve ser feita utilizando luvas e máscaras.

Os cupins podem ter feito galerias pelo concreto das paredes, passando por frestas e rachaduras, e se instalado nos batentes. Assim, portas e janelas ficam comprometidas.

Continuar lendo Como o cupim morre?