Como é a mancha de lúpus?

Perguntado por: lresende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Uma curiosidade sobre o nome da doença: a característica mais marcante do lúpus é uma mancha avermelhada na face se expandindo do nariz até as maçãs do rosto.

Sintomas de Lúpus
No início, são comuns sinais dermatológicos e sistêmicos, como febre baixa, cansaço, desânimo, perda de peso, dor nas costas e apetite. Já os sintomas mais específicos incluem: O surgimento de lesões de pele ocorre em até 80% dos casos.

Qual o exame de sangue para detectar o lúpus? O diagnóstico é feito através do reconhecimento dos sintomas pelo médico. Ao mesmo tempo, como algumas alterações nos exames de sangue e urina são muito características, eles também são habitualmente utilizados para a definição final do diagnóstico.

Os sintomas do lúpus não são exatamente exclusivos. Pessoas que têm hanseníase, hepatite C, rubéola ou outras doenças autoimunes podem desenvolver sintomas muito parecidos e podem também ter o exame de FAN positivo sem que tenham lúpus.

Quais são as causas do lúpus? Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, as causas do lúpus não são conhecidas, mas sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais contribuem para seu desenvolvimento.

Sintomas do Lúpus Eritematoso Sistêmico

  1. Fraqueza;
  2. Febre e mal-estar frequente;
  3. Dores nas articulações;
  4. Rigidez muscular e inchaços;
  5. Vermelhidão na face em forma de “borboleta” sobre as bochechas e a ponta do nariz;
  6. Muita queda de cabelo.

Até 95% dos indivíduos com lúpus relatam dor nas articulações (artralgias) e dores musculares (mialgias).

Se o FAN vem positivo indicando que a fluorescência se concentrou no núcleo das células, formando um padrão “pontilhado grosso”, há maior chance deste resultado estar associado ao lúpus. Já se o padrão da fluorescência estiver no núcleo com aspecto “pontilhado fino denso”, temos mais provavelmente uma pessoa saudável.

Em pessoas com lúpus, a miosite é menos comum que a artrite, mas também pode ocorrer como parte da atividade da doença. As pessoas com miosite têm fraqueza e dor nos músculos dos braços, pescoço e pernas.

O lúpus é uma doença crônica (de longa duração) que alterna períodos de calma ou remissão com outros de reativação, chamados de surtos. Os sintomas aparecem e desaparecem. Pode causar inflamação (por exemplo, lesão na pele) uma semana e nenhum sintoma na semana seguinte.

Além disso, o lúpus eritematoso sistêmico também pode afetar a boca criando pequenas úlceras, porém, a profissional explica: “Pode ser que as lesões sejam assintomáticas. Isto é, que não causem dor ao paciente”.

EXISTEM QUATRO TIPOS DE LÚPUS BEM DEFINIDOS

  1. LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO (LES) É o mais frequente entre os quatro tipos de lúpus. ...
  2. LÚPUS CUTÂNEO. ...
  3. LÚPUS INDUZIDO POR DROGAS. ...
  4. LÚPUS NEONATAL.

Então, os casos graves e incapacitantes do lúpus são suscetíveis a direitos previdenciários temporários ou até mesmo definitivos. É importante apresentar laudos, exames e provas da manifestação severa da doença.

O reumatologista é o profissional da saúde que cuida de problemas inflamatórios, nas articulações ou nos tecidos que as cercam. Segundo o especialista, médicos dermatologistas também podem auxiliar quando os sintomas do lúpus aparecem na pele.

– As pessoas associam a dor ao frio, mas quando esfria há um aumento significativo do diagnóstico de doenças que podem parecer assintomáticas nos dias quentes, como a artrose e as artrites, por exemplo. Pacientes com esclerose sistêmica e lúpus eritematoso sistêmico também costumam reagir com dor ao frio.

O papel de diversas substâncias químicas como desencadeantes do lúpus propriamente dito, incluindo determinados medicamentos que são associados a um subtipo da doença: o LES induzido por droga. Apesar desses fatores, a produção anormal de auto-anticorpos pelas células B é a principal característica da doença.

É o caso do lúpus, que atinge uma a cada 1.700 mulheres, de acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia. Com o estado emocional debilitado, os sinais da doença, como lesões na pele, feridas na boca, erupções cutâneas e fadiga tendem a aparecer ou se intensificar.

Muitas pessoas com lúpus podem achar difícil manter um peso adequado em consequência do uso de corticoides e do sedentarismo. É importante entender que, nas pessoas com lúpus, a obesidade pode estar associada a atividade de doença, depressão, bem como fadiga e dor.