Como é a garganta de quem fuma?

Perguntado por: aevangelista . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 3 votos

“Fumar causa irritação na mucosa do nariz, da boca e da laringe. Entre os diversos problemas nessas regiões do organismo, o fumante pode desenvolver halitose, rouquidão ou, até mesmo, câncer na laringe, para citar apenas alguns”, alerta o Dr.

O tratamento definitivo da garganta irritada depende precisamente da causa, no entanto, existem formas de proporcionar o alívio imediato das dores.

  1. Beba muitos líquidos. ...
  2. Aposte nas pastilhas e rebuçados. ...
  3. Experimente própolis. ...
  4. Previna o refluxo. ...
  5. Proteja a sua voz.

Dentre os principais danos do tabaco na cavidade bucal estão o câncer de boca, a doença periodontal e a halitose, além de manchas nos dentes, na língua e na mucosa.

Ela pode levar até três semanas para passar, causando dor de garganta, irritação nas cordas vocais, tosse e rouquidão.

Uma causa de uma tosse constante é o fumo. Isto é comumente referido como tosse de fumante e é causada pela falta de cílios na traqueia, estruturas responsáveis por aprisionar o muco e substâncias estranhas ao corpo, porém, com a inalação da fumaça as mesmas são paralisadas ou destruídas.

A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite. A inalação de substâncias tóxicas também podem causar irritação na garganta, assim como o consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo de alimentos para a garganta.

A faringite viral é uma inflamação da faringe provocada por um vírus, que pode ocorrer isoladamente ou como uma infecção secundária do sistema respiratório, depois de uma gripe ou resfriado, por exemplo. Esse tipo de inflamação também pode ser provocada por bactérias, mas na maioria dos casos tem origem viral.

Deixar claro que fumar é um vício vai ajudar o seu namorado a entender que ele não tem controle sobre a própria vida.
...
Se nada disso for mencionado, tente tocar no assunto com delicadeza.

  1. Você: "Li um artigo no jornal hoje que me chamou a atenção. ...
  2. Ele: "Que bom! ...
  3. Você: "Mas que surpresa! ...
  4. Ele: "Não. ...
  5. Você: "Sério?

Sintomas da irritação na garganta

  1. sensação áspera na garganta;
  2. desconforto que piora com a deglutição ou fala;
  3. voz rouca ou abafada;
  4. amígdalas vermelhas e inchadas;
  5. pus ou presença de manchas brancas nas amígdalas;
  6. glândulas doloridas e inchadas no pescoço ou na mandíbula.

O pigarro é afecção muito comum, geralmente relacionada ao tabagismo e a estados gripais. O tabagismo causa alterações na superfície das vias aéreas (que conduzem o ar até os pulmões). Acredita-se que algumas delas sejam irreversíveis.

O pigarro é caracterizado pelo excesso de muco na garganta. O problema é causado por irritação ou inflamação na região, que podem ser decorrentes de diversas complicações. O excesso de muco pode causar complicações mais graves se for persistente, devendo ser investigado o quanto antes.

Para os beijoqueiros de plantão, uma má notícia: beijar na boca ultrapassou o ato de fumar e beber álcool como principal fator de risco para o desenvolvimento de câncer de cabeça e pescoço.

Mau hálito
A fumaça do cigarro resseca nossa boca e inibe a produção de saliva. Dessa forma, parte das substâncias que consumimos permanece na nossa boca e é digerida, exalando odores que provocam a halitose.

GR — Então o dentista sabe se o paciente fuma? Regis — Geralmente o dentista sabe. É uma mancha mais grudenta e algumas bocas ficam bem marcadas, mas é relativo pois outras não. A questão é da porosidade do esmalte do dente e de quanto a pessoa limpa depois de fumar.

Fumar um ou dois cigarros faz mal? Faz menos mal do que fumar meio, um ou dois maços por anos, mas, mesmo assim, também é prejudicial. As substâncias presentes no cigarro podem atacar o organismo e diversas condições de saúde são causadas pelo tabagismo.

A segunda, inalada pelo fumante passivo, é muito mais tóxica, porque não é filtrada e é mais fria do que a tragada. Ao tragar, o fumante “esquenta” a fumaça. Já os gases e partículas que formam a fumaça secundária, por sofrerem menos ação do calor, ficam preservados e atingem mais o pulmão.

Se você é fumante e anda por aí sofrendo com tosse, falta de ar, respiração ofegante, chiado, muco e cansaço, esses podem ser sinais de alerta para algumas doenças respiratórias importantes.

Não demora muito para que os efeitos do cigarro danifiquem o corpo. Na verdade, leva apenas cinco a sete dias. Desde que um cigarro enche seus pulmões com substâncias químicas perigosas, os pulmões não conseguem recuperar-se totalmente.

Segundo pesquisas, dentro de algumas horas sem receber a fumaça e suas toxinas, o pulmão é capaz de começar a se recobrar. Mas se regenerar completamente do tabaco? Isso depende do tempo de tabagismo e do grau de lesões que podem ter se instalado no pulmão.

Tanto para fumantes quanto para não fumantes, o câncer de pulmão costuma se apresentar da mesma forma, com sintomas como: cansaço; tosse; expectoração com sangue; dor no peito; dificuldade para respirar; rouquidão; perda de peso e de apetite.

GARGANTA

  • Mudanças na voz (“como se tivesse uma batata na garganta”)
  • Dificuldade para engolir ou sensação de que alguma coisa está presa na garganta.
  • Irritação da garganta que não passa.
  • Dor de ouvido.
  • Caroço no pescoço.
  • Tosse.
  • Dificuldade para respirar.
  • Perda de peso inexplicável.