Como é a dor no ovário?

Perguntado por: esalgado2 . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Esta dor pode ser de leve a intensa e demorar uns minutos ou mesmo horas e pode ser acompanhada por um ligeiro sangramento e em alguns casos a mulher pode também sentir enjoos.

Contar o período fértil pode ajudar a detectar os sintomas de ovulação, mas a dor nos ovários pode denunciar uma ovulação bem precocemente. Algumas mulheres ainda na menstruação, podem sentir a dor ovariana, que é uma das características do período fértil. Ela também é conhecida como dor do meio.

Cistos no ovário podem ocasionar dores na região pélvica e lombar. Em geral, são dores leves, mas contínuas, as quais podem estar relacionadas a outras doenças também. Por isso, é fundamental fazer a consulta médica para descobrir a origem desses sintomas.

Torção ou ruptura do ovário; Dor intensa na região abdominal; Se trata de uma emergência ginecológica; Deve ser tratado com cirurgia de emergência.

Isso acontece no meio do ciclo quando você está ovulando. Se sua dor for do lado esquerdo, significa que você provavelmente está ovulando desse lado este mês.

Eventualmente, os cistos nos ovários causam problemas. Neste caso, eles podem crescer e causar desconforto. O principal sintoma é a dor na pelve, geralmente de um lado só. Mas a mulher também pode sentir desconforto abdominal, inchaço, vontade de urinar frequentemente e dor durante a relação sexual.

O incômodo é muito semelhante às cólicas menstruais, tão comuns. Em alguns casos, a mulher ainda sente enjoos e percebe um leve sangramento. Quando esse tipo de dor acontece, a mulher pode utilizar um medicamento para a cólica. O analgésico costuma diminuir o incômodo até que o sintoma desapareça.

Os ovários são as glândulas reprodutivas das mulheres. Estão localizados na pelve, um de cada lado do útero. Os ovários produzem os óvulos, que são transportados pelas tubas uterinas (trompas de Falópio) para o útero, onde são fertilizados começando assim o desenvolvimento do feto.

Desconforto ou dor abdominal, como gases, indigestão, cólicas e inchaço. Sensação de empachamento mesmo depois de refeição leve. Náusea, diarreia, prisão de ventre ou necessidade frequente de urinarPerda ou ganho de peso inexplicável.

A dor no lado esquerdo da barriga pode indicar alguns problemas, como gases e hérnia. Confira! O corpo humano é bastante complexo e, por isso, pode ser difícil conseguir identificar os reais motivos dos sintomas que surgem inesperadamente e, aparentemente, sem motivos.

Quais são os primeiros sinais? A maioria das mulheres não apresenta sintomas, principalmente se forem cistos pequenos, de 2 ou 3cm. Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.

Quais os sintomas mais comuns de inflamação nos ovários?

  1. dor na parte inferior do abdômen;
  2. febre constante;
  3. dor ao urinar ou durante o ato sexual;
  4. sangramento vaginal anormal;
  5. dificuldade para engravidar;
  6. enjoos e vomitos;
  7. mal-estar;
  8. corrimento.

Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.

Exame de sangue – níveis muito elevados de uma proteína chamada CA-125 no sangue podem indicar presença de câncer de ovário ou, em alguns casos, outros tipos de tumor ou problemas não-cancerosos. Por isso, um exame de sangue pode ser pedido.

O ultrassom ginecológico é o exame responsável por avaliar útero e ovários, assim como a presença de outras estruturas como massas pélvicas, tumores, cistos e miomas na região.

Dra. Myrna: A endometriose pode causar vários tipos de dores, de diferentes intensidades. A dor depende do local dos implantes endometriais e do tipo de endometriose (superficial ou profunda). As dores mais comuns são a dor abdominal, a cólica menstrual e a dor para evacuar.

Geralmente, a dor na ovulação é sentida no lado esquerdo ou direito da região inferior do abdômen, dependendo do ovário que está liberando um óvulo. Pode ser uma dor crônica e semelhante a cólicas ou uma dor aguda, localizada e repentina.

Por falar nisso, a dor no lado esquerdo da barriga também pode ser provocada por cólicas menstruais. Afinal, a contração do útero para expelir o tecido que reveste o útero costuma ser dolorosa em muitas mulheres. Já a diverticulite pode ser considerada uma das principais causas de dor no lado esquerdo da barriga.

Se você tiver cistos no ovário, isso não é motivo para ficar em pânico. O perigo só existe quando eles são maiores do que 10 centímetros e possuem áreas sólidas e líquidas, o que só pode ser verificado com os exames adequados indicados pelo seu médico. Nesse caso, a cirurgia é o tratamento indicado.