Como é a dor do encaixe do bebê?

Perguntado por: dsanches . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

A cabeça óssea do bebê dentro da bacia óssea da mãe pode provocar desconforto pélvico com sensação de pressão, choques e repuxadas na pelve com repercussão até na vagina.

Aumento do peso do bebê
Isto ocorre porque nesta fase, os ligamentos e os músculos da pelve tornam-se mais relaxados e esticados para acomodar o bebê em crescimento, podendo causar a dor na virilha.

Encaixe do bebê
Poucos dias antes de parir, o barrigão ganha outro formato, ficando mais 'baixo'. É sinal de que o bebê se moveu, provavelmente em direção à pelve. Nessa posição, ele fica com a cabeça para baixo, diminuindo a pressão do útero sobre o diafragma - um alívio para a mãe, que pode respirar melhor.

As contrações, percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga, são sentidas no abdome – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, movimento que vai ajudar a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Como saber o quão dilatada eu estou?

  • Som. O jeito de falar muda de estágio para estágio no trabalho de parto. ...
  • Cheiro. Há um cheiro de parto, que bate no final da dilatação, durante o trabalho ativo, pouco antes do nascimento. ...
  • Irracionalidade. ...
  • Sinta-se. ...
  • Olhe. ...
  • Membranas pegajosas. ...
  • Abertura nas costas. ...
  • Toque-se.

- Muitas mulheres relatam sentir nas costas uma dor intensa que as deixa irritadas e inquietas; - Sentimentos similares aos que você poderia sentir pouco antes da menstruação são comuns nos dias que antecedem o parto, como: irritabilidade, dores de cabeça ou cansaço. Algumas mulheres relatam episódios de diarreia.

Normalmente, o bebé desce e encaixa-se na cavidade pélvica algumas semanas antes do parto, por volta das 36 – 38 semanas. Contudo, e sendo este um dos sinais de que o nascimento está para breve, a gravidez ainda se pode prolongar por mais algumas semanas.

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gravidez. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.

As contrações (percebidas por algumas mulheres como endurecimento da barriga) são sentidas no abdômen – na parte inferior – ou nas costas. Elas ocorrem porque o útero está se contraindo e relaxando ao mesmo tempo, ajudando a abrir o colo e empurrar o bebê para o canal de nascimento.

Algumas mulheres entram em trabalho de parto sem perder o tampão mucoso e com a bolsa íntegra.

Quais os Sinais de Sofrimento Fetal?

  • Diminuição dos Movimentos Fetais. ...
  • Sangramento Vaginal. ...
  • Presença de Mecônio na Bolsa de Água. ...
  • Cãibras Abdominais Fortes. ...
  • Alteração do Crescimento do Feto. ...
  • Ausculta.

“É possível descolar a bolsa introduzindo o dedo no colo do útero, induzindo as contrações, ou romper a bolsa amniótica”, explica Eduardo.

“Isso ocorre pelo próprio crescimento uterino, por estímulos mecânicos – como o movimento do bebê ou massagens na barriga -, e nas contrações de treinamento conhecidas como Braxton Hicks, principalmente a partir das 28 semanas”, explica a Liliane Sato, ginecologista do Hospital Santa Catarina.

A forma mais simples de calcular a data provável do parto é acrescentar 7 dias ao 1° dia da última menstruação, e 9 meses ao mês que ocorreu. Por exemplo, caso a data da última menstruação tenha sido no dia 12 de agosto, se deve adicionar 7 dias ao dia 12, e 9 meses ao mês 8, resultando no dia 19 de maio.