Como é a dor no braço de um infarto?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

O desconforto tende a ser difuso, ou seja, não é localizado. A dor pode irradiar para áreas como costas, braços e pescoço, combinada à sensação de formigamento. Geralmente, o incômodo no braço esquerdo aumenta à medida que a dor torácica se intensifica.

Esse processo pode levar o músculo afetado à morte e geralmente causa intensa dor no do peito, como um aperto ou uma pontada que pode se alastrar para o pescoço, axila, costas ou braço esquerdo.

Segundo o cardiologista do Centro de Especialidades Metropolitano, o CRE Metropolitano, Edilson de Castro Araújo, a principal característica do infarto é a dor no peito caracterizada por uma sensação de peso e que pode se espalhar para o braço e pescoço, entretanto, a população deve se atentar também a outros sintomas.

Ele costuma se manifestar com dor súbita e aguda, parecida com uma pressão interna, que não melhora com movimentos e permanece por mais de 20 minutos.

Quando ir ao médico: quando o indivíduo está com uma dor intensa entre a boca e o umbigo, que dura mais de 20 minutos e apresenta outros sintomas que estão ligados ao infarto, deve procurar um hospital ou ligar para o 192 (SAMU), especialmente em casos de histórico de diabetes, pressão alta, obesidade e colesterol ...

Os sintomas clássicos do infarto são: dores no peito, irradiação para o braço esquerdo, suor e falta de ar. A principal recomendação é procurar o hospital mais próximo, mesmo que não seja o melhor. Rapidez é fundamental para a sobrevivência do paciente. Na dúvida sobre os sintomas, é melhor ir ao médico.

As causas da dor no braço direito podem variar desde lesões musculares, como a síndrome do túnel do carpo, até problemas mais graves, como infarto. Não deixe de buscar ajuda médica para identificar a causa da dor e iniciar o tratamento adequado.

As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo. Contudo, nem sempre uma dor aguda significa infarto. Especialistas explicam que outros problemas de saúde – como gastrite forte, esôfago com refluxo ou pâncreas com pancreatite – podem ocasionar dores semelhantes.

Em alguns casos, a dor no braço esquerdo pode ser um sintoma de problemas cardíacos. Então, se a dor for acompanhada por outros sintomas, como falta de ar, suor frio ou dor no peito, procure atendimento médico imediatamente.

A dor no braço esquerdo é um dos principais sintomas do infarto. Apesar de muito associada a esse quadro, dores nessa região também podem ter relação com outros problemas de saúde, não relacionados a problemas cardíacos.

O eletrocardiograma (ou ECG) é feito para avaliar a existência de arritmias cardíacas, infarto do miocárdio ou bloqueios do sistema de condução cardíaco. Geralmente, é um exame realizado como diagnóstico inicial do paciente, pois costuma apresentar a condição cardíaca do(a) paciente em repouso.

O que é um Pré-Infarto? Pré-infarto é o estado do organismo que antecede a ocorrência da doença, em que o corpo começa a dar sinais de que o problema pode acontecer, como fadiga e sonolência, falta de ar, fraqueza, tontura, suor frio, entre outros.

Como identificar um ataque cardíaco? Conheça 7 sinais

  1. 1 – Dor no Peito. ...
  2. 2 – Tonturas e vertigens. ...
  3. 3 – Sensação de enjoo e a perda do apetite. ...
  4. 4 – Dificuldades para respirar. ...
  5. 5 – Dores nos braços. ...
  6. 6 – Fraqueza. ...
  7. 7 – Dores na região do estômago.

A tensão muscular é uma das manifestações físicas da ansiedade. É comum que em meio a crises ansiosas, a pessoa tenha a sensação de mandíbula apertada, punho tensionado e músculos enrijecidos por todo corpo. Por vezes, a tensão é tão grande que pode gerar dores locais.

Por exemplo, a dor no braço pode indicar alterações nos músculos, nos tendões ou cardiovasculares. Essas caraterísticas podem evidenciar que você executa atividades repetitivas, possui uma tendinite ou má circulação sanguínea.

O formigamento ou dormência no braço esquerdo, ou mais raramente, no braço direito, pode ser um sintoma de infarto, principalmente quando piora ao realizar esforços ou está acompanhado de outros sintomas como dor no peito, falta de ar, mal estar ou suor frio.