Como é a escola dos índios?
Uma escola indígena precisa equilibrar elementos do currículo nacional com as especificidades da cultura na qual está inserida. Desde a Constituição de 1988, os povos indígenas têm direito a uma educação escolar intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária.
O que os índios fazem na escola?
Os alunos aprendem, por exemplo, como usar os recursos naturais e cuidar do ambiente e do território onde vivem, aprendem sobre a história de seus antepassados, seus mitos etc. Além disso, seu calendário escolar é diferente, pois respeita as festas e rituais locais.
Qual é a diferença entre as escolas indígenas e as outras escolas?
As escolas indígenas diferenciadas em geral pautam suas ações e estratégias de transmissão, produção e reprodução de conhecimentos na perspectiva de possibilitar às coletividades indígenas a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas, a valorização de suas línguas, tradições e ...
Qual a diferença das escolas indígenas para as escolas não indígenas?
As novas práticas pedagógicas na escola indígena estão ligadas ao contexto de valorização das particularidades da identidade cultural de cada etnia. Um dos pontos essenciais dessa proposta de educação é a interculturalidade, ou seja, o trânsito entre diferenças e territórios identitários.
Quem pode dar aula em escola indígena?
Segundo as orientações do RCNEI (1998), o professor ideal para a escola indígena é o professor indígena. Somente ele é capaz de garantir que a escola indígena seja: 5.1.1 Comunitária: Porque conduzida pela comunidade indígena, de acordo com seus projetos, suas concepções e seus princípios.
Como é a organização do trabalho escolar na escola indígena?
A gestão escolar na escola indígena se concentra na figura do sujeito como uma liderança da escola, assim, as lideranças do território e o cacique contam muito com o diretor da escola.
Como funciona a escola não formal para os indígenas?
A pedagogia indígena, que se traduz nos processos próprios de aprendizagem que ocorre na aldeia/acampamento se pauta no processo de socialização e educação que recebe de seus pais no contato cotidiano. Esse contato se amplia na relação com as outras crianças e no contato com a natureza.
Porque a escola é importante para os povos indígenas?
Toda identidade deve ser restaurada, começando pelas reservas, onde se concentram a maior parte da população indígena ainda existente no Brasil. E esse é o principal objetivo da Escola Indígena, levar o conhecimento a essas populações, conhecimento não apenas de nível básico, mas também de nível médio e superior.
Como trabalhar educação indígena na escola?
Como abordar o dia do índio e propor uma reflexão na escola?
- Fuja de imagens generalizadas. Existe uma grande variedade de povos indígenas em nosso país. ...
- Conte sobre mitos e lendas indígenas. ...
- Trabalhe a sonoridade indígena. ...
- Prepare comidas típicas. ...
- Organize filmes e documentários.
Como é a educação na aldeia?
A centralidade maior da aldeia é a educação e ela está no centro das vivências. Yãmixoop, sobretudo, carrega a ilusão, um discurso que seduz, pois desempenha uma função reguladora: o que é, atualmente, foi diferente em algum momento. O que foi poderá voltar a ser, no futuro.
São princípios da educação indígena?
§ 1º Em todos os níveis e modalidades da Educação Escolar Indígena devem ser garantidos os princípios da igualdade social, da diferença, da especificidade, do bilinguismo e da interculturalidade, contando preferencialmente com professores e gestores das escolas indígenas, membros da respectiva comunidade indígena.
Quais são os desafios das escolas indígenas?
O desafio da educação escolar indígena é se propor um sistema de ensino de qualidade e diferenciado, no sentido de atender as especificidades de um povo diferente da sociedade nacional, considerando que seus horizontes de futuro não são os mesmos que os nossos, e não reduzir a questão ao atendimento por meio dos ...
Quanto um professor indígena ganha?
Outra alteração foi a inclusão da formação de Licenciatura em Pedagogia ou Licenciatura em Normal Superior para atuação em Língua Indígena/Multidisciplinar/Bilíngue (Língua Portuguesa e Língua Indígena), com jornada de trabalho de 30 horas semanais e remuneração de R$ 3.782,94.
Quais são os direitos dos índios em relação à educação escolar?
Os Povos Indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada, intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária, conforme define a legislação nacional que fundamenta a Educação Escolar Indígena.
Como a educação escolar indígena começou?
A educação escolar indígena no Brasil foi imposta aos povos originários desde os primórdios da colonização, com o intuito de catequizá-los e civilizá-los. No entanto, coerentes com suas cosmologias, esses povos mantiveram um modo próprio de educação.
Onde se desenvolve a educação escolar indígena?
O Ministério da Educação investe na educação escolar específica para os povos indígenas. São programas e ações que visam garantir o acesso aos conhecimentos universais e também aos conhecimentos particulares relacionados às culturas e línguas indígenas.
Como o professor e a escola devem agir para que a educação indígena?
O professor atuante na modalidade de Educação Escolar Indígena deve ter como princípio norteador do seu trabalho o fortalecimento e a valorização das diferentes identidades indígenas e sentimentos de pertencimento étnico de seus povos, das práticas culturais e das línguas faladas em suas comunidades.
Onde os índios estudam?
Uma escola indígena precisa equilibrar elementos do currículo nacional com as especificidades da cultura na qual está inserida. Desde a Constituição de 1988, os povos indígenas têm direito a uma educação escolar intercultural, bilíngue/multilíngue e comunitária.