Como saber se a dor nas costas e no pulmão?

Perguntado por: aazambuja . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Sintomas associados à dor no pulmão

  1. Falta de ar ou dificuldade para respirar.
  2. Tosse persistente, seca ou produtiva (com catarro)
  3. Tosse com sangue.
  4. Chiado no peito.
  5. Febre alta.
  6. Dor de garganta.
  7. Suor excessivo (sudorese)
  8. Cianose (coloração azulada nos dedos e/ou boca)

A dor nas costas ao respirar geralmente está relacionada com algum problema que afeta os pulmões ou o revestimento desse órgão, conhecido como pleura. Os casos mais comuns são os de gripe e resfriado, mas a dor também pode surgir em alterações pulmonares mais graves, como pneumonia ou embolia pulmonar, por exemplo.

A pneumonia é uma infecção no pulmão, e essa infecção pode se manifestar como dor no meio das costas. Se a dor vem acompanhada de febre, tosse e dificuldade para respirar, provavelmente estes são indícios de uma pneumonia.

É importante procurar logo um médico quando a dor nas costas vem acompanhada de: Formigamento ou dormência. Dor intensa que não melhora com o tratamento. Dor nas costas de uma queda ou lesão.

Afinal, dor nas costas é sintoma de COVID-19? A dor nas costas, na ausência de outros sintomas, não é considerada um sintoma de infecção pelo Coronavírus. Ela pode estar atrelada a outros problemas de saúde e até mesmo ser um efeito do isolamento social.

Os testes de função pulmonar ajudam a avaliar se os seus pulmões estão funcionando bem. Os testes medem a quantidade de ar que você solta dos seus pulmões (na expiração) e quanto tempo você leva para expirar completamente. Estes testes são feitos para diagnosticar problemas pulmonares, como asma e bronquite.

Sintomas de pneumonia silenciosa
A pessoa apresenta sintomas respiratórios como tosse e febre, mas não apresenta falta de ar importante que indicaria que a saturação de oxigênio estava baixando, com necessidade de procurar imediatamente socorro médico.

"As manifestações da embolia pulmonar incluem falta de ar e dificuldade para respirar, dor no tórax, tosse seca ou com sangue, sensação de ansiedade, febre baixa e palpitações.

Os 5 principais tipos de dor nas costas são: lombalgia, cervicalgia, lordose, escoliose e torcicolo.
...
5 TIPOS DE DORES NA COLUNA

  • 1 - Dor na lombar (LOMBALGIA) ...
  • 2 – Dor na cervical (CERVICALGIA) ...
  • 3 – Lordose e Escoliose. ...
  • 4 – Torcicolo.

De maneira geral, a angina ou dor de infarto do miocárdio (coração) é uma dor em aperto ou queimação que aparece de repente, na região do peito (mais à esquerda) e pode irradiar-se para o queixo e para os braços (mais frequentemente o esquerdo) e para a parte alta das costas, a depender da região do coração acometida.

1. Pneumonia

  • Falta de ar;
  • Respiração acelerada;
  • Febre alta (38ºC ou mais);
  • Tosse com catarro esverdeado, sangue ou tosse seca;
  • Suor noturno;
  • Dor no peito;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço ou dores musculares constantes.

Normalmente a pneumonia causa dores no peito e no tórax. Crianças podem também referir dor no abdome em alguns casos.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Como é a dor no pulmão? As características da dor no pulmão dependem de sua origem. Um desconforto sentido como pontada localizada e de intensidade que varia costuma dar pistas de problemas que acometem a pleura. Ou seja: pneumotórax, pleurite e tumores.

A dor músculo esquelética nas costas geralmente começa a melhorar em uma semana, mas pode levar semanas ou meses até desaparecer completamente.

A dor no pulmão pode ser causada por infecções respiratórias, como tuberculose, pneumonia ou COVID-19, pleurisia, asma, enfisema ou embolia, pulmonar, por exemplo. Geralmente, quando uma pessoa diz que tem dor no pulmão, significa que tem uma dor na região do peito, isto porque o pulmão quase não tem receptores de dor.

Quando a dor nas costas limita as atividades do dia a dia ou quando dura mais de 6 semanas para desaparecer, é recomendado consultar um ortopedista para que sejam feitos exames de imagem, como raio-X ou tomografia computadorizada, para que seja identificada a causa da dor nas costas e iniciado o tratamento mais ...

Embolia pulmonar - sintomas
Os sinais e sintomas mais frequentes no tromboembolismo pulmonar são: Falta de ar - este sintoma surge subitamente e piora com os esforços; Dor torácica (dor nas costas) - a dor pode ser semelhante a um enfarte (ataque cardíaco). As dores agravam quando se respira profundamente (pleuresia).

A dor no meio das costas geralmente está relacionada com problemas na coluna, podendo ser sinal de má postura, hérnia de disco, osteoartrite e, até, pequenas fraturas.