Como é a fisioterapia para tenossinovite?

Perguntado por: arosa . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

Entre as terapias para tratamento da Tenossinovite de Quervain encontra-se a Fisioterapia com recurso a ultra-som, electroterapia, mobilização articular, alongamentos, massagem, exercícios de fortalecimento e agentes físicos (gelo).

A tenossinovite aguda geralmente dura alguns dias. Às vezes torna-se crónica e só cura após semanas ou meses.

Deterioração ou inflamação crônica do tendão ou da bainha do tendão pode causar cicatrizes que restringem o movimento. O diagnóstico é clínico, às vezes complementado por exames de imagem. O tratamento é feito com repouso, AINEs e, em alguns casos, infiltrações de corticoides.

A tendinite é a inflamação de um tendão. A tenossinovite é a tendinite acompanhada por uma inflamação da cobertura protetora sobre o tendão (bainha do tendão). Nem sempre se conhece a causa. Os tendões ficam doloridos, especialmente quando são movimentados, e algumas vezes inchados.

Para o diagnóstico e tratamento da tendinite o médico reumatologista é o mais indicado.

O diagnóstico de tenossinovite no primeiro compartimento vem sendo historicamente realizado por meio do exame clínico, baseado primariamente no achado de dor puntiforme junto ao processo estiloide do rádio, que piora com a movimentação do punho ou do primeiro quirodáctilo.

Gelo. Fazer compressa de gelo também pode ser indicado no tratamento da tendinite nas mãos. O objetivo principal é diminuir a dor e o inchaço, sintomas comuns da tendinite. As compressas podem ser feitas de três a quatro vezes por dia, conforme orientação médica.

Os sinais e sintomas de tendinite crônica ocorrem perto da articulação do tendão lesado e consistem principalmente em dor que pode irradiar para os músculos próximos. Além disso, é possível apresentar sensibilidade e rigidez, bem como inchaço no local.

Portanto, existem opções cirúrgicas e não cirúrgicas para o tratamento da Tenossinovite de De Quervain. Entre as opções não cirúrgicas (citadas acima), envolvem a imobilização do punho e do polegar, interrupção das atividades que possam agravar os sintomas e uso de medicamentos.

Fisioterapia, fortalecimento dos músculos, alongamentos e compressas de gelo, por exemplo, também podem ser indicados para alívio dos sintomas e controle da inflamação. Em casos mais graves, a cirurgia da mão pode ser recomendada como tratamento.

CONCLUSÃO: A incapacidade para o trabalho por sinovite e tenossinovite apresenta associação tanto da prevalência quanto da duração com o ramo de atividade, sexo, idade e espécie de benefício (previdenciário/acidentário).

Paracetamol ou medicamentos anti-inflamatórios (por exemplo, ibuprofeno) Injeção de corticoide no compartimento do tendão (a resposta varia, mas costuma ter bons resultados a longo prazo).

Sim, a tendinite pode dar direito ao afastamento pelo INSS, desde que o trabalhador esteja incapacitado para suas atividades. Essa incapacidade pode ser temporária ou permanente e será isso que irá definir o tipo de benefício que o INSS irá fornecer ao segurado.

Quem tem Tendinite pode ter direito a receber o Auxílio-Acidente de até 50% a mais no salário. A L.E.R (lesão por esforço repetitivo), também conhecida como Tendinite, trata-se de uma doença que tem a sua origem no trabalho. Como o próprio nome sugere, é a inflamação dos tendões provocada pelo movimento repetitivo.

O pilates é um importante aliado no tratamento da tendinite, tanto para atletas quanto para profissionais de escritórios. Atua principalmente na reabilitação do paciente, realizando exercícios que restauram os movimentos, previnem lesões e condicionam o corpo.

O tratamento fisioterapêutico para tendinite pode ser feito através de recursos, como ultrassom ou bolsas de gelo, massagens e exercícios de alongamento e fortalecimento muscular para aliviar a dor e a inflamação do tendão afetado e para manter o movimento e a força do membro afetado.

Quando não tratada adequadamente, a tendinite pode se tornar crônica e levar à ruptura do tendão. A tendinose é uma condição mais avançada, caracterizada pela degeneração dos tendões.

Conte a ele sobre as dores, a rigidez pela manhã e os efeitos dos medicamentos, e principalmente, conte se sua doença estiver piorando. Se você não estiver tomando os remédios, conte a ele, pois assim será possível encontrar outra alternativa. Não tenha medo ou vergonha de ser repreendido.