Como é a dor do reumatismo?

Perguntado por: iibrahim6 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 9 votos

Os principais sintomas são: dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas; vermelhidão, calor e inchaço nas articulações; dificuldade de movimentos e rigidez ao acordar; dores ao esticar os braços sobre a cabeça e dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Os exames comumente mais utilizados são VHS (velocidade de hemossedimentação), PCR (proteína C reativa), ASLO (antiestreptolisina O), FR (fator reumatóide), FAN (veja aqui - fator antinuclear), ANCA (anticorpos anticitoplasma de neutrófilo).

Uma alimentação inadequada, rica em gorduras e alimentos inflamatórios contribui para o agravamento do quadro de inflamação. Ela pode, portanto, não somente levar ao surgimento de doenças reumáticas como, por exemplo, artrite reumatoide, como também piorar os seus sintomas.

A febre reumática, chamada popularmente de reumatismo no sangue, é uma doença que pode acometer as articulações, mas o seu quadro mais grave é o acometimento das válvulas cardíacas, motivo pelo qual essa doença é habitualmente tratada pelo cardiologista (leia: FEBRE REUMÁTICA – Sintomas e Tratamento).

Quais são as causas do reumatismo? As principais causas do reumatismo associam-se ao desgaste natural dos tecidos ou dos órgãos. Nessas situações, o reumatismo muscular, nas articulações, tendões, ossos ou em qualquer sistema do organismo são quadros ligados ao avanço natural da idade.

Um dos fatores emocionais que mais atinge quem sofre com reumatismo é a baixa autoestima”. Mais do que imaginamos, as doenças reumáticas afetam, não apenas as articulações e corpo físico, como um todo, gerando alguns sentimentos negativos.

A dor nas pernas, mal localizada, não traumática, e recorrente ou persistente, é queixa clínica comum no consultório de reumatologia. A ela se refere condições que provocam sintomas desconfortáveis variados, situados em área ampla, do quadril até a parte final das pernas.

COMO TRATAR REUMATISMO
Algumas tem cura e outras não. Mas há diversas práticas que são comuns no tratamento de doenças reumatológicas como a ingestão de medicamentos para dores e inflamações, fisioterapia, dieta rica em alimentos anti-inflamatórios, e incentivo a prática de atividades físicas.

Quais os sinais de reumatismo?

  • Dores nas articulações, principalmente por mais de seis semanas.
  • Vermelhidão, calor e inchaço nas articulações.
  • Dificuldade para movimentar as articulações ao acordar.
  • Dores ao esticar os braços sobre a cabeça.
  • Dores ao elevar os ombros até tocar o pescoço.

Principais sintomas
Febre acima de 38º C; Pequenos nódulos debaixo da pele, mais comuns em punhos, cotovelos ou joelhos; Dor no peito; Manchas vermelhas no tronco ou braços, que pioram quando se fica no sol.

Quem sofre de artrite reumatoide pode ser considerado incapacitado para o trabalho. Porém, só será considerado incapacitado para o trabalho quando há um limitação física para o trabalho que a pessoa exerce.

Chá de alcaçuz
O chá alcaçuz possui glicirrizina e ácido glicirretínico na sua composição, que são substâncias anti-inflamatórias, que agem reduzindo a inflamação das articulações e os sintomas como dor, inchaço, sensibilidade e vermelhidão, sendo uma ótima opção de remédio caseiro para artrite reumatoide.

O que não comer em caso de reumatismo
Carne, vísceras, frango e outras carnes de animais jovens como cabrito, leitão e vitela; Mariscos, anchovas, sardinhas e outros peixes gordos; Espargos, feijão, lentilhas, couve flor, cogumelos, e. Bebidas alcoólicas.

Além de saber o deve ser incorporado na dieta para quem tem reumatismo, é fundamental ter ciência do que deve ser evitado e consumido moderadamente.
...
O que você precisa evitar

  • Gorduras saturadas e trans;
  • Açúcar e farinha refinados;
  • Sal, temperos e condimentos artificiais;
  • Embutidos;
  • Carboidratos.