Como é a festa congada?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

O congado é um festejo popular religioso afro-brasileiro mesclado com elementos religiosos católicos, com um tipo de dança dramática celebrando a coroação do rei do Congo, em cortejo com passos e cantos, onde a música é o fundo musical da celebração.

No segundo domingo de outubro, a Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito tem seu início às 6h com salvas de foguetes, anunciando que os tambores estão chegando. Os grupos de Congado saem de seus quartéis, localizados em 25 pontos diferentes da cidade.

Camisas, capas, chapéus, espadas e lenços fazem parte dos trajes que devem ser feitos de tecidos confortáveis para não inibir os movimentos. Além disso, há uma série de fitas e bandeiras coloridas que trazem a imagem dos santos e identificam os diferentes grupos do cortejo.

A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade.

Personagens da Congada
Os grupos são repartidos em dois: a Congada de Cima e a Congada de Baixo. Na Congada de Cima temos Rei, Rainha, Príncipes, Cacique, Fidalgos ou Vassalos e crianças que são chamadas de "conguinhos". Na Congada de Baixo temos o Embaixador e o Secretário, o cortejo e os guerreiros.

O congado mescla cultos católicos com africanos num movimento sincrético. É uma dança que representa a coroação do rei do Congo, acompanhado de um cortejo compassado, cavalgadas, levantamento de mastros e música.

A celebração ocorre em meses diferentes de acordo com a localidade do país. Os Estados que têm maior representatividade na Congada são Goiás, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná e São Paulo, No evento também são louvados São Benedito, Santa Efigênia e Nossa Senhora do Rosário.

O ritmo é dado pelos múltiplos instrumentos musicais, incluindo cuíca, caixa, tarol, tamborim, pandeiro, reco-reco, viola, cavaquinho, ganzá, rabeca e mais. O primeiro destino do cortejo é tipicamente uma igreja, local onde os congadeiros erguem mastros com as imagens dos santos.

Antigamente, no Brasil, quando o Rei Congo aqui chegou, ele foi recebido pelos escravos através de bailados reais. A princípio a Congada era uma festa que reunia os negros escravos liberados pelos senhores de engenho festejando o rei Congo e a ressurreição de seu filho Mameto.

Das intensas e vivas cores que cobriram as ruas da cidade, a cor predominante foi a cor negra da pele de seus congadeiros e congadeiras. O congado é uma manifestação cultural e religiosa de matriz africana, mais especificamente oriunda da África Central, onde predomina o complexo etnolinguístico Bantu.

A Congada Terno de Sainha Irmãos Paiva(popularmente conhecidos como Terno de Sainha Irmãos Paiva) é um grupo folclórico que retrata a Festa de Congo na cidade de Santo Antônio da Alegria. A tradição de família é repassada entre as gerações, que exercem o importante trabalho de levar o nome do terno adiante.

Descrição: Atrativo Cultural de dança tradicional do Congo. Na Festa de Nossa Senhora do Rosário, os ternos visitantes se reúnem na sede do Terno de Congado São João, onde são recebidos com um café da manhã que é servido a todos.

O Congado é uma manifestação cultural religiosa de origem afro-brasileira que ocorre em diversas regiões do país, especialmente na região Sudeste. Em Uberlândia, o Congado tem uma forte presença na cultura local. A história do Congado em Uberlândia remonta ao século XIX, quando a cidade ainda era um pequeno povoado.

Em Minas Gerais, o Congado está ligado à figura lendária de Chico-Rei, que teria sido o fundador, no século XVIII, da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, assim como da igreja dedicada à santa existente em Ouro Preto.

O Congado vem do termo congo, que significa congar, dançar. É uma memória que vem com os escravizados do antigo Reino do Congo, na África Central, com a essência de festejar algum momento.

A congada é mistura das festas trazidas pelos negros escravizados com a religiosidade cristã praticada na colônia. No entanto, suas origens remontam à própria África, quando os súditos faziam o Cortejo aos Reis Congos, a fim de agradecer os seus governantes.

Significado de Congo
substantivo masculino Indivíduo dos congos, grupo étnico banto, habitante das margens do rio Zaire, na Angola; bacongo. [Geografia] Nome comum da República do Congo, país localizado na região centro-oeste do continente africano.

Congo, Congada ou Congado é uma manifestação cultural e religiosa que representa, segundo o historiador e pesquisador da cultura afro-brasileira Jeremias Brasileiro: uma memória que vem com os escravizados do antigo Reino do Congo, na África Central, com a essência de festejar algum momento.

A pluralidade de cores, cantos, instrumentos e elementos culturais utilizados com o intuito de preservar a história são grandes características das festas de congadas.

O Congo Capixaba é uma manifestação cultural que acontece no Espirito Santo, tendo suas origens nos negros escravos, vindos de várias regiões da África, provavelmente, origem nos bantus, grupo etnolinguístico da África subsariana.

A tradição da congada é marcada pela encenação da realeza do Congo. Entre os elementos que fazem parte da manifestação, estão: a procissão, o levantamento de bandeira, as fardas, as espadas, a coroação, a dança, a música, e os tambores e chocalhos.