Como deve ser a estrutura organizacional de um hospital?

Perguntado por: lazambuja . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

A estrutura hierárquica do hospital é regida por cinco diretorias: Direção Geral, Direção Administrativa, Direção Técnica, Direção de Enfermagem, Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão. Três diretorias, exceto a direção administrativa, são compostas por um diretor e um adjunto.

As principais áreas de um hospital
A estrutura de funcionamento de um hospital pode ser dividida em três áreas distintas, mas que se integram entre si, quais sejam: administrativa, clínica e prestação de contas.

As organizações de saúde são moldadas pelas crenças e valores de quem as constituíram (fundadores ou dirigentes) que, coletivamente, num determinado contexto, criam e expressam suas opiniões, estabelecem normas, desenhos que delineiam suas estruturas, manuais de técnicas e procedimentos.

Estrutura organizacional linear (ou hierárquica, ou vertical) Estrutura organizacional funcional. Estrutura organizacional matricial. Estrutura organizacional horizontal.

A estrutura hospitalar foi definida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como parte integrante de um sistema coordenado de saúde. Sua função é de prestar a completa assistência no que se refere a tratamentos complexos em prol da saúde e de uma melhor qualidade de vida.

De acordo com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), os setores de um hospital mais comuns são:

  1. 1 Apoio Terapêutico. ...
  2. 2 Administração. ...
  3. 3 Apoio diagnóstico. ...
  4. 4 Regulação e avaliação em saúde. ...
  5. 5 Vigilância em saúde. ...
  6. 6 Financeiro.

Basicamente, a gestão hospitalar é a área responsável por manter o hospital em pleno funcionamento. Esse setor cuida de todos os demais departamentos administrativos, garantindo que suas rotinas estejam em sincronia e que possuam todo o necessário para realizar atendimentos de qualidade.

Tipos de Gestão Hospitalar

  • Gerente de Controle de Sinistro. Aquele profissional que trabalha em conjunto com os planos e convênios, acompanhando suas coberturas e áreas de atuação.
  • Gerente de Hotelaria Hospitalar. ...
  • Coordenador de Estoque Hospitalar. ...
  • Gestor de Equipe e Captação Médica.

Além da atenção especial à enfermidades, com diagnóstico, tratamento, reabilitação e atendimento de emergências, o ambiente hospitalar ainda se ocupa com a prevenção, que é o controle de doenças infecto-contagiosas, a saúde ocupacional e a promoção à saúde, por exemplo.

A atenção especializada é dividida em dois elementos (atenção secundária e terciária), que são, respectivamente, média e alta complexidade (ambulatorial e especializada hospitalar).

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica.

Os elementos principais da estrutura organizacional incluem o grau de especialização do trabalho, a departamentalização, a cadeia de comando, a amplitude de controle, o grau de centralização e descentralização e a formalização.

Robbins (2005) relata em seus estudos que os executivos devem analisar seis elementos básicos quando se projeta a definição de uma estrutura organizacional, eles são: especialização do trabalho, departamentalização, cadeia de comando, amplitude de controle, centralização e descentralização e a formalização.

A estrutura organizacional é uma representação da forma como o capital humano é alocado na empresa com base nos objetivos traçados para o negócio. Isso diz respeito ao desenho de cargos, funções e departamentos, além da relação entre líderes e seus liderados.

A estrutura organizacional de um negócio é a forma escolhida pela empresa para alocar o seu capital humano. Por meio da divisão de setores, cargos e funções, o nível hierárquico é determinado. Assim como, a relação entre liderança e liderados.

São três os níveis de atenção à saúde pública no Brasil: Primário, secundário e terciário. Eles foram adotados para organizar os tratamentos oferecidos pelo SUS a partir de parâmetros determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Introdução. São considerados hospitais de pequeno porte (HPP) aqueles que possuem até 50 leitos inscritos no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) (Brasil, 2018. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.044/GM, de 1º de junho de 2004.

É um estabelecimento de saúde para assistência médica ambulatorial, com serviços médicos especializados. É o hospital destinado a servir à população de determinada área geográfica, prestando, no mínimo, assistência nas áreas básicas de clínica médica, pediátrica, cirúrgica, obstétrica e de emergência.