Como é a dor na perna da leucemia?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.5 / 5 18 votos

Como é a dor nos ossos causada pela leucemia? De acordo com o especialista, “a intensidade da dor é variável, indo de dores esporádicas até dores limitantes, principalmente, em ossos longos”. Além disso, ela costuma ser progressiva.

Por meio do hemograma (exame de sangue), é possível identificar alterações como escassez de glóbulos vermelhos, alteração na contagem dos glóbulos brancos e menor número de plaquetas, que podem ser o primeiro indício para a doença.

Por exemplo, se a dor na perna for muito forte, fizer você mancar ou surgir repentinamente, vier acompanhada de inchaço, vermelhidão e até falta de ar, pode ser trombose, que merece intervenção imediata e deve ser tratada no pronto-socorro.

A última etapa é a conclusão da causa específica da dor nas pernas, sendo as principais:

  1. Dor muscular, contraturas: ...
  2. Insuficiência venosa: ...
  3. Fibromialgia: ...
  4. Artrites: ...
  5. Ciatalgia: ...
  6. Neuropatia periférica: ...
  7. Doença arterial obstrutiva periférica: ...
  8. Síndrome do stress tibial medial (canelite):

Os vasos sanguíneos dos olhos podem ser afetados, escurecendo a visão ou até mesmo com perda de visão. Problemas de hemorragia e coagulação. Os pacientes com leucemia mieloide aguda do tipo promielocítica aguda podem apresentar sangramento no nariz que não cessa ou um corte que não para de sangrar.

No caso das leucemias agudas, os pacientes apresentam um quadro bastante aflorado de anemia, com palidez e cansaço; redução na quantidade de glóbulos brancos funcionantes, gerando febres e infecções; e baixa nas plaquetas, com ocorrência de hemorragias e manchas pelo corpo.

Como é feito o diagnóstico de leucemia

  1. Palidez, cansaço e febre;
  2. Aumento de gânglios;
  3. Infecções persistentes ou recorrentes;
  4. Hematomas, petéquias e sangramentos inexplicados;
  5. Aumento do baço e do fígado.

Pode levar meses ou vários anos até que a doença comece a causar sintomas que alertam o paciente de que algo está errado. É comum que a condição seja detectada pela primeira vez no exame de sangue quando um paciente vai ao médico para um check-up regular.

Sangramentos e manchas roxas na pele
Petéquias, que são múltiplos pequenos pontos vermelhos na pele, também podem ocorrer.

Regra geral, os sintomas de trombocitopenia só ocorrem quando os níveis de plaquetas estão muito abaixo do normal:

  • Aparecimento de nódoas negras com facilidade e hemorragias anormais.
  • Elevada perda de sangue com um pequeno corte.
  • Sangramento nasal ou das gengivas.
  • Hemorragia abundante durante a menstruação.

A leucemia é causada por uma proliferação exagerada dos glóbulos brancos. As leucemias podem ser classificadas de acordo com as células que afetam. Elas são chamadas de mieloides quando afetam células mieloides, e de linfocíticas, quando afetam células linfoides.

Não existe nenhum exame de sangue para detectar câncer no corpo inteiro. O que existe, além do hemograma completo, são exames de sangue específicos, que ajudam no rastreamento de determinados tipos de neoplasias. É o caso de uma série de marcadores tumorais circulantes.

A dor nas pernas pode ser causada por uma variedade de fatores, como pequenas lesões musculares, falta de atividade física, cãibras e má circulação. No entanto, em alguns casos, a dor nas pernas pode ser um sinal de uma doença mais grave e requer atenção médica.

Quais sintomas estão relacionados à dor nas pernas?

  • Afetar outras partes do corpo como nádegas, região lombar ou pé
  • Sensação de formigamento ou queimação.
  • Presença de varizes, feridas, úlceras ou inchaço.

A compressão de nervos da perna (na coluna lombossacra) pode vir de várias causas: hérnia discal, protrusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma.

A neuropatia periférica é uma condição causada pela falta de comunicação entre o cérebro, a medula espinhal e outras áreas do corpo. Atinge pessoas de todas as faixas etárias, especialmente aquelas com mais de 40 anos.

Se isso acontece com você, confira nossas dicas para aliviar o incômodo e recuperar as pernas!

  1. Faça um escalda pés. ...
  2. Massagem com óleos essenciais. ...
  3. Use meias de compressão. ...
  4. Procure um médico caso as dores permaneçam.