Como é a língua de quem tem diabetes?

Perguntado por: abeiramar . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

O nível elevado de glicose no sangue, a diminuição do fluxo salivar e a baixa imunidade favorecem a adesão do fungo nos tecidos bucais. Sua manifestação é por meio de placas brancas principalmente na língua. Quando elas são removidas com espátulas, revela-se uma mucosa avermelhada e mais sensível na região.

Sintomas do diabetes tipo 1

  1. Dificuldade para cicatrizar ferimentos.
  2. Formigamento nos pés e nas mãos.
  3. Grande perda de peso.
  4. Sede, fome e fadiga excessivas.
  5. Urinar com frequência.

Sendo assim, os rins precisam trabalhar mais para eliminar o líquido desnecessário. Nos quadros de diabetes descontrolada, isso também pode ocorrer. É a cor ideal da urina, entre o amarelo-claro e o amarelo dourado.

O aparecimento de manchas escuras com textura aveludada também está vinculado ao transtorno. Essa alteração na pele é conhecida como acantose nigricans, doença dermatológica caracterizada por lesões de cor cinza e engrossadas.

Uma pessoa diabética tem a pele mais ressecada e propensa a sofrer machucados e infecções. Ao combinar isso com a questão da falta de sensibilidade, um simples arranhão pode surgir e ficar dias sem ser descoberto.

Os dedos afetados apresentam níveis de dificuldade em flexionar e estender, podendo até mesmo ficar em posição “travada”, por isso o nome Dedo em gatilho.

Para detectar a doença, o exame básico é a chamada glicemia de jejum, que deve estar entre 70 a 110 mg por 100 ml de sangue. Se o resultado ultrapassar 126 em dois exames seguidos, é diabete na certa. Mas se os números apontarem entre 110 e 125, pede-se o teste oral de tolerância à glicose para tirar a teima.

Quando os níveis de açúcar no sangue aumentam, a pessoa sente tonturas, juntamente com outros sintomas, como sede, fome, cansaço e letargia. A melhor forma de evitar esses picos e quedas é através do monitoramento diário, seguir a medicação corretamente e investir em uma alimentação saudável.

O excesso de glicose no sangue causa uma espécie de inchaço do cristalino, a lente dos olhos, mudando sua forma e flexibilidade. A alteração diminui a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle da doença.

Uma fruta (por exemplo: meio mamão-papaia, melão, morangos ou banana) com aveia em flocos, farinha de linhaça ou chia e iogurte natural sem açúcar. Combinação da proteína do iogurte, fibras da aveia, linhaça e chia. Carboidratos e fibras das frutas. Omelete com sementes (como linhaça, chia ou quinoa) e uma fruta.

A sensação de cansaço constante está relacionada ao diabetes. Isso ocorre porque a doença faz com que a glicose do sangue não vá para as células na quantidade adequada, o que acarreta em falta de energia para o corpo realizar as funções e atividades do dia a dia. Além da fadiga, a diabetes pode provocar dores no corpo.

Diabetes. É muito comum que a urina de pessoas diabéticas tenha um cheiro forte e doce. E se a doença não for controlada, a urina pode ter odor de acetona. Além disso, esses pacientes são mais propensos a desenvolver ITUs.

Um cheiro adocicado na urina muitas vezes funciona como pista importante no diagnóstico de diabetes. Para quem já tem diagnóstico desta doença, o cheiro doce pode indicar que o nível de açúcar no sangue não está sob controle, como deveria.

O Dia Mundial do Diabetes é 14 de novembro, mas hoje começa a mobilização em todo o planeta com a ênfase no azul, cor que reflete o céu e une todas as nações, também a cor do diabetes, cujo símbolo é um círculo azul, figura que simboliza a vida e a saúde.

7 dicas para equilibrar o seu nível de glicose

  1. Reduza os processados. ...
  2. Coma mais fibras. ...
  3. Escolha proteínas de qualidade. ...
  4. Consuma gorduras saudáveis. ...
  5. Prefira alimentos integrais. ...
  6. Cuidado com o jantar. ...
  7. Beba bastante água.

Para controlar a diabetes é preciso passar por uma mudança no estilo de vida, como deixar de fumar, manter uma alimentação saudável e mais natural possível, pobre em doces e carboidratos em geral, como pão, arroz ou massa, além de evitar bebidas alcoólicas e praticar atividade física de forma regular.