Como é a flor de Cristo?

Perguntado por: lrezende . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 9 votos

A Coroa de Cristo é uma planta perene, que pode chegar a medir até 1 metro de altura e 60 centímetros de largura. Ela é ideal para ser cultivada em vasos, jardins ou canteiros, e se adapta facilmente a diferentes tipos de solo e climas. Além disso, ela floresce durante todo o ano, o que a torna ainda mais especial.

Suas flores arredondadas podem ser rosas, vermelhas, brancas ou amarelas. A coroa-de-cristo presta-se como cerca-viva, isolada ou junto ao muro, tornando-se bastante respeitável, inclusive por animais domésticos.

2 metros de altura

A planta coroa de cristo
A coroa-de-cristo é um arbusto que pode atingir até 2 metros de altura.

Apresenta folhas ovaladas de coloração verde-escura, com nervuras profundas e bem marcadas, que normalmente desaparecem no inverno rigoroso. As inflorescências são ramificadas e produzem muitas flores vermelhas, envolvidas por um cálice branco, com longos estames. Produz grãos de cor de café.

A íris é considerada como a flor da fé, do recomeço e da esperança.

Ela contribui para a manutenção da população do mosquito transmissor da dengue. Ou seja, possuir essa planta em casa significa manter uma população perigosa de Aedes aegypt. A Coroa de Cristo contribui para a manutenção de mosquitos adultos.

Coroa de Cristo
Essa planta dá flores lindas, mas os ramos apresentam muitos espinhos afiados, atraindo assim energias negativas. O nome também está ligado a Cristo, e ela foi usada como forma de sofrimento no momento de sua morte.

Museu do Louvre

Mas, desde a Idade Média, uma coroa que os cristãos creem ser exatamente a mesma usada pelo Messias é objeto de adoração. Hoje, ela é guardada em segurança, como uma relíquia, no Museu do Louvre, em Paris.

Sintomatologia: Ingestão: náuseas, vômitos e diarréia. Contato com a pele: dor, prurido (coceira), eritema, edema (inchaço) e bolhas. Contato com os olhos: inchaço de pálpebra, irite, ceratite, diminuição de acuidade visual, conjuntivite. Nos casos mais graves podem ocorrer lesões de córnea e cegueira temporária.

A melhor maneira de regar Coroa-de-cristo é molhá-lo completamente e depois deixá-lo secar antes de ser regado novamente. Como esta planta é um pouco tolerante à seca, você pode deixá-la secar bastante antes de ser regada novamente. É sempre melhor dar a este tipo de planta muito pouca água sobre muita.

Mini Caladium Branco

Essa plantinha é o Mini Caladium Branco, também conhecido como Tinhorão ou Sapatinho de Nossa Senhora, só pra quem gosta de cultivar folhagem. Ele é uma planta de fácil cultivo mas em períodos mais secos ele costuma perder completamente as folhagens e deixar o local nu, por isso é recomendável plantar ele em vaso.

Você deve regar constantemente a lágrima-de-cristo, visto que ela gosta de solo e ambientes úmidos e é neles que ela se desenvolve melhor, principalmente nos meses mais quentes. Lembre-se: o solo deve estar sempre úmido, porém não encharcado.

Plantio da coroa de cristo
A temperatura ideal para a coroa de cristo viver varia entre 15º C a 25º C, porém resiste a climas frios, ventos e geadas. O solo para o seu plantio deve ser arenoso, leve, fértil e bem drenado. Surpreendentemente, ela aguenta meses sem água. Ela ama o sol e quanto mais exposta a ele, melhor.

Érica Calvet afirma que mundialmente é possível encontrar até 150 variedades da planta na família Clerodendrum. Existem dois tipos de lágrima-de-Cristo de fácil acesso. São elas: as variações com flores de brácteas brancas e vermelhas.

No caso da lágrima-de-cristo em questão, é vermelha e branca, e floresce na primavera e no verão (e costuma atrair mamangavas, aves e pássaros). Essa trepadeira chega a medir quatro metros de altura e se apresenta em cachos. Pode ainda ser mantida como um arbusto se podada regularmente.

A lágrima-de-cristo, ou Clerodendrum thomsonae, é uma flor trepadeira muito utilizada no paisagismo. Nativa da África, essa plantinha possui flores muito charmosas e cheias de variedades.

O lírio, porém, excede em valor simbólico a esse monarca porque remete Àquela que, tendo se esvaziado de Si mesma, foi revestida da divindade.

Rosa de Saron

Rosa de Saron é uma expressão bíblica que se encontra no Antigo Testamento em Cântico dos Cânticos 2:1. Em algumas versões da Bíblia está escrito: "Eu sou a rosa de Saron, o lírio dos vales".