Como é a feijoada atualmente?

Perguntado por: nzanette . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Hoje ela conta com partes do porco como orelhas, pés, rabo, joelho e outros tipos de carne, além da lingüiça, e é feita tradicionamente com o feijão preto.

Feijoada tradicional
Versão mais conhecida no Brasil e no mundo, é muito consumida no Paraná e na Região Sudeste. No Rio de Janeiro, a feijoada é apreciada tanto em dias quentes quanto nos frios, também chamada de feijoada carioca.

A feijoada representa, de certo modo, a própria sociedade nacional. Nascida na cultura brasileira, símbolo da miscigenação, ela é representação de diversas raças unidas e carrega contribuições étnicas dos indígenas, negros e europeus.

Na feijoada perfeita não pode faltar costela, carne seca e linguiça. Uma boa dica é cozinhar também o rabo, o pé e a orelha. Eles vão deixar o caldo ainda mais grosso e gostoso – e se os seus convidados não gostarem de vê-los na feijoada, é só retirar depois do cozimento.

A verdadeira história
Segundo Carlos Alberto Dória, sociólogo brasileiro, a origem da feijoada estaria efetivamente no “feijão gordo”, que seria um ensopado acrescido de toucinho e carne seca; e que, na verdade, a feijoada seria uma releitura, com mais acréscimos em cima desse “feijão gordo”.

quarta-feira

Muitos restaurantes consideram a quarta-feira como o Dia da Feijoada! O motivo pouco conhecido se dá por uma herança portuguesa. Nossos colonizadores têm costume de comer certos pratos em determinados dias da semana. Além disso, degustam uma culinária parecida com feijão branco, orelha, focinho e chispe de porco.

Feijoada teve origem no século XIX com base em cozido feito por portugueses. Ideia de que a refeição foi criada por escravos não é verdadeira. Costume de comer às quartas e sábados pode ter vindo de hotéis cariocas.

A feijoada é um prato típico do Rio de Janeiro, mas que é muito consumida em todo Brasil, sendo considerada, assim, um dos pilares da gastronomia do país. Como todo prato que alcança o gosto popular, naturalmente surgiram diversas variações da receita.

feijoada

A feijoada é tipicamente servida com arroz branco, couve-da-índia e fatias de laranja. Este prato é tão adorado pelos brasileiros que foi nomeado o prato nacional do país.

Embora tenha variadas receitas, seus ingredientes principais são feijão, cortes de salgados suínos, como diferentes tipos de linguiça, costela, rabo, pé, máscara, lombo, paio e bacon, além de acompanhamentos para feijoada, como arroz branco, farofa de bacon e couve refogada.

Espaguete

De acordo com pesquisas do setor alimentício, o macarrão está presente em 98,7% dos lares brasileiros, sendo, o espaguete, o grande expoente de vendas da categoria, representando cerca de 60% desse total.

Significado de Feijoada
substantivo feminino Prato de feijões; porção de feijões. [Brasil] Prato típico de feijões, preparado com toucinho, linguiça, carne-seca, paio, carne de porco etc. [Brasil] Pop. Balbúrdia, confusão, trapalhada.

Outros benefícios são a redução da absorção do colesterol e glicose pelo organismo, auxílio na regulação da pressão arterial e prevenção de anemia. As carnes também podem ser usadas em menor quantidade, porém, a principal dica é que elas não sejam fritas e que os cortes sejam mais magros.

O fato é que graças aos colonizadores, índios e escravos tanto a peixada quanto a feijoada são pratos da culinária nacional conhecidos mundialmente e que no Rio de Janeiro tornou-se símbolo das sextas-feiras pré-anunciando o churrasco (que diga-se de passagem, não tem origem gaúcha) do fim de semana.

Para sua feijoada ficar o suprassumo do sabor, combine alho, cebola, salsinha, louro e pimenta-de-cheiro, dedo-de-moça ou pimenta de bode. E é importante ressaltar que dificilmente será necessário usar sal no preparo da feijoada porque já existe o sal dos cortes, como o da costelinha defumada, das linguiças.

Como entradas para feijoada você pode servir o tradicional caldinho de feijão preto que é extraído do próprio preparo da feijoada e temperá-lo com aquela pimentinha. Pasteizinhos de carne seca também são ótimos para servir como entrada, e claro não podia faltar em uma feijoada o famoso torresmo.

Esse prato, diga-se de passagem, era anunciado nos restaurantes sempre com uma alusão de que já existia fora do país, portanto, a “nossa feijoada” era um prato adaptado, como pode ser visto neste anúncio do Jornal do Comércio, de 1849, cujo título é Feijoada à Brasileira: Não pare agora...

feijoada {feminino}
pork and bean stew {subst.}