Como é a educação nos dias de hoje?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 7 votos

A educação brasileira, que em outros contextos históricos era muito mais precária, hoje apresenta avanços significativos no que diz respeito a fatores como infra-estrutura, formação de professores, material didático, inovações tecnológicas, entre outros aspectos que deveriam favorecer a aprendizagem.

O cenário atual impõe mudanças na educação no sentido de ter: 1- Uma metodologia que seja capaz de transpor o conteúdo teórico para a prática do dia a dia. 2- Conteúdos que tenham ligação com a vida e façam sentido ao aluno. 3- Desenvolvimento de habilidades interpessoais e da inteligência intrapessoal.

A educação no Brasil em 2023 ainda enfrenta muitos desafios, apesar dos esforços dos últimos anos para melhorá-la. O país, que é o 5º maior do mundo em população, tem uma das taxas mais baixas de escolarização na América Latina e enfrenta uma série de obstáculos para fornecer uma educação de qualidade para todos.

Dentre tantos desafios da educação brasileira, listamos os cinco principais:

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos generalizados e inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.

A estrutura das escolas tradicionais é caracterizada por uma hierarquia, com diretores, coordenadores e professores ocupando lugar de poder. Diferente da ideia de uma gestão escolar democrática, a escola tradicional não cria espaços de diálogo e colaboração e cabe à administração tomar as decisões da instituição.

Em uma conjuntura agravada por causa da defasagem provocada pela pandemia, os brasileiros avaliam que a baixa qualidade do ensino, os salários insuficientes dos professores e o desinteresse dos alunos são os principais problemas da educação pública no país.

No Brasil, quem costumeiramente possui mais acesso a uma educação de maior qualidade é aquele que possui condições de arcar com um ensino privado, ou seja, as pessoas mais ricas do país, o que demonstra que a desigualdade social impacta no acesso a educação.

  • Utilize as plataformas de ensino. ...
  • Promova o desenvolvimento das soft skills dos alunos. ...
  • Faça o bom uso da tecnologia. ...
  • Invista em atividades extracurriculares. ...
  • Busque a incluir novas metodologias. ...
  • Valorize a pesquisa. ...
  • Use material didático contextualizado. ...
  • Estimule o protagonismo dos alunos.

Com as mudanças na educação ao longo do tempo, uma que podemos destacar de maneira mais recente no ensino é a preocupação com outras habilidades além do desenvolvimento intelectual. As competências socioemocionais recebem especial atenção, pois estão relacionadas a uma melhor qualidade de vida como um todo.

Valorização do professor e ampliação da EJA e da educação profissional estão entre as ações consideradas cruciais para o país superar os desafios históricos na educação. Qualquer política pública educacional só terá chance de sucesso se o Brasil investir fortemente nos professores.

Uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os alunos as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.

Déficit de Atenção, concentração, memória, raciocínio lógico. Dificuldades de leitura e escrita. Discalculia.

Além da retomada das aulas presenciais, outros temas citados na pesquisa como desafios na educação foram a necessidade de cuidar de algum parente, a ausência de transporte para a escola, gravidez, portar algum tipo de deficiência e racismo.

Quanto à dimensão Acesso e Permanência na escola, os principais problemas e soluções são : ) altos índices de faltas dos alunos e evasão; 2) falta de estímulo à aprendizagem e desmotivação dos alunos; 3) grande número de alunos com defasagem de aprendizagem; 4) falta de interesse compromisso colaboração dos pais.

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

A evolução da educação está intrinsecamente ligada à evolução da sociedade. Segundo Gadotti (1999), a prática da educação é muito anterior ao pensamento pedagógico, que surge com a reflexão sobre a prática, pela necessidade de sistematizá-la e organizá-la em função de determinados objetivos.

O professor ensinava e o aluno apenas recebia o conhecimento de uma forma pronta e acabada, onde opiniões e ideias dos alunos não eram apreciadas. O ensino ainda era formal, centrado apenas nas informações.

Porque a educação é precária no Brasil? O problema da educação no Brasil não é um problema de falta de recursos ou de pouco investimento. Na verdade, o Brasil aplica em seu sistema educacional um valor acima da média dos países desenvolvidos. O problema é ideológico.

De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão. Em segundo lugar, problemas financeiros e aumento da taxa de desemprego, ocupa uma quantidade de 27%.