Como é a dor do metatarso?

Perguntado por: emota . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Pessoas com dor na articulação do metatarso sentem dor ao andar. Pode sentir-se a pele por cima da articulação levemente quente ao toque; inchaço pode estar presente. Com o tempo, a dor e o enrijecimento podem ser incapacitantes.

A metatarsalgia é frequentemente causada por uma lesão nos ossos do metatarso. Isso pode ser o resultado do uso excessivo, do uso de saltos altos, ou da participação em atividades que colocam estresse em seus pés. A artrite, os joanetes e o neuroma de Morton também podem levar à metatarsalgia.

Basicamente, o sintoma da metatarsalgia é a dor na frente do pé ou como alguns pacientes relatam, “dor na bola do pé”. Entretanto, a depender do tecido que é lesionado, além de dor podemos ter outros sintomas como calosidades plantares, “choque nos dedos”, edema e vermelhidão local.

Massagear a região dos metatarsos ajuda a aliviar a tensão da musculatura e a melhorar o posicionamento das estruturas da parte anterior dos pés. O ideal é que o relaxamento seja feito com as mãos, para que os estímulos sejam bem localizados.

PRINCIPAIS SINAIS E SINTOMAS:

  1. Dor, principalmente ao dar carga no membro afetado.
  2. Edema no dorso do pé
  3. Aumento de temperatura local.
  4. Creptação ao mobilizar.
  5. Equimose.

A dor no pé não costuma ter causas graves, sendo normalmente resolvida com repouso ou compressas no local. No entanto, há qualquer sinal de dor média ou intensa é importante ir até um médico ortopedista para investigar a possibilidade de alguma lesão ou problema mais grave na região dos pés.

Os metatarsos são um grupo de cinco ossos longos no meio do pé. Eles conectam a parte posterior do pé com os dedos. Uma fratura do metatarso é uma quebra de um desses ossos.

O metatarso do pé, que corresponde ao metacarpo da mão, é formado por cinco ossos pequenos e alongados chamados metatarsais, que são numerados de I a V começando pelo lado medial do pé. O primeiro metatarso, localizado na base do hálux, é o maior e desempenha um papel importante quando ao apoio de peso do corpo.

Tratamento da Metatarsalgia

  • Aplicar de gelo na área várias vezes ao dia, cada vez por 15 a 20 minutos com o gelo envolto para proteger a pele.
  • Usar anti-inflamatórios, como o ibuprofeno, para reduzir a inflamação e aliviar a dor;
  • Manter os pés para cima quando estiver descansando;

As causas mais comuns da dor no pé ao pisar estão diretamente relacionadas ao estilo de vida do paciente. Atletas que praticam esportes com saltos e corridas colocam o calcanhar em uma posição de constante pressão, o que pode danificar os tecidos do pé junto com o tornozelo e a panturrilha.

Algumas opções de tratamento incluem anti-inflamatórios, imobilização com tala ou brace, fisioterapia, terapia de ondas de choque e, em casos graves, cirurgia. Além disso, aplicar gelo na área afetada, elevar o e fazer alongamentos regulares também podem ajudar a aliviar a inflamação.

Os sintomas comuns incluem uma dor leve no terceiro ou quarto pododáctilo, que progride para uma sensação de queimação ou formigamento. O diagnóstico é baseado no histórico da pessoa e em um exame dos pés.

O primeiro metatarso é o osso longo, localizado no antepé, que tem a cabeça articulada com o “dedão” e a base ligada ao cuneiforme (osso do tarso).

O tratamento conservador das fraturas dos metatarsos é realizado com imobilização (bota imobilizadora de cano curto ou sandália rígida) com carga conforme tolerado por um período médio de 6-8 semanas. Radiografias de controle são realizadas seriadamente (inicial – 4 semanas – 6/8 semanas).

Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam. No caso de lesões agudas de tecidos moles, o cetoprofeno tópico pode ser mais eficaz do que piroxicam tópico ou diclofenaco tópico.

Exercício 1: Metatarso – Pressione a bolinha, buscando enfatizar a força de pressão do arco do pé. Exercício 2: Arco Plantar – Pressione a bolinha, buscando enfatizar a mobilidade do arco plantar. Exercício 3: Calcanhar – Pressione a bolinha, buscando enfatizar a força de pressão dos calcanhares.