Como é a educação para os índios?
O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades seja elas indígenas ou não.
Quais princípios norteiam a educação escolar indígena?
O "Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas (RCNEI) enfatiza a necessidade de uma construção curricular liberta das formalidades rígidas de planos e programas estatísticos, e pautada na dinâmica da realidade concreta e na sua experiência educativa vivida pelos alunos e professores.
Qual é o objetivo da educação escolar indígena?
Nos termos da atual legislação federal, os objetivos da Educação Escolar Indígena são: proporcionar aos índios, às suas comunidades e povos, a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades étnicas; a valorização de suas línguas e ciências; e garantir o acesso às informações, conhecimentos ...
Onde desenvolve a educação escolar indígena?
O MEC desenvolve, em articulação com a Funai, cursos de formação para que professores e lideranças indígenas conheçam seus direitos e exerçam o controle social sobre os mecanismos de financiamento da educação pública, bem como sobre a execução das ações e programas em apoio à educação escolar indígena.
Quais são os desafios da educação indígena encontrada nos dias atuais?
O desafio da educação escolar indígena é se propor um sistema de ensino de qualidade e diferenciado, no sentido de atender as especificidades de um povo diferente da sociedade nacional, considerando que seus horizontes de futuro não são os mesmos que os nossos, e não reduzir a questão ao atendimento por meio dos ...
Qual é a diferença entre educação indígena e educação escolar indígena?
Há, assim, a educação indígena que se refere aos processos de "transmissão e produção dos conhecimentos próprios dos povos indígenas, enquanto a educação escolar indígena diz respeito aos processos de transmissão e produção dos conhecimentos não indígenas e indígenas por meio da escola, que é uma instituição própria ...
Como o professor e a escola devem agir para que a educação indígena?
O professor atuante na modalidade de Educação Escolar Indígena deve ter como princípio norteador do seu trabalho o fortalecimento e a valorização das diferentes identidades indígenas e sentimentos de pertencimento étnico de seus povos, das práticas culturais e das línguas faladas em suas comunidades.
Qual a característica da escola indígena?
A partir da Constituição de 1988, as escolas indígenas, inseridas no sistema educacional brasileiro, possuem características de serem comunitárias, interculturais, bilíngües, específicas e diferenciadas.
O que não pode faltar na educação escolar indígena?
De acordo com as leis, o ensino deve ser feito em língua portuguesa, mas também em outra língua materna definida pela comunidade indígena, e também devem ser respeitados os processos educativos próprios dos povos indígenas.
O que diz a lei sobre a educação indígena?
A Constituição Federal assegura às comunidades indígenas a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem. A coordenação das ações escolares de educação indígena está, hoje, sob responsabilidade do Ministério de Educação, cabendo aos Estados e Municípios, a sua execução.
Por que é importante uma educação diferenciada para os povos indígenas?
A oferta de educação escolar intercultural e multilíngüe de qualidade nas aldeias é uma dessas políticas importantes para garantir a permanência dos jovens nos seus territórios e contribuir para o desenvolvimento sócio-econômico autônomo dos projetos coletivos dos povos e das comunidades indígenas.
Quando surgiu a educação indígena?
O primeiro momento inicia no período colonial e é marcado por iniciativas que tinham como objetivo a assimilação dos povos indígenas; e o segundo começa nos anos 70 e se fortalece com a Constituição Federal, ao inaugurar um novo paradigma de educação escolar que propõe o respeito à diversidade cultural.
Qual é o papel da educação?
Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
Como está a Escola Indígena atualmente e quais são as dificuldades que os professores indígenas enfrentam?
A partir daí, de fato começa a ter muitos desafios, porque as escolas indígenas na maioria são pequenas, com pouca capacidade para organizar, estruturar e ofertar séries mais avançadas, a partir do 5º ano, e menos ainda capacidade para ofertar o Ensino Médio.
Quem são os professores das escolas indígenas?
Segundo as orientações do RCNEI (1998), o professor ideal para a escola indígena é o professor indígena. Somente ele é capaz de garantir que a escola indígena seja: 5.1.1 Comunitária: Porque conduzida pela comunidade indígena, de acordo com seus projetos, suas concepções e seus princípios.
Qual a dificuldade comum enfrentadas por povos indígenas?
RESULTADO: Mesmo fazendo parte da história do Brasil e diferenciados por uma cultura diversificada eles enfrentam obstáculos sociais; racismo, violência, direitos violados e barreira para integração social, destaca-ser a dificuldade de limites territorias e consequentemente situações de expulsão de espaços já ocupados ...
Qual pedagogia era destinada à educação dos indígenas?
Segundo Saviani (2008), a pedagogia marca o processo educacional brasileiro a partir de 1549 com a chegada dos jesuítas, dando origem à pedagogia basílica (1549 – 1599), destinada à educação dos indígenas, de cunho eminentemente cristão em que se priorizava a aprendizagem agrícola e da gramática latina.
Como a escola pode colaborar para a valorização dos povos indígenas?
Trabalhar a questão indígena na escola é fazer com que o país conheça a si próprio, oferecendo ao aluno condições para estar em contato com as tradições de seu país, em especial o Brasil que apresenta uma rica cultura, buscando sua valorização, promoção e preservação.
Qual a importância da educação indígena para os índios e para a sociedade de um modo geral?
O papel da educação indígena é reafirmar as identidades étnicas, valorizando suas línguas e ciências e garantindo aos índios e as suas comunidades, o acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e das demais sociedades seja elas indígenas ou não.
O que é ser professor indígena?
Os professores indígenas têm de ser pesquisadores de suas culturas, alfabetizadores em suas línguas maternas, autores e redatores de seus escritos, baseados na transmissão do saber coletivo e na construção, também coletiva, de novos saberes, de novas práticas.
Como funciona a escola não formal para os indígenas?
A pedagogia indígena, que se traduz nos processos próprios de aprendizagem que ocorre na aldeia/acampamento se pauta no processo de socialização e educação que recebe de seus pais no contato cotidiano. Esse contato se amplia na relação com as outras crianças e no contato com a natureza.