Como é a dor do câncer de fígado?

Perguntado por: alima . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Ainda assim, quando a doença dá sinais, eles costumam ser: Dor no lado direito do abdômen com irradiação para a região do ombro direito.

O câncer de fígado é uma doença silenciosa. Nos estágios avançados, o paciente pode apresentar fadiga, febre, dor abdominal, perda de peso e ascite. O tratamento depende do estágio. Na fase inicial, a remoção do tumor e o transplante são considerados tratamentos curativos.

O fígado inchado normalmente não causa sintomas, no entanto podem estar presentes:

  1. Dor abdominal;
  2. Falta de apetite;
  3. Náuseas;
  4. Vômitos;
  5. Cansaço;
  6. Pele e olhos amarelados;
  7. Dor no momento da palpação.

Quando existe uma doença grave no fígado, existem os sintomas acima expostos e alterações evidentes nas análises sanguíneas, mas não costuma manifestar sintomas para as costas e músculos. Mas quando existe uma disfunção hepática podem existir reflexos dolorosos para as costas e zona dos ombros (mais o direito).

Os primeiro sintomas de doenças no fígado, geralmente, são a dor abdominal do lado direito e o inchaço abdominal, entretanto, podem variar de acordo ao problema, como nos casos mais comuns a gordura no fígado ou uso excessivo de bebidas alcoólicas, hepatite, cirrose ou esquistossomose, por exemplo.

Para as pessoas com maior risco de câncer de fígado devido à cirrose ou à hepatite B crônica, alguns especialistas recomendam o rastreamento com exames de sangue com alfa-fetoproteína (AFP) e ultrassom a cada seis meses.

Na maioria dos casos, o nódulo no fígado é benigno e, por isso, não é perigoso, especialmente quando aparece em pessoas que não têm nenhuma doença de fígado conhecida, sendo descoberto acidentalmente em exames de rotina.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Toda vez que ocorre uma agressão aguda ao fígado podem aparecer sintomas como mal estar geral, febre, dor no lado direito do abdômen junto às costelas, náuseas, vômitos, urina escura (colúria), fezes mais claras (hipocolia fecal) e olhos amarelados (icterícia), portanto esses são sintomas de doença aguda no fígado.

Uma boa forma de melhorar o fígado atacado é tomar chá de boldo ou suco de melão e hortelã, por exemplo, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, antioxidantes e protetoras do fígado, ajudando a aliviar os sintomas de dor do lado direito da barriga, má digestão, boca amarga ou barriga inchada.

A sobrevida média é de 12 a 18 meses. A melhor forma de prevenção desse câncer é justamente tomar medidas para evitar doenças crônicas do fígado, como controlar o peso, o colesterol e triglicérides, além de tratar o alcoolismo.

Nas fases mais avançadas, a metástase hepática pode gerar sinais físicos como urina escurecida, amarelamento da pele e dos olhos (icterícia), desconforto no ombro direito, dor abdominal, confusão mental, náusea, sudorese excessiva e febre.

Os estágios do câncer de fígado variam de I a IV, onde o estágio IV significa que a doença está mais disseminada. O sistema de estadiamento utilizado para o câncer de fígado é o sistema TNM, da American Joint Committee on Cancer (AJCC), que utiliza três critérios: T. Indica o tamanho do tumor primário.

Dor. Normalmente a dor surge na parte superior do abdômen e atrás do estômago, do lado esquerdo, debaixo da costela, e a sensação é de ardência. A dor pode ser mais forte depois do paciente ingerir algum alimento, e costuma ser mais intensa se é ingerido alto teor de gordura.

É o segundo maior órgão do corpo, sendo a maior glândula. Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito.

Uma dor nas costas pode estar associada ao câncer de pâncreas, geralmente na região lombar, mas ninguém imagina a relação. “Com uma dor assim, é muito comum a pessoa ir ao ortopedista, que pede exames da coluna, assim como em outros especialistas que pedem ultrassom de abdome quando há dor abdominal.

O diagnóstico de gordura no fígado é feito com ajuda de exames como: Ultrassom abdominal. Níveis de TGO e TGP no sangue.

SEMPRE QUE O MÉDICO PRECISA AVALIAR A SAÚDE DO FÍGADO ELE COMEÇA SOLICITANDO UM EXAME DE SANGUE CHAMADO HEPATOGRAMA, QUE AVALIA: AST, ALT, GGT, ALBUMINA, BILIRRUBINA, LACTATO DESIDROGENASE E TEMPO DE PROTROMBINA. ESTES VALORES INDICAM QUANDO ESTE ÓRGÃO ENCONTRA-SE AFETADO, PORQUE ESTES MARCADORES SÃO MUITO SENSÍVEIS.

Enquanto os sintomas são os mesmos (incluindo icterícia, dor e dor de estômago) a insuficiência hepática aguda leva apenas semanas ou mesmo dias. E pode ser fatal. Um médico deve ser procurado imediatamente quando esses sintomas aparecem.

Majoritariamente, o câncer do fígado origina-se de processos que levam a inflamação crônica do fígado, destacando-se a hepatite e cirrose induzidos por etilismo, infecções pelos vírus da hepatite B e C e uma inflamação gordurosa do fígado.

Quimioterapia. Até o momento o tratamento mais eficaz para o câncer de fígado se dá através da quimioterapia. Essa técnica que pode ser realizada através do uso de diferentes medicamentos, impede que as células tumorais avancem para outros órgãos e até mesmo tecidos, preservando assim, a saúde e bem-estar dos pacientes ...