Como é a fórmula de Blondel?

Perguntado por: rnunes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

A Fórmula de Blondel consiste no valor da altura de 2 degraus acrescidos do valor da largura de 1 degrau. Neste raciocínio, há a seguinte equação no cálculo de escada: 2 alturas + 1 piso = variação de 1 passo.

O vão necessário depende da largura dos degraus, em geral 25 cm. A quantidade de degraus depende da altura de cada um (espelho), não mais que 18 cm. Divida a altura entre o piso inferior e superior por 18 cm, arredonde para mais e multiplique por 25 cm para saber o vão necessário.

O ideal é que o degrau da escada helicoidal tenha, no mínimo, 60 cm e no máximo 90 cm. Dessa forma, o usuário terá espaço suficiente para pisar com segurança e conforto. Em relação à altura entre os degraus, o espaço considerado ideal é de 22 cm entre cada degrau.

A NBR 9050 estabelece que "a largura das escadas deve ser estabelecida de acordo com o fluxo de pessoas, conforme ABNT NBR 9077. A largura mínima recomendável para escadas fixas em rotas acessíveis é de 1,50 m, sendo o mínimo admissível 1,20 m."

NBR 9077

A NBR 9077 estabelece critérios para a dimensionamento, a forma, a resistência e a segurança das escadas, incluindo requisitos para largura, inclinação, altura dos degraus, corrimãos, guarda-corpos e outros aspectos importantes para garantir a acessibilidade e a segurança dos usuários.

Atualmente, os valores mais coerentes e aplicados por engenheiros e arquitetos em projetos de escadas são: altura entre dois degraus de 15,5 a 19 cm (nunca tendo variação superior a 0,5 cm entre um e outro) e 60 cm de largura mínima do degrau. A superfície onde pisamos deve ter entre 27 e 32 cm de comprimento.

O processo é bem simples, na verdade: para atingir o número, devemos dividir a altura total de metros por 0,18, já que cada degrau só pode ter no máximo 18cm de altura.

Como o nome já diz, o simulador de escadas consiste em um aparelho que simula uma escada. Assim, para utilizá-lo, você tem que projetar o seu corpo ou fazer força de subida, exigindo dos seus membros inferiores.

Inclinação em porcentagem = (h/d) x 100
Uma rampa existente de 1 metro de altura com uma distância horizontal de 10 metros, terá uma inclinação de 10%.

3 m = 300 cm. Então, 300/18 = 16,6.

Inclinação da escada: A inclinação da escada deve ser tal que a distância do pé à vertical passando pelo vértice fique compreendida entre um quarto e um terço do seu comprimento, correspondendo a uma inclinação compreendida entre 75,5° e 70,5° (solo-escada).

A forma básica para encontrar a inclinação de uma rampa, em porcentagem, é (altura/diagonal) x 100.

2,5 m

As escadas devem ser construídas com largura mínima de 0,80m, e, quando ultrapassar 2,5 m de altura, deve possuir um patamar no meio, com dimensões mínimas de 0,80m por 0,80m.

Pode alcançar até 62 cm de altura, haste com 44cm que facilita e traz mais segurança na utilização do seu último degrau e suporta pesos de até 120 Kg.

As escadas de degraus sem espelho devem ter: a) largura útil mínima de 0,60 m (sessenta centímetros); b) degraus com profundidade mínima de 0,15 m (quinze centímetros); c) degraus e lances uniformes, nivelados e sem saliências; d) altura máxima entre os degraus de 0,25 m (vinte e cinco centímetros);

4.2 - É vedada a colocação de escadas portáteis nas proximidades de portas ou áreas de circulação, de aberturas e vãos e em locais onde haja risco de queda de objetos ou materiais, exceto quando adotadas medida de proteção.