Como é a letra da brincadeira Popai?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

“POPEYE, POPEYE, POPEYE FOI À FEIRA E NÃO SABIA O QUE COMPRAR COMPROU UMA CADEIRA PARA OLÍVIA SE SENTAR, A OLÍVIA SE SENTOU, A CADEIRA ESBORRACHOU, COITADINHA DA OLIVIA FOI PARAR NO CORREDOR, O CORREDOR ESTAVA SUJO, SUJO DE POEIRA COITADINHA DA OLÍVIA, FOI PARAR NA GELADEIRA.

Jeito de brincar
Em dupla, os participantes batem uma mão em cima e a outra embaixo e, na sequência, batem uma palma enquanto entoam a canção abaixo. Na parte em que a música repete três vezes a mesma palavra, as crianças batem três palmas. Quando a música acaba, todos ficam paralisados como estátuas.

A brincadeira Osani tem origem da República Democrática do Congo, da floresta de Ituri. Esta brincadeira possui significados e conhecimentos milenares. Os participantes sentam-se juntos, uns dos outros, com as pernas esticadas para o centro do círculo.

Usavam tocos de madeira, pedrinhas, legumes e palitos para fazer animais, além de brincadeiras como amarelinha, cinco Marias, bolinha de gude, cantigas de roda, passa anel, roda pião, empinar pipa, dentre várias outras e, assim, se divertiram por décadas e décadas.

Com quem será que a Fulana vai casar: loiro, moreno, careca. cabeludo, desdentado, barrigudo, rei, ladrão, polícia, capitão, mocinho bonito do meu coração, pode pular que é pra já.

Há muitas brincadeiras cantadas que integram o folclore infantil, veja os exemplos:

  • Escravos de Jó: ...
  • Capelinha de melão: ...
  • Caranguejo não é peixe: ...
  • Fui no mercado: ...
  • Peixe-vivo: ...
  • Ciranda, cirandinha:

Em uma roda, as crianças colocam a mão direita sobre a mão esquerda do seu vizinho, com a palma para cima. A primeira bate a mão direita na direita do vizinho. Quem recebe o tapa repete o feito e assim vai, a cada sílaba cantada, até o final da cantiga. O último a levar o tapa sai do jogo.

Como Brincar
Para cães que adoram caçar: role a caveirinha no chão para seu cão persegui-lo e caçá-lo. Os movimentos irregulares deixarão o cão enlouquecido pela “presa”. Não arremesse o produto pois é pesado e rígido.

Para brincar: Cordinha
Quando a criança que pula fala a palavra completinha, ela sai da corda e dá vez a outro participante. Quem está pulando não pode pisar na corda.

Funciona mais ou menos assim: as crianças estão sentadas lado a lado no chão, todas com as pernas esticadas como se fossem uma galinha que vai para a panela; depois, uma criança fica de pé, segurando uma colher de pau, e vai tocando as pernas dos sentados enquanto canta “kakopi, kakopi”; quem tem uma perna tocada tem ...

MÃE-DA-RUA
PARTICIPANTES No mínimo três. COMO BRINCAR São traçadas no chão duas linhas paralelas e distantes uma da outra cerca de 4 metros (ou 4 passos). O grupo se divide em dois lados, deixando na área central apenas uma criança, a "mãe da rua". As demais devem atravessar a "rua" pulando em uma perna.

O primeiro participante tem que tentar pisar no de alguém com um único passo ou pulo e ficar onde parou, na mesma pose congelada. A pessoa responde tentando tirar o rapidamente num outro único passo ou pulo e congelar também. Quem tiver seu pisado, sai da roda e passa ao estado de observador.

Jeito de brincar
Todos fazem uma roda e um diz "Coca-cola, Pepsi-cola, quantos anos você tem?", apontando para uma pessoa diferente em cada sílaba. Depois, conta até doze. Quem for apontado quando chegar no número doze sai da roda. A repetição continua até sobrar apenas um participante.

Os Jogos de mãos são brincadeiras populares, acompanhadas de frases ritmadas, parlendas, rimas cantadas, coreografias e percussão corporal.

Como brincar:
Forme uma roda com todos dando as mãos. Comece a girar devagar cantando a canção “Corre Cotia”. Ao término da música, quando chegar o momento de falar “… caiu!”, todos se abaixam.

Descrição: Os participantes sentam-se em uma roda e cobrem os olhos. Um deles anda em volta com um lenço na mão para deixar atrás de um dos amigos. E vai cantando a música: “Corre, cotia, na casa da tia.