Como é a mãe narcisista?

Perguntado por: avieira4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Uma mãe narcisista sempre tem razão e, por não admitir culpa nem responsabilidade, atribui o erro ao outro. Assim, ela acaba se colocando sempre como dona da razão.

Os filhos de mãe narcisista
Filhos de lares disfuncionais como este crescem com um forte sentimento de desamparo aprendido, inadequação, culpa e baixa autoestima, pois são constantemente criticados, invalidados, agredidos física, emocional e psicologicamente.

Problemas de identidade: a grandiosidade provocada pelo transtorno de personalidade narcisista ocorre devido à angústia e ao sentimento de vazio que a mãe carrega. Por não conseguir se amar, ela busca estímulos externos para compensar a falta de conteúdo.

Ouça com atenção seus dilemas emocionais e tente encontrar uma saída em comum, que funcione para você e para ela. Evite confrontos: ao perceber que sua mãe é narcisista e que isso está afetando o relacionamento entre vocês, não busque o confronto, não busque impor a sua vontade.

Processe a perda da mãe narcisista por completo
O luto faz parte da sua cura emocional, portanto, sem luto não haverá bem-estar emocional. Você pode até adiar o momento de processar esta perda, mas nunca será capaz de evitar o processo por inteiro.

Estudo de 2.200 pessoas diz que apenas uma pergunta pode revelar o verdadeiro egomaníaco. Como você pode facilmente identificar um narcisista? A resposta é: basta perguntar a ele. Até agora, os psicólogos geralmente usaram um questionário com 40 itens chamados Narcissistic Personality Inventory.

O narcisista parece fazer tudo certo quando você chora: ele ouve e consola você, não tenta mudar seus pensamentos ou sentimentos, e está presente e sintonizado. E então, quando a poeira baixa, ele diz coisas como: “Acho que não devíamos mais ficar juntos.

Pessoas altamente narcisistas odeiam ver os outros felizes. É porque eles mesmos são incapazes de sentir felicidade genuína. Eles usarão muitas ilusões e justificativas para explicar por que sua felicidade é, em muitas palavras, um ato de agressão contra eles.

Mães manipuladoras e vitimistas. O último dos tipos de mães tóxicas, se refere às mães que manipulam, impõem regras e fazem os seus filhos se sentirem culpados se não fazem o que elas querem. Tudo gira ao seu redor, só pensam nelas e usam os seus filhos.

O filho narcisista costuma acreditar que é melhor em tudo e está sempre com a razão, não importa o que digam para ele. Essa conduta prejudica as conversas em família e até situações que deveriam ser vividas com tranquilidade, já que causa arrogância e episódios de desobediência.

Por outro lado, o narcisista terá um comportamento obsessivo com quem o ignora. E para o resto da sociedade, ele fará com que eles acreditem que foi ele quem terminou a relação. Isso se deve à imagem muito superior que eles têm de si mesmos em relação aos outros.

Causas do transtorno de personalidade narcisista
Fatores genéticos e ambientais podem contribuir para o desenvolvimento do transtorno de personalidade narcisista. Uma teoria sugere que os cuidadores podem ter agido com a criança de maneira que não a ajudou a desenvolver um senso do eu estável.

A mãe narcisista é, portanto, a mulher que apresenta narcisimo materno patológico. O perfil se caracteriza por ter opinião elevada sobre si, exigir admiração constante e crer que outras pessoas são inferiores. Por isso, gera comportamentos abusivos que prejudicam a saúde mental dos jovens que convivem com ela.

Uma forma de evitar que o narcisista manipulador destrua a sua autoestima é dizer para que não compare você com ninguém. Você pode falar “entendo e respeito o seu ponto de vista, mas conheço as minhas qualidades, sei quem sou e não vou perder meu tempo com esse tipo de comparação. Não faça mais isso.”

Os narcisistas normalmente fazem comentários para irritar os outros, mas você não deve morder a isca. Responda sempre de forma calma e, se sentir que está se irritando, respire fundo ou saia para caminhar um pouco e se acalmar.

Defina os limites que você quer impor.
...
Se você precisar bater o pé e ser firme com uma decisão, vá direto ao ponto.

  1. "Eu tentei deixar pra lá, mas não consigo. ...
  2. "A senhora não pode dar palpite na forma como eu crio meus filhos. ...
  3. "Para de fazer papel de vítima quando eu não consigo largar o que estou fazendo pra te ajudar.

Eis ai outra lógica da religião muito usada pelas mães narcisistas cristãs, o medo de Deus que manda para o inferno. O primeiro texto que é muito usado é o de Êxodo 20:12 que diz: · “Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá.”

Do ponto de vista espiritual, quem nasce com uma mãe narcisista em seu caminho pode ter um planejamento encarnatório que priorize a autoestima. Nada melhor para fortalecer a autoestima do que sofrer humilhações.

O maior medo de um narcisista é a rejeição. Isso explicaria a conduta dele. Espero que ele tenha esse reality como um aprendizado para evoluir como pessoa, reveja suas atitudes para nunca mais atacar ou expor uma mulher.

A melhor maneira de neutralizar um narcisista é não ter medo dele. Esse tipo de pessoa baseia seu poder nas inseguranças e nos medos dos outros. É alguém muito atento aos pontos fracos dos outros para atacar exatamente onde machuca.

O narcisista tem um ego ferido e o sofrimento que causam é uma projeção do sofrimento interior e das feridas que evitam. Seu maior medo é ser considerado louco, ou seja, fraco, e é por isso que eles sentem prazer em fazer os outros se sentirem assim.