Como é a energia de caboclo?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os caboclos da umbanda são espíritos de muitas virtudes espirituais, tais como a determinação, a lealdade e a honestidade, mas que necessitam desenvolver a caridade e o amor ao próximo. Daí a sua participação nas sessões de umbanda, onde procuram auxiliar as pessoas em dificuldades e desse modo evoluir espiritualmente.

Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

Os caboclos da umbanda são espíritos de muitas virtudes espirituais, tais como a determinação, a lealdade e a honestidade, mas que necessitam desenvolver a caridade e o amor ao próximo. Daí a sua participação nas sessões de umbanda, onde procuram auxiliar as pessoas em dificuldades e desse modo evoluir espiritualmente.

A morada dos caboclos é a mata, onde recebem suas oferendas, sua cor é o verde transparente para as Caboclas e verde leitoso para os Caboclos, gostam de todas as frutas, de milho, do vinho tinto, gostam de tomar sumo de ervas e apreciam o coco com vinho e mel.

"Senhor das matas, guerreiro, vencedor de demandas e feitiçarias, eu (diga seu nome completo) venho a vós, rogando vossa força e proteção em meu dia a dia para que nenhum mal me atinja e que eu tenha sempre meus caminhos abertos e protegidos por sua luz.

Os caboclos são entidades espirituais largamente encontradas no panteão umbandista. A escolha por pesquisar esse tipo de guia espiritual foi traçada, já na Iniciação Científica, primeiramente pela sua intersecção com elementos da cultura indígena.

O Dia do Caboclo é comemorado no Brasil em 24 de junho, três dias antes do Dia do Mestiço. O caboclo, caboco ou mameluco vem da miscigenação de indígenas com brancos. Os brasileiros passaram por essa mestiçagem desde a época da colonização. Os primeiros mestiços brasileiros foram caboclos.

Eles são sérios, quietos, diretos e muitas vezes grossos em seus pareceres. Mas isso nada mais é do que uma demonstração de sentimentos verdadeiros, pois são espíritos de luz e amor.

Os 'caboclos' da Amazônia brasileira estão classificados variavelmente como camponeses, extratores, povo rústico e descendentes miscigenados de europeus, indígenas e africanos. Em quase todos os usos se reconhece um tom pejorativo e raramente usado para chamar uma pessoa do mesmo nível social.

Os caboclos formam o mais numeroso grupo populacional da Região Norte do Brasil (Amazônia) e de alguns estados da Região Nordeste do Brasil (Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Alagoas, Ceará e Paraíba).

Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Caboclos: espíritos de índios que voltam ao mundo terreno para ajudar pessoas com problemas de saúde. Pretos velhos: pessoas trazidas da África para serem escravizados no Brasil.

“Ele é o filho da terra e do Brasil. Quando ele se manifesta, ele demarca que é brasileiro e renova o sentido de ser brasileiro para nós também, então cultuá-lo é uma prática de vida extremamente gratificante e energizante, porque as forças da natureza te direcionam e te renovam”, explica Carla Nogueira.

Caboclo, caboco, mameluco, cariboca ou curiboca é o mestiço de branco com índio. Também era a antiga designação do indígena brasileiro. Pode, também, ser sinônimo de caipira. O mestiço de branco com caboclo é o cariboca ou curiboca sendo denominação utilizada também pelos filhos de brancos e índios.

2- Okê Arô é a saudação de Oxóssi. Okê é algo como grito, voz que se impõe. Arô é um título de nobreza. Okê Arô é algo como "o senhor cuja voz ecoa" ou "que brada".

Para cada Orixá e Linha de Umbanda, fazemos uma saudação verbal específica, saudando a entidade, demonstrando assim nosso respeito. Entretanto não se preocupe em lembrar de tudo, pois à todos os Orixás ou entidades, que trabalham na Umbanda, basta dizer Saravá! (salve) ou na Quimbanda, Sarabumba!

Da mão direita 3 vezes e depois tocando a fronte, o lado direito da cabeça e a nuca, para saudar Obaluaiê. Quando um Guia cumprimenta um consulente ou um assistente com o bater de ombro, isto é sinal de igualdade, de fraternidade e grande amizade.

Continuar lendo Como caboclo fala?