Como é a ginástica no Brasil?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

A ginástica desembarcou no Brasil através dos imigrantes alemães, no século XIX. Fixado no Rio Grande do Sul, os europeus trouxeram os ensinamentos de Friedrich Ludwig Christoph Jahn, e aos poucos foram introduzindo os equipamentos na prática dos exercícios.

Há 5 modalidades de ginástica competitiva:

  • ginástica artística.
  • ginástica acrobática.
  • ginástica de trampolim.
  • ginástica rítmica.
  • ginástica aeróbica.

A grande trajetória da história da ginástica no Brasil com seus diferentes métodos ginásticos europeus, teve grande influência para a criação da disciplina de educação física escolar no país. Sendo em muitos momentos na atualidade esquecida na rede de ensino.

Em 25 de novembro de 1978, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), órgão responsável pela modalidade no país. Logo, ela filiou-se à Federação Internacional de Ginástica (FIG), responsável pela organização de competições mundiais. A primeira participação olímpica brasileira foi em Moscou, em 1980.

Veio da Alemanha a primeira referência da Ginástica Artística para os brasileiros. Os imigrantes alemães recém-chegados ao Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, trouxeram os ensinamentos do professor Friedrich Ludwig Jahn. As primeiras competições, porém, têm sede em Santa Catarina, já no final da década de 1850.

Corrida e caminhada
A praticidade da corrida e da caminhada fazem da modalidade o segundo esporte mais praticado no Brasil.

Foi na Grécia que a ginástica alcançou um lugar de destaque na sociedade, tornando-se uma atividade de fundamental importância no desenvolvimento cultural do individuo.

Foi na Grécia que a ginástica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educação física dos gregos.

ginástica artística

Atualmente, a ginástica artística é um dos mais populares esportes — não apenas nos Jogos Olímpicos — e um dos mais exigentes para com seus atletas e praticantes.

A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.

A ginástica geral desenvolve a saúde, a condição física e a integração social. Além disso, contribui para o bem-estar físico e psíquico, sendo um fator cultural e social. Nos movimentos executados nas atividades práticas, são desenvolvidas as seguintes capacidades físicas: força muscular, equilíbrio e velocidade.

A ginástica surgiu no Brasil no início do século XIX, trazida por imigrantes europeus, em geral mestres de dança. As aulas de dança foram o primeiro passo para a prática da ginástica rítmica. Os homens, na mesma época, só faziam ginástica no Exército, com base em princípios da ginástica sueca.

A reserva da seleção brasileira será Christal Bezerra. Jade Barbosa segue sem atuar nesta temporada e não vai ao Mundial.

Modalidades mais comuns da ginástica
Existem vários tipos de ginástica, porém as modalidades mais comuns são a ginástica geral, olímpica (artística), acrobática e rítmica. A Ginástica olímpica ou artística pode ser dividida por vários aparelhos, sendo dividida por sexo.

Grécia

Mas os historiadores apontam a Grécia como o berço da ginástica. A busca pelo corpo perfeito para praticar esportes e para aperfeiçoar o desempenho militar estão na gênese da modalidade.

Com a Tóquio em mente, Simone Biles quer repetir seu momento de glória e se consagrar como uma das melhores ginastas de todos os tempos.

Friedrich Ludwig Jahn

Em 1811, o professor alemão, Friedrich Ludwig Jahn, considerado o pai da Ginástica, fundou a primeira escola de ginástica para homens, em Berlim. Foi o começo da ginástica, como conhecemos hoje. Em 1896 se tornou esporte Olímpico e em 1928 as mulheres passaram a competir.

A ginástica artística chega ao Brasil em finais do século XIX. Trazidos por imigrantes europeus, foi nos Estados da região do sul que ela teve início. Em 1858 foi fundada em Santa Catarina a Sociedade de Ginástica de Joinville.

Desde 2001, foram 16 pódios do país no maior evento anual da modalidade, seis de ouro, seis de prata e quatro de bronze. Relembre quem são os sete ginastas brasileiros medalhistas mundiais e quais foram as suas conquistas.

Saltos mais citados pelos especialistas no ensino da Ginastica Artística. Inicialmente, esperava-se que os professores apontas- sem apenas quatro saltos considerados básicos realizados no solo: estendido (ou esticado), grupado, carpado e afas- tado.