Como é a menstruação depois de uma curetagem?

Perguntado por: itavares . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O útero se recupera por completo alguns dias depois da curetagem, retomando, assim, a sua condição habitual. A menstruação em breve retorna. Usualmente este procedimento não altera as funções femininas.

Isso faz com que a menstruação possa demorar 40 ou mais dias para voltar. Três anos após a menarca, cerca de 95% das mulheres já se encontram com o ciclo menstrual mais ou menos regularizado. Porém, variações ainda podem ocorrer até 5 ou 7 anos após o início da menstruação.

Depois da curetagem, você deve sentir cólicas leves e um pequeno sangramento, que costumam cessar em alguns dias. Só fique atenta a sintomas como febre, dores abdominais e secreção ou sangramento com odor fétido, que podem ser sinal de infecção e de que há ainda algum material retido.

São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.

O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.

O útero se recupera por completo alguns dias depois da curetagem, retomando, assim, a sua condição habitual.

Cuidados pós curetagem
Não existem evidências suficientes sobre um resguardo específico após curetagem, mas a maioria dos ginecologistas recomendam repouso pélvico por algum tempo, variando de três dias a duas semanas, para evitar sangramento e/ou infecção.

- Nos dias que se seguem à curetagem, existe a possibilidade de ocorrer um corrimento de coloração acastanhada, assim como a eliminação de secreção grumosa via vaginal.

Geralmente, a menstruação escura e em pouca quantidade é normal e não indica qualquer problema de saúde, especialmente se surgir no início ou final da menstruação.

A cor da menstruação e do corrimento e sua consistência variam durante o ciclo menstrual. Nos primeiros dias a menstruação normalmente possui um tom de vermelho vivo. Em seguida, o sangramento se torna mais intenso e pode ser mais escuro e mais grosso. A menstruação com coágulos costuma acontecer nessa fase.

A menstruação acaba quando deixa de descer um fluxo vermelho vivo e, gradualmente, a secreção vaginal volta ao normal. Não existe utilidade em saber exatamente o dia em que a menstruação acaba, porque isso não influi no ciclo ou na ovulação.

As amostras de tecido do endométrio retiradas por biópsia ou curetagem são enviadas para análise em um laboratório de patologia. O relatório do laboratório indicará o tipo de câncer endometrial e o estadiamento. O câncer endometrial é classificado de acordo a quanto ele se assemelha ao endométrio normal.

Perguntas frequentes sobre o aborto
O aborto inicia um novo ciclo menstrual, então sua menstruação deve voltar ao normal 4-8 semanas após o aborto.

“Um método obsoleto de abortamento cirúrgico”, diz a OMS, indicando que a curetagem deveria ser exceção e usada somente em abortos acima de 14 semanas de gestação. É que ela traz mais riscos como perfuração uterina, hemorragia, infecção e morte.