Como é a dor na perna de embolia?

Perguntado por: emorais . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
3.9 / 5 9 votos

Neles, o aparecimento de dor torácica ou falta de ar devido a uma embolia pulmonar pode ser o primeiro indício. Em outras, se uma veia profunda da perna for afetada, a panturrilha incha e pode ficar dolorida, sensível ao toque e quente.

Embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias dos pulmões por coágulos.
...
Sintomas

  1. Dor torácica de início repentino ou que vai aumentando de intensidade;
  2. Falta de ar;
  3. Aceleração dos batimentos cardíacos e da respiração;
  4. Palidez;
  5. Ansiedade.

Dor muscular por si não significa trombose. A dor da trombose tem como característica ter inchaço, sensação de que a perna estivesse cheia, ingurgitada, além de melhora ao elevar os membros e alteração de cor.

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região.

A dor nas pernas pode acontecer devido à má circulação, dor ciática, excesso de esforço físico ou neuropatia e, por isso, para identificar a sua causa deve-se observar o local exato e as características da dor, assim como se as duas pernas são afetadas ou somente uma e se a dor piora ou melhora com o repouso.

Dor nos pés e pernas podem ser sinais de infarto
Então, dores localizadas podem sim ser um sinal de alerta. “Quando essa dor acontece, ela pode ser derivada de uma isquemia do miocárdio. A isquemia consiste na a falta de sangue em qualquer local do corpo”, afirma a médica cardiologista Dra.

Os sintomas da embolia gasosa arterial geralmente surgem ao fim de alguns minutos após ter sido alcançada a superfície. A embolia gasosa arterial no cérebro é semelhante a um acidente vascular cerebral, que tem como resultado confusão e paralisia parcial ou perda de sensação.

Embolia direta: é a mais freqüente. Êmbolos se deslocam no sentido do fluxo sangüíneo.

Fique atento aos seguintes sinais de alerta para dores nas pernas: Dor muito forte na perna, surgindo de forma repentina. Presença de vermelhidão e/ou inchaço. Presença de febre e até mesmo falta de ar.

A trombose pode ser completamente assintomática ou apresentar sintomas como:

  • Dor;
  • Inchaço;
  • Aumento da temperatura nas pernas;
  • Coloração vermelho-escura ou arroxeada;
  • Endurecimento da pele.

Sim, pode ser. Entre as causas neurológicas para o sintoma, acho importante destacar a neuropatia periférica. Essa patologia é caracterizada por falhas na transmissão de comandos nervosos para as extremidades do corpo.

Os sintomas clássicos incluem:

  1. dor;
  2. inchaço;
  3. calor;
  4. vermelhidão;
  5. cãibras nas pernas;
  6. dor nas pernas que piora quando dobra o pé;
  7. descoloração da pele azulada ou esbranquiçada.

A elevação dos membros inferiores ajuda na diminuição do inchaço pós trombose. Não há um tempo mínimo ou máximo. Utilizo esta estratégia até diminuição do edema e retorno às atividades de rotina e quando já se consegue vestir a meia elástica.

Trombose Venosa Profunda
Entre os principais sintomas da TVP estão a dor na perna e a rigidez da panturrilha, que na maior parte das vezes aparecem subitamente e levam à dificuldade de andar. Esta dor na batata da perna associada à edema do membro também de início súbito levantam a suspeita de trombose venosa profunda.

“A sensação de queimação nas pernas é apenas um dos diversos sintomas que podem ocorrer nos pacientes com varizes dos membros inferiores. A queimação usualmente ocorre por conta da inflamação dos nervos sensitivos periféricos.

A dor nas pernas também é, igualmente, um sinal de lesão, que pode ser não só uma tensão muscular como também uma lesão comum que acontece quando as fibras musculares se rompem como resultado do excesso de exercício. Nesse sentido, outra lesão comum é a inflamação de um tendão, tendinite.

Essa dor é causada por uma inflamação nos tendões, músculos e no próprio osso tíbia. De modo geral, a canelite é causada por um uso excessivo da canela e é relativamente comum em atletas que treinam de forma intensa, mas a condição pode afetar até mesmo pacientes que pisam de forma incorreta, por exemplo.

Se tem uma dormência, um formigamento que vem pela perna, pega o dorso do pé e o dedão, isso é característico de uma raiz nervosa. É muito difícil um problema vascular dar esse padrão de acometimento sensitivo. Nas doenças vasculares, a sensibilidade fica acometida de uma forma mais global”.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Sintomas do Infarto
O sintoma mais clássico do infarto é uma dor opressiva na região do tórax, com uma pressão forte no peito, dor nos ombros, braços, queixo e até abdômen. É possível haver ainda suor frio e falta de ar. As dores no peito podem ter durações distintas, variando de 4 a 20 minutos, por exemplo.