Como é a mordida de barata?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

Assim como a picada de um mosquito, a mordida de barata causa vermelhidão, irritação na pele, inchaço, bolhas e até mesmo infecções. Fique atento a esses sintomas e, caso piorem, vá ao médico para evitar complicações futuras.

As baratas carregam consigo bactérias e germes que podem causar doenças como infecção do trato urinário, febre tifoide, tuberculose, conjuntivite, pneumonia, hepatite A e problemas digestivos. Apesar de raro, baratas podem mordiscar as unhas, dedos dos pés e outras partes da pele, causando feridas.

Todos os tipos de baratas são capazes de nos morder, mas como já demos a entender, pelos seus hábitos, raramente tem o ímpeto (ou a coragem) de nos enfrentar durante o dia.

4- Elas podem passear pela sua boca enquanto você dorme.
Parece até filme de terror, mas é verdade. As baratas têm o hábito de roer os lábios das pessoas enquanto elas dormem para colher restos de alimentos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estes insetos são agentes transmissores de doenças causadas por bactérias, como a furunculose, lepra, tuberculose, poliomielite e diarréia. Existem no mundo, cerca de 20 espécies de baratas domésticas.

Confira algumas dicas caseiras para afastar as baratas de sua casa

  • Folhas de louro: Espalhe folhas de louro nos lugares onde as baratas aparecem — principalmente em locais escuros, úmidos e quentes. ...
  • Eucalipto e alecrim: ...
  • Solução de água e sabão: ...
  • Álcool em gel: ...
  • Bicarbonato e açúcar:

Os principais sintomas de doenças transmitidas por baratas podem ser confundidos com os sintomas de uma virose rotineira. São eles: diarreia, febre, dores abdominais e náuseas. Alguns pacientes também chegam a ficar com pele e olhos amarelados.

E a resposta é não, fique tranquilo quanto a isso as baratas não possuem veneno e o que faz delas um inseto nada desejável dentro das casas e outros locais, é a sua associação a falta de limpeza ou higiene do local e seu “poder” em transmitir bactérias por viverem no esgoto e lixões.

Usar bicarbonato de sódio e açúcar pode ser outra solução para afastar as baratas da sua casa. Misture um copo de açúcar com outro de bicarbonato de sódio e espalhe pela casa. Elas vão ser atraídas pelo açúcar e vão se intoxicar com o bicarbonato de sódio ao comer essa mistura.

Por mais que muitas pessoas simplesmente adorem o cheiro da folha de louro, as baratas odeiam este aroma e tendem a fugir dele. A dica é espalhar folhas de louro em locais que os insetos surjam com frequência e que também possam ser considerados um esconderijo, como, por exemplo, em armários e debaixo do fogão.

Existem muitos inimigos naturais (predadores e parasitas) que atacam as baratas, como por exemplo, osgas (lagartixas), bactérias, formigas, vermes, fungos, protozoários, artrópodes (ácaros, aranhas, besouros, escorpiões, hemípteros e himenópteros) e vertebrados.

Castigos. Algumas pessoas que sofreram castigos, como ser trancadas em lugares escuros, podem desenvolver medo de barata. Ou que precisaram passar por lugares úmidos e pouco iluminados em algum momento da vida. Como você pode notar, esses são ambientes ideais para baratas viverem.

Resumindo: verifique atrás dos móveis, no cantos escuros e próximo aos ralos. Esses são os principais esconderijos de baratas em residências.

manter o local sempre limpo; deixar as lixeiras tampadas o tempo todo; instalar telas em janelas, portas, ralos, exaustores e sistemas de ventilação para evitar o acesso de insetos; manter alimentos em recipientes fechados.

As baratas têm hábitos noturnos, pois é neste período que saem em busca de parceiros para se reproduzirem. Durante o dia, elas ficam escondidas e descansando!

As baratas gostam de ambientes úmidos e algumas espécies preferem lugares quentes. A alimentação é variada. As baratas são insetos onívoros, ou seja, comem qualquer coisa, tendo principal atração por doces, alimentos gordurosos e de origem animal.

Louro, alecrim e eucalipto: mais ingredientes de odor bem característicos para espantar as baratas. Basta pegar algumas folhas dessas plantas e espalhar pelos cantos da casa.

A francesinha vive em média 9 meses, põe ovos em média 5 vezes ao longo de sua vida e coloca de 30 a 50 ovos por vez. A barata de esgoto vive de 2 à 3 anos, põe ovos de 10 à 20 vezes e coloca de 12 a 20 ovos em cada ooteca.

Às vezes pode fingir-se de morta para fugir de seus predadores ou caçadores. - Porque quando a barata morre ela está virada de cabeça para baixo? As aberturas dos órgãos respiratórios da barata se encontram na parte ventral do abdômen.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica mesmo as baratas como um perigo público pela sua responsabilidade na disseminação de patogénos, podendo estar na origem de doenças do foro intestinal como diarreia, cólera e febre tifóide.

Os predadores das baratas urbanas são, além do ser humano, as aves, lagartixas e, por vezes os gatos.