Como é a higiene na Alemanha?

Perguntado por: ecortes . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

As Waschlappen – toalhas de banho de mão – fazem parte da higiene pessoal na Alemanha e, no inverno, muitas vezes substituem o banho de chuveiro por alguns dias da semana. As toalhas pequenas são como uma luva. Depois de colocar a mão dentro do tecido, basta molhar e passar no rosto, axilas e partes íntimas.

A Alemanha apresenta um bom desempenho em muitas dimensões de bem-estar em comparação com a maioria dos demais países no Índice para uma Vida Melhor. A Alemanha apresenta desempenho acima da média nos quesitos: educação, qualidade do meio ambiente, segurança, engajamento cívico e satisfação com a vida.

Os franceses, norte-americanos e espanhóis tomam um banho por dia. No Reino Unido e na Turquia, praticamente só metade da população faz isso diariamente.

Ok, bebidas alcoólicas são bastante consumidas no país, mas os alemães gostam mesmo, pela manhã, é de algo quente e revigorante. Chá ou café, por exemplo! O consumo de qualidade de ambos, assim como do vinho, era atrelado ao poder de compra. Ou seja, somente os ricos tomavam bons chás e cafés.

8) Não tem “lugar” pra tomar cerveja
Muita gente pergunta “Na Alemanha pode beber cerveja na rua?”. Ao contrário de muitos países no mundo em que não se pode beber cerveja nas ruas ou em estádios e eventos esportivos, na Alemanha a cerveja é liberada pra você beber onde bem entender.

Na Alemanha, governo garante que água da torneira é limpa e segura para consumo. Proprietários de imóveis são obrigados por lei a cuidar da higiene da tubulação. Mesmo assim, muitos preferem beber água mineral.

Europeu não toma banho
E não estamos falando de qualquer tentativa de camuflagem com perfume! Muitos tomam até dois banhos por dia no inverno rigoroso, com temperaturas negativas. Entretanto, é verdade que parte ainda não é tão adepta ao banho diário.

À noite, os alemães preferem fazer refeições leves. No chamado Abendbrot, não podem faltar uma variedade de embutidos, ovos e de pães – na Alemanha há mais de três mil tipos de pão. Para muitos, seis da tarde é a hora do Abendbrot, o "jantar de pães" alemão.

Os alemães são, de fato, pontuais, eficientes, trabalham duro e tendem a manter uma certa distância de quem não conhecem. Eles prezam pela ordem e não têm medo de avisar a qualquer um que esta pessoa está infringindo alguma regra, seja legal ou moral.

Vantagens e desvantagens de morar na Alemanha? A principal vantagem de morar na Alemanha é a qualidade de vida que o país oferece, uma das melhores do mundo. Além disso, é um país com muitas oportunidades, tanto para quem busca estudar, quanto para aqueles em busca de emprego.

O sistema de educação na Alemanha é um dos melhores da Europa, sendo o país também sede de algumas das melhores e mais antigas universidades do continente.

De uma forma geral, a imagem dos brasileiros na Alemanha é positiva. Os brasileiros são vistos como pessoas que trabalham de forma diligente e comprometida, além de se comunicarem de forma clara e expansiva. Há, entretanto, relatos de xenofobia.

Os países que apresentam menor número de banhos semanais são Inglaterra, China, Rússia, Turquia e Japão. Na Inglaterra, por exemplo, cerca de 80% das mulheres não tomam banho todos os dias e 30% chegam a ficar até três dias sem.

Brasil e Alemanha são apontados como os países mais higiênicos do mundo. China e Malásia tiveram os índices mais baixos. Na China, apenas 27,5% da população relatou lavar as mãos mais de 5 vezes por dia.

Já os países que menos frequentam o chuveiro estão China e Inglaterra. 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e que 30% delas chegam a passar até três dias sem se banhar. Na média global, a maioria das pessoas toma um banho por dia.

O homem alemão costuma ser um bom galanteador, mas de forma bem sutil. Se você sentir que o homem é meio frio, pode ser que ele não esteja tão interessado assim. Os alemães falam algo direto ao ponto apenas quando já há uma certa intimidade. Conquistar um deles pode requerer paciência, mas é recompensado.