Como é a menstruação de quem tem anemia?

Perguntado por: imendes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Portanto, um quadro de anemia pode influenciar na menstruação, atrasando a sua chegada ou mesmo a interrompendo por completo¹. Quando o intervalo entre uma menstruação e outra passa de 35 dias, temos um caso de oligomenorreia. Já quando a menstruação atrasa mais de três meses, recebe o nome de amenorreia¹.

Menstruação e anemia
Quando se perde sangue todo mês durante a menstruação, o ferro contido naqueles glóbulos vermelhos também é perdido. Se a ingestão mensal de ferro e absorção não substitui o ferro perdido durante a menstruação, você pode acabar com uma anemia por deficiência de ferro (2).

Mulheres com fluxo moderado e ciclos bem-espaçados não terão deficiência de ferro por causa da menstruação. Do contrário, se você identifica sangramento excessivo durante o período menstrual, procure seu médico. Durante qualquer tipo de sangramento, o organismo perde um mineral chamado ferro.

O deslocamento do endométrio – um tecido criado na parede interna do útero – é o responsável por dar origem à menstruação. Em alguns casos, pode acontecer de pedacinhos de pele aparecerem junto ao sangue. Esses pedacinhos, geralmente, são resquícios do endométrio, conforme o ginecologista Dr.

Como saber se estou com anemia pelos olhos? Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.

A anemia é uma condição caracterizada pela diminuição na produção dos glóbulos vermelhos. Isso afeta imediatamente o transporte do oxigênio dos pulmões, que é utilizado para nutrir todas as células do organismo.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

Alimentos com alta concentração de vitamina K, como brócolis, couve, fígado, aspargos, folhas de espinafre e abacate, interferem na cascata de coagulação normal do organismo, o que pode aumentar o fluxo menstrual.

Sinais e sintomas da anemia

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

A criança que tem anemia falciforme é mais sujeita a infecções, independente da menstruação. Com a menstruação pode ocorrer uma piora da anemia e não da imunidade. O controle adequado, uso de ácido fólico e acompanhamento próximo com hematologista é fundamental.

Algumas dicas simples simples que ajudam no tratamento da anemia são:

  1. Comer alimentos ricos em ferro. ...
  2. Comer frutas ácidas durante as refeições. ...
  3. Evitar alimentos que diminuem a absorção de ferro. ...
  4. Consumir probióticos. ...
  5. Usar suplementos de ferro.

Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro; Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.

A anemia traz os seguintes efeitos adversos: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia (morbidez), perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal².

A cor da menstruação e do corrimento e sua consistência variam durante o ciclo menstrual. Nos primeiros dias a menstruação normalmente possui um tom de vermelho vivo. Em seguida, o sangramento se torna mais intenso e pode ser mais escuro e mais grosso. A menstruação com coágulos costuma acontecer nessa fase.

A maioria das mulheres passa de 4 a 7 dias no período menstrual. Mas, para os especialistas, até 8 dias é considerado normal. Nos dois primeiros dias o fluxo é maior e com o passar dos dias o sangramento diminui de volume. Por isso, além da duração da menstruação, é preciso ter atenção à quantidade de sangue.

O tom vermelho vivo significa que o endométrio (a camada que recobre o útero) acabou de descamar. Nesses casos, o sangramento pode ser grande e até mesmo em formato de coágulos, como se fossem pedaços mais viscosos. Já alterações na intensidade e sangramentos fora de hora merecem atenção.

Anemia e saúde bucal
Existe uma relação entre anemia e boca seca. A baixa circulação sanguínea leva ao mal funcionamento de diversas glândulas, entre elas as glândulas salivares. Elas passam a produzir menos saliva o que leva ao quadro de boca seca. Outros sintomas também são notados.

Nas anemias crônicas, a baixa na produção de hemoglobina provoca palidez cutânea e nas mucosas, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia, porque o coração é obrigado a bater mais depressa para garantir o fornecimento ...

Qualquer tipo de anemia pode causar cansaço, indisposição e inclusive dores nas pernas. É importante diagnosticar o motivo da anemia para que ela possa ser tratada adequadamente.

Perda de sangue e/ou ferro: a perda contínua de sangue pode levar à anemia. Alguns casos de sangramentos crônicos, como fluxo menstrual irregular e aumentado, sangramento nasal, gástrico e/ou intestinal, hemorroidas, parasitoses intestinais, hematúria (sangue na urina).