Como é a dor do parto induzido?

Perguntado por: efelix . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Esse processo não dói, mas você pode sentir algum desconforto ou sangramento leve. Se o trabalho de parto não se iniciar após essas tentativas, o médico provavelmente irá oferecer a indução por meio de medicamentos.

O método mais eficaz para verificar a dilatação de uma gestante é o exame de toque vaginal, realizado por uma médico obstetra com experiência nesse tipo de exame. Porém, é possível verificar alguns sinais que podem indicar a dilatação: Tampão mucoso. A linha púrpura.

Entre as complicações mais comuns da indução estão ruptura uterina, infecções, prolapso de cordão umbilical, prematuridade, sofrimento ou morte fetal e falha da indução.

Mulheres submetidas a indução do parto apresentaram menor incidência de DPP e infecção/deiscência de ferida operatória do que as submetidas a cesariana programada. Não houve significância estatística na avaliação dos demais desfechos maternos.

Existem diversas razões que podem fazer com que seja inevitável a indução do parto. Geralmente, ele é indicado quando a gestação ultrapassa as 40 semanas e ainda não houve contrações espontâneas para a realização do parto. O procedimento também é indicado quando a bolsa rompe, mas não há indício de contrações.

O abacaxi é uma das frutas mais capazes de induzir o parto. Ele contém bromelaína, que "amadurece" o colo do útero e é um dos segredos do processo. Coma rodelas inteiras, tome suco ou faça uma vitamina de abacaxi.

Todo mundo já ouviu que não há no mundo dor pior do que a do parto. Mas, de acordo com os especialistas, as mulheres que dão à luz não sofrem tanto quanto os portadores de pedras nos rins.

As contrações provocam a dilatação, mas pode acontecer de a barriga contrair sem a gestante sentir dor e, portanto, não perceber a dilatação. No trabalho de parto, espera-se que ela evolua 1 cm por hora, até chegar a 10 cm.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Para começar, deve ficar claro que não existe trabalho de parto sem contrações e sem algum grau de desconforto. As vezes é difícil para a gestante no ínicio do trabalho de parto determinar se o que ela está sentindo é ou não uma contração.

Além disso, nos casos de parto normal, como a mulher não sente tanta dor pós-parto como na cesárea, pode ter mais facilidade para os cuidados com o bebê. No entanto, mulheres que necessitam de episiotomia durante o parto normal, podem sentir dor pós operatória, assim como nos casos de cesárea.

Em geral, o médico administra um comprimido ou gel vaginal para iniciar as contrações. Após o início do processo de indução do parto as contrações uterinas devem começar em cerca de 30 minutos.

Ela é administrada por via intravenosa com uma bomba de infusão para que a quantidade do medicamento possa ser controlada com precisão. Antes de induzir as contrações do útero, é preciso afinar o colo do útero (apagar) e deixá-lo pronto para abrir (dilatar) para que o bebê possa sair.

§ 1º - A cesariana a pedido da parturiente só será realizada a partir de 39 (trinta e nove) semanas de gestação, após ter a parturiente sido conscientizada e informada acerca dos benefícios do parto normal e dos riscos de sucessivas cesarianas.

Agachamentos, rebolados, dança, … tudo isso ajuda no encaixe do bebê. A bola de pilates pode ser uma grande aliada nesse momento, sentar na bola e fazer movimentos circulares, ajuda na abertura pélvica, no relaxamento e na descida do bebê.

“Melhor optar por comidas pastosas e ricas em carboidrato (sopas, pães, frutas), que dão energia e são facilmente digeridas.” Leite e derivados, assim como bebidas gaseificadas, são contra-indicados. Prefira água e sucos naturais. Além disso, as porções, tanto das bebidas quanto dos alimentos, devem ser pequenas.

Experimente o chá de folha de framboesa vermelha, com a permissão do seu médico. Esse chá de ervas pode estimular suas contrações que, por sua vez, podem romper a bolsa. Prepare o chá com folhas de framboesa vermelha e tome-o na fase final da gravidez.