Como é a fase da oralidade infantil?

Perguntado por: vcapelo . Última atualização: 28 de abril de 2023
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A oralidade infantil, portanto, está associada ao desenvolvimento da fala nas crianças. Ela começa a ser contada a partir das primeiras palavras do bebê e segue em escalada até que a capacidade esteja devidamente dominada pelo pequeno.

Elas têm lugar ao longo de todo o processo de ensino-aprendizagem e estão organizadas em duas fases: a oralidade inicial, e a oralidade não inicial.

A oralidade, estudada por inúmeros especialistas, é dividida em dois tipos: primária e secundária.

A oralidade é a modalidade falada, quando uma pessoa usa seu aparelho fonador para se expressar. Essa variação é aquela que aprendemos primeiro. Antes de escrever, uma criança aprende a falar, então uma característica interessante da oralidade é a efemeridade e a repetição.

Por exemplo, para avaliar a oralidade pode-se prever a observação de parâmetros como (i) apreende uma informação em linguagem corrente; (ii) reage com frases adequadas em qualquer tipo de comunicação; (iii) usa vocabulário variado e adequado; (iv) encadeia as ideias com facilidade; (v) expressa as ideias com facilidade ...

A inclusão desse eixo reforça que o oral também é objeto de estudos, algo que já estava nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). O documento reconhece que a aprendizagem das características discursivas e das estratégias de fala e escuta ocorre por meio do uso, da interação com o outro.

A oralidade não se restringe ao estudo da materialidade da fala, mas envolve, em contextos socioculturais específicos, a fala associada a seu ritmo, entonação, volume e entrelaçada a múltiplas linguagens, como a gestualidade, a mímica, a imagem e até à modalidade escrita da língua (por exemplo, na TV, numa exposição ...

LINGUAGEM ORAL:
Realiza reconto de histórias com facilidade e coerência dos fatos, canta. reproduzindo mensagens verbais com gradativa clareza e fluência. omite) no exercício da oralidade, comprometendo seu entendimento.

A oralidade tem uma marcação muito pontual. Ela utiliza de gírias, abreviações, erros de concordância, prosódias e expressões desprestigiadas. Com o advento da internet, até mesmo uma forma de escrita angariou as características da oralidade.

Outra conceituação importante é a diferença entre fala/oralidade e escrita/letramento. Chacon afirma que fala e escrita são produtos linguísticos sob forma de enunciados, enquanto oralidade e letramento são as práticas discursivas que regulam a produção e a circulação de enunciados falados e escritos, respectivamente.

Uma boa oralidade na prática
Se a sua preocupação é se sentir intimidado com a platéia ou os avaliadores ali presentes, fique calmo! Também há algumas dicas para que você consiga se sair bem e ter uma boa oralidade além das quatro paredes do seu quarto ou área de estudo.

A construção da oralidade é fruto de um processo de interação entre o sujeito e os meios social, físico e cultural, não ocorrendo, portanto, de modo homogêneo. Cada um tem seu tempo e seu ritmo e seu desenvolvimento depende diretamente de sua participação em atos de linguagem.

Contação de histórias, leituras em voz alta e rodas de conversa são algumas das atividades nas quais crianças e adolescentes podem exercitar a produção do texto oral. Nesses espaços, eles são estimulados a criar ou recriar histórias ouvidas e vividas.

Alfabetização e oralidade: veja 5 sugestões de atividade

  1. Faça um recital cultural online. ...
  2. Produzindo tutoriais com a turma. ...
  3. Organize um festival de adivinhações. ...
  4. Proponha contação de histórias em áudio ou vídeo. ...
  5. Crie uma campanha de conscientização com os alunos.

“É ela que nos permite pensar em infinito e nos dá a capacidade de simbolizar, propiciando a criação de sistemas de comunicação, de linguagens e de formas de expressão do pensamento e da emoção. A oralidade tem muitas funções: imaginação, pensamento, memória, ação...”.

Além de uma boa comunicação oral, é importante que as crianças saibam dialogar de forma empática, escutando e respeitando os colegas. Por isso, levar em consideração conceitos da comunicação não violenta é um dos principais pontos do trabalho com a oralidade.

  • Nível 1: Norma culta/padrão.
  • Nível 2: Linguagem coloquial/informal/popular.
  • Nível 3: Linguagem regional/regionalismo.
  • Nível 4: Gírias.
  • Nível 5: Linguagem vulgar.

Crianças com distúrbios no desenvolvimento da fala e da linguagem podem apresentar fala ininteligível (troca de sons na fala), dificuldades na elaboração de frases, dificuldades na elaboração oral (dificuldade para relatar fatos, histórias), podem apresentar um vocabulário pobre, déficits de memória, etc.